Os administradores responsáveis pela instalação de pacotes podem usar arquivos de administração para controlar a instalação do pacote. No entanto, como criador de pacotes, você precisa conhecer os arquivos de administração e saber como um administrador pode alterar a instalação pretendida do pacote.
Um arquivo de administração diz ao comando pkgadd se ele deve realizar as verificações ou solicitações que normalmente realiza. Conseqüentemente, os administradores devem entender por completo o processo de instalação do pacote e os scripts envolvidos antes de usar os arquivos de administração.
Um arquivo de padrões administrativos é entregue com o sistema operacional SunOS em /var/sadm/install/admin/default. Trata-se do arquivo que estabelece o nível mais básico de regras administrativas com relação à instalação de produtos de software. O arquivo apresenta a seguinte aparência quando entregue:
#ident "@(#)default 1.4 92/12/23 SMI" /* SVr4.0 1.5.2.1 */ mail= instance=unique partial=ask runlevel=ask idepend=ask rdepend=ask space=ask setuid=ask conflict=ask action=ask basedir=default |
O administrador pode editar este arquivo para estabelecer novos comportamentos padrões, ou criar um arquivo de administração e especificar sua existência usando a opção -a no comando pkgadd.
Podem ser definidos onze parâmetros no arquivo de administração, mas nem todos precisam ser definidos. Para obter mais informações, consulte admin(4).
O parâmetro basedir especifica como o diretório base será obtido quando um pacote for instalado. A maioria dos administradores o mantém como default, mas basedir pode ser definido como:
ask, que significa sempre pedir que o administrador indique um diretório base
Um nome de caminho absoluto
Um nome de caminho absoluto contendo a construção $PKGINST, que significa instalar sempre em um diretório base obtido da instância do pacote
Se o comando pkgadd for chamado com o argumento - a none, ele sempre pede que o administrador indique um diretório base. Infelizmente, isso também define todos os parâmetros do arquivo com o valor padrão quit, que pode causar problemas adicionais.
Um administrador tem controle sobre todos os pacotes que estão sendo instalados em um sistema usando o arquivo de administração. Infelizmente, um arquivo de padrões administrativos alternativo é, com freqüência, fornecido pelo criador de pacotes, ignorando os desejos do administrador.
Os criadores de pacotes incluem, às vezes, um arquivo de administração alternativo para que eles, e não o administrador, controlem a instalação de um pacote. Por substituir todos os diretórios base, a entrada basedir do arquivo de padrões administrativos proporciona um método simples para selecionar o diretório base apropriado no tempo de instalação. Em todas as versões do ambiente operacional Solaris anteriores ao Solaris 2.5, isso era considerado o método mais simples para controlar o diretório base.
Entretanto, é necessário aceitar os desejos do administrador com relação à instalação do produto. Proporcionar um arquivo de padrões administrativos temporário para fins de controle de instalação leva a uma desconfiança por parte dos administradores. Você deve usar um script request e um script checkinstall para controlar estas instalações sob a supervisão do administrador. Se o script request envolver fielmente o administrador no processo, o empacotamento System V servirá tanto aos administradores como aos criadores de pacotes.