Guia do Desenvolvedor de Empacotamento de Aplicativos

Coletando dados do sistema de arquivos com o script checkinstall

O script checkinstall é executado brevemente depois do script request opcional. O script checkinstall é executado como usuário install, se tal usuário existir, ou como usuário nobody. O script checkinstall não tem autoridade para alterar os dados do sistema de arquivos. No entanto, com base nas informações que o script coleta, ele pode criar ou modificar as variáveis de ambiente a fim de controlar o curso da instalação resultante. O script também pode deter perfeitamente o processo de instalação.

O script checkinstall está programado para realizar verificações básicas em um sistema de arquivos que não é normal para o comando pkgadd. Por exemplo, este script pode ser usado para verificar arquivos adiante a fim de determinar se tais arquivos do pacote atual substituirão arquivos existentes, ou gerenciar as dependências gerais do software. O arquivo depend gerencia somente dependências no nível do pacote.

Diferente do script request, o script checkinstall é executado se um arquivo de resposta for ou não fornecido. A presença do script não marca pacote como interativo. O script checkinstall pode ser usado quando um script request for esquecido ou quando a interação do administrador não for útil.


Observação –

O script checkinstall está disponível a partir do Solaris 2.5 e versões compatíveis.


Comportamentos do script checkinstall

Regras de criação para scripts checkinstall