Um administrador tem controle sobre todos os pacotes que estão sendo instalados em um sistema usando o arquivo de administração. Infelizmente, um arquivo de padrões administrativos alternativo é, com freqüência, fornecido pelo criador de pacotes, ignorando os desejos do administrador.
Os criadores de pacotes incluem, às vezes, um arquivo de administração alternativo para que eles, e não o administrador, controlem a instalação de um pacote. Por substituir todos os diretórios base, a entrada basedir do arquivo de padrões administrativos proporciona um método simples para selecionar o diretório base apropriado no tempo de instalação. Em todas as versões do ambiente operacional Solaris anteriores ao Solaris 2.5, isso era considerado o método mais simples para controlar o diretório base.
Entretanto, é necessário aceitar os desejos do administrador com relação à instalação do produto. Proporcionar um arquivo de padrões administrativos temporário para fins de controle de instalação leva a uma desconfiança por parte dos administradores. Você deve usar um script request e um script checkinstall para controlar estas instalações sob a supervisão do administrador. Se o script request envolver fielmente o administrador no processo, o empacotamento System V servirá tanto aos administradores como aos criadores de pacotes.