Guia do Desenvolvedor de Empacotamento de Aplicativos

Abordagem

Esta abordagem de modificação de /etc/inittab usa a classe build. Um script de classe build é executado com um script shell e sua saída se torna a nova versão do arquivo que está sendo executado. Em outras palavras, o arquivo de dados /etc/inittab distribuído com este pacote será executado e a saída de tal execução será /etc/inittab.

O script de classe build é executado durante a instalação e a remoção do pacote. O argumento install é passado para o arquivo se ele estiver sendo executado no tempo de instalação. Observe no script de classe build de amostra que as ações de instalação são definidas ao testar este argumento.

Para editar /etc/inittab usando a classe build, você deve realizar as tarefas seguintes:

Esta solução trata das desvantagens descritas nos estudos de caso em Modificando um arquivo usando classes padrão e scripts de ação de classe e em Modificando um arquivo usando a classe sed e um script postinstall. É necessário somente um arquivo breve (além dos arquivos pkginfo e prototype). O arquivo funciona com várias instâncias de um pacote desde que o parâmetro PKGINST seja usado, e o script postinstall não é necessário desde que o comando init q possa ser executado da classe build.