O comando pkgchk permite verificar a integridade de pacotes, se eles estão instalados em um sistema ou em um formato de pacote (pronto para ser instalado com o comando pkgadd). Ele confirma a estrutura do pacote ou os arquivos e diretórios instalados, ou exibe informações sobre os objetos do pacote. O comando pkgchk pode listar ou verificar o seguinte:
Os scripts de instalação do pacote.
O conteúdo ou os atributos, ou ambos, dos objetos atualmente instalados no sistema.
O conteúdo de um pacote em spool desinstalado.
O conteúdo ou atributos, ou ambos, dos objetos descritos no arquivo pkgmap.
Para obter mais informações sobre este comando, consulte pkgchk(1M).
O comando pkgchk realiza dois tipos de verificação. Verifica os atributos do arquivo (as permissões e a propriedade de um arquivo e os números maior/menor de dispositivos especiais de caracteres ou bloco) e o conteúdo do arquivo (o tamanho, a soma de verificação e a data de modificação). Por padrão, o comando verifica os atributos e o conteúdo do arquivo.
O comando pkgchk também compara os atributos e o conteúdo do arquivo do pacote instalado com o banco de dados do software de instalação. As entradas referentes a um pacote podem ter sido alteradas desde o momento em que tal pacote foi instalado. Por exemplo, outro pacote pode ter alterado o componente de tal pacote. O banco de dados reflete tal alteração.
Instale o pacote.
Consulte Como instalar um pacote em um sistema ou servidor independente, se necessário.
Verifique a integridade do pacote.
# pkgchk [-v] [-R root-path] [pkg-abbrev...] |
-v |
Lista os arquivos à medida que são processados. |
-R root-path |
Especifica o local do sistema de arquivos raiz do sistema do cliente. |
pkg-abbrev |
É o nome de um ou mais pacotes (separado por espaços) que serão verificados. Se for omitido, o pkgchk verifica todos os pacotes disponíveis. |
Este exemplo mostra o comando que você deve usar para verificar a integridade de um pacote instalado.
$ pkgchk pkg-abbrev $ |
Se houver erros, o comando pkgchk os imprime. Do contrário, ele não imprime nada e retorna um código de saída. Se você não fornecer a abreviatura de um pacote, ele verificará todos os pacotes do sistema.
Outra alternativa é usar a opção -v, que imprimirá uma lista de arquivos do pacote se não houver erros. Por exemplo:
$ pkgchk -v SUNWcadap /opt/SUNWcadap /opt/SUNWcadap/demo /opt/SUNWcadap/demo/file1 /opt/SUNWcadap/lib /opt/SUNWcadap/lib/file2 /opt/SUNWcadap/man /opt/SUNWcadap/man/man1 /opt/SUNWcadap/man/man1/file3.1 /opt/SUNWcadap/man/man1/file4.1 /opt/SUNWcadap/man/windex /opt/SUNWcadap/srcfiles /opt/SUNWcadap/srcfiles/file5 /opt/SUNWcadap/srcfiles/file6 $ |
Se precisar verificar um pacote instalado no sistema de arquivos raiz de um sistema do cliente, use este comando:
$ pkgchk -v -R root-path pkg-abbrev |
Se estiver preparado para ir para a próxima tarefa, consulte Como obter informações com o comando pkginfo.