Abaixo estão descritas as ações de sistema que ocorrem quando uma classe é instalada. As ações são repetidas uma vez para cada volume de um pacote, conforme tal volume está sendo instalado.
O comando pkgadd cria uma lista de nomes de caminho.
O comando pkgadd cria uma lista de nomes de caminho sobre a qual o script de ação opera. Cada linha desta lista contém os nomes de caminho de origem e de destino, separados por um espaço. O nome de caminho de origem indica onde o objeto a ser instalado se localiza no volume de instalação. O nome de caminho de destino indica o local no sistema de destino onde o objeto deve ser instalado. O conteúdo da lista está limitado pelos seguintes critérios:
A lista contém somente nomes de caminho que pertencem à classe associada.
Se a tentativa de criar o objeto de pacote falhar, então os diretórios, os pipes nomeados, os dispositivos de caractere, os dispositivos de bloco e os links simbólicos são incluídos na lista com o nome de caminho de origem definido como /dev/null. Normalmente, estes itens são criados automaticamente pelo comando pkgadd (se ainda não existirem) e a eles são dados atributos apropriados (modo, proprietário, grupo) conforme definido no arquivo pkgmap.
Os arquivos vinculados em que o tipo de arquivo for l não são incluídos na lista sob nenhuma circunstância. Os links de disco rígido de uma determinada classe são criados no item 4.
Se nenhum script de ação de classe for fornecido para a instalação de uma determinada classe, os nomes de caminho da lista gerada são copiados do volume no local de destino apropriado.
Se houver um script de ação de classe, este é executado.
O script de ação de classe é chamado com a entrada padrão que contém a lista gerada no item 1. Se este volume for o último volume do pacote, ou se não houver mais objetos nesta classe, o script é executado com o único argumento ENDOFCLASS.
Mesmo se não houver nenhum arquivo regular desta classe no pacote, o script de ação de classe é chamado pelo menos uma vez com uma lista vazia e o argumento ENDOFCLASS.
O comando pkgadd realiza uma auditoria de conteúdo e atributo, e cria links de disco rígido.
Após a execução bem-sucedida dos itens 2 ou 3, o comando pkgadd realiza a auditoria das informações de conteúdo e de atributo da lista de nomes de caminho. O comando pkgadd cria automaticamente os links associados à classe. As incoerências de atributo detectadas são corrigidas em todos os nomes de caminho da lista gerada.