Guia do Desenvolvedor de Empacotamento de Aplicativos

Escrevendo um script request

O script request é a única forma de que seu pacote possa interagir diretamente com o administrador que está instalando tal pacote. Este script pode ser usado, por exemplo, para perguntar ao administrador se as partes opcionais de um pacote devem ser instaladas.

A saída de um script request deve ser uma lista de variáveis de ambiente e seus valores. Esta lista pode incluir qualquer um dos parâmetros criados no arquivo pkginfo e os parâmetros CLASSES e BASEDIR. A lista também pode introduzir variáveis de ambiente que ainda não foram definidas em outro lugar. No entanto, o arquivo pkginfo deve sempre fornecer valores padrão quando for prático. Para obter mais informações sobre as variáveis de ambiente do pacote, consulte Variáveis de ambiente do pacote.

Quando o seu script request atribuir valores a uma variável de ambiente, ele deve tornar tais valores disponíveis para o comando pkgadd e para outros scripts do pacote.

Comportamentos do script request

Regras de criação para scripts request


Observação –

Se os administradores que instalarão o seu pacote puderem usar o produto JumpStartTM, então a instalação do seu pacote não deve ser interativa. Você deve fornecer um script request com seu pacote ou deve comunicar aos administradores que eles devem usar o comando pkgask antes da instalação. O comando pkgask armazena as repostas deles no script request. Para obter mais informações sobre o comando pkgask, consulte a página do manual pkgask(1M).