Guia do Desenvolvedor de Empacotamento de Aplicativos

Pacotes assinados

Um pacote assinado é um pacote com formato de fluxo normal que possui uma assinatura digital (assinatura digital PKCS7 codificada em PEM definida abaixo) que verifica o seguinte:

Um pacote assinado é idêntico a um pacote não assinado, exceto pela assinatura. Um pacote assinado é compatível em binário com um pacote não assinado. Portanto, um pacote assinado pode ser usado com as versões mais antigas das ferramentas de empacotamento. No entanto, a assinatura é ignorada nesse caso.

A tecnologia de empacotamento assinado introduz algumas novas terminologias e abreviações, que estão descritas na tabela seguinte.

Termo 

Definição 

ASN.1 

Notação de sintaxe abstrata 1 - Um forma de representar objetos abstratos. A ASN.1 define, por exemplo, um certificado de chave pública, todos os objetos que fazem parte do certificado e a ordem na qual os objetos são coletados. No entanto, a ASN.1 não específica como os objetos são serializados para armazenamento e transmissão.

X.509 

Recomendação ITU-T X.509 - Especifica a sintaxe amplamente adotada de certificado de chave pública X.509.

DER 

Regras de codificação diferenciadas - Uma representação binária de um objeto ASN.1 e define como um objeto ASN.1 é serializado para armazenamento e transmissão em ambientes de computação. 

PEM 

Mensagem de privacidade melhorada - Uma forma de codificar um arquivo (em DER ou em outro formato binário) usando a codificação de base 64 e alguns cabeçalhos opcionais. A PEM era usada inicialmente para codificação de mensagens de e-mail de tipo MIME. A PEM também é usada amplamente para codificação de certificados e chaves privadas em um arquivo que existe em um sistema de arquivos ou em uma mensagem de e-mail.

PKCS7 

Criptografia de chave pública de padrão #7 - Este padrão descreve uma sintaxe geral de dados que pode apresentar criptografia aplicada a eles, tal como assinaturas e envelopes digitais. Um pacote assinado contém uma assinatura PKCS7 integrada. Esta assinatura contém como mínimo a síntese criptografada do pacote, junto com o certificado de chave pública X.509 do assinante. O pacote assinado também pode conter cadeia de certificados. A cadeia de certificados pode ser usada ao formar uma cadeia de confiança a partir do certificado do assinante até um certificado de confiança armazenado localmente. 

PKCS12 

Criptografia de chave pública de padrão #12 - Este padrão descreve uma sintaxe para armazenamento de objetos criptografados em disco. A chave de armazenamento de pacote é mantida neste formato. 

Chave de armazenamento de pacote 

Um repositório de certificados e chaves que pode ser consultado pelas ferramentas do pacote.