Novidades no Oracle Solaris 10 9/10

Aprimoramentos de administração do sistema

Os recursos e aprimoramentos do sistema a seguir foram adicionados à versão Oracle Solaris 10 9/10.

Recursos e aprimoramentos do Oracle Solaris ZFS

A lista a seguir resume novos recursos no sistema de arquivo ZFS. Para mais informações, consulte o Guia de administração do ZFS Oracle Solaris.

Despejo rápido de memória

O recurso despejo rápido de memória permite que o sistema salve os despejos de memória em menos tempo, utilizando menos espaço. O tempo exigido para um despejo de memória ser concluído é agora de 2 a 10 vezes mais rápido, dependendo da plataforma. A quantidade de espaço em disco exigida para salvar os despejos de memória no diretório savecore é reduzida pelos mesmos fatores.

Para acelerar a criação e a compressão de um arquivo de despejo de memória, o novo recurso de despejo de memória utiliza CPUs pouco utilizadas em grandes sistemas. Um novo arquivo de despejo de memória, vmdump.n, é uma versão comprimida dos arquivos vmcore.n e unix.n. Despejos de memória comprimida podem ser movidos sobre a rede mais rapidamente e então analisados externamente. Observe que é necessário descomprimir o arquivo de despejo antes que possa ser utilizado com ferramentas tal como o utilitário mdb. É possível utilizar o comando savecore, tanto localmente como remotamente, para descomprimir o arquivo de despejo.

Além disso, uma nova opção -z foi adicionada ao comando dumpadm. Esta opção permite especificar se deve salvar despejos em um formato comprimido ou descomprimido. Observe que o formato padrão é comprimido.

Para mais informações, consulte as páginas do manual dumpadm(1M) e savecore(1M). Consulte também, Managing System Crash Dump Information no System Administration Guide: Advanced Administration .

x86: Suporte para o MSR IA32_ENERGY_PERF_BIAS

O processador Intel Xeon série 5600 suporta o IA32_ENERGY_PERF_BIAS modelo de registro de suporte (MSR). É possível configurar o MSR para a energia desejada e o desempenho desejado que influenciarão no hardware. Nesta versão, é possível configurar o registro na hora da inicialização. Para configurar o registro, adicione a linha a seguir para o arquivo /etc/system e reinicialize o sistema:

set cpupm_iepb_policy = `value`

onde o valor é um número de 0 a 15.

Para mais informações, consulte o site Manual do desenvolvedor do software Arquiteturas do Intel 64 e IS-32 Volume 3A: Guia de programação do sistema, parte 1.

Suporte para tamanho de setor de disco múltiplo

O tamanho do setor de disco múltiplo permite a Oracle Solaris OS ser executada em um disco onde o tamanho do setor seja de 512 bytes, 1024 bytes, 2048 bytes, ou 4096 bytes.

Além disso, este recurso suporta o seguinte:

Ajustes no iniciador iSCSI

Os ajustes no iniciador iSCSI lhe permitem ajustar vários parâmetros específicos para um iniciador iSCSI a fim de acessar um destino iSCSI dado. Este recurso melhora consideravelmente o tempo de resposta da conexão do iniciador iSCSI para vários cenários de rede. Em particular, este recurso é eficaz quando a rede entre o iniciador iSCSI e o destino é muito lenta ou instável. Estes parâmetros ajustáveis pode ser gerenciados utilizando o comando iscsiadm ou a interface de biblioteca libima.

Suporte de arquivos esparsos no comando cpio

O comando cpio no modo passar preserva furos nos arquivos esparsos. Nesta versão, as ferramentas administrativas que utilizam o comando cpio no modo passar, tais como Oracle Solaris Live Upgrade, não preencherão mais os furos. Em vez disso, estas ferramentas irão copiar precisamente os furos nos arquivos esparsos.

Para mais informações, consulte as páginas lseek(2) e cpio(1) do manual.

x86: Melhorias das funções de sequência de 64-Bit libc com SSE

Funções de sequência de 64-bits libc têm sido aprimoradas com instruções de extensões (SSE) de fluxo SIMD que fornecem melhorias consideráveis no desempenho nas funções normais strcmp(), strcpy() e strlen() para aplicativos de 64 bits sendo executados em plataformas x86. Entretanto, observe que os aplicativos que copiam ou comparam sequências de 2 MB ou mais deviriam utilizar em vez dessa as funções memcpy() e memmove().

Reconstrução automática dos arquivos de configuração sendmail.

Nesta versão, foram adicionadas novas propriedades ao serviço sendmail a fim de fornecer a reconstrução automática dos arquivos de configuração sendmail.cf e submit.mc. Além disso, a instância sendmail é dividida em duas para fornecer um melhor gerenciamento do daemon tradicional e do executor de fila do cliente.

Para mais informações sobre estas melhorias, consulte What’s New With Mail Services no System Administration Guide: Network Services .

Recuperação de arquivo compactado de inicialização automática

A partir desta versão, a recuperação do arquivo compactado de inicialização é automática na plataforma SPARC.

Para suportar a recuperação automática dos arquivos compactados de inicialização na plataforma x86, foi adicionada uma nova propriedade de reinicialização segura ao serviço de configuração, svc:/system/boot-config:default. Por padrão, os valores da propriedade são definidos como falso a fim de assegurar que o sistema não seja inicializado automaticamente para um dispositivo de inicialização desconhecido. Entretanto, se o sistema é configurado para informar ao dispositivo de inicialização BIOS e a entrada do menu GRUB na qual o Oracle Solaris 10 OS está instalado, é possível definir o valor da propriedade como verdadeiro. Este valor ativa uma reinicialização automática do sistema com o propósito de recuperar um arquivo compactado de inicialização desatualizado.

Para definir ou alterar este valor da propriedade, utilize os comandos svccfg e svcadm. Consulte as páginas do manual svccfg(1M)svcadm(1M) para mais informações sobre a configuração dos serviços SMF.

Para mais informações sobre a recuperação de arquivo compactado de inicialização automática, consulte a página do manual boot(1M).

Para instruções sobre falhas de compensação com a recuperação de arquivos compactados de inicialização automática, consulte Automatic Boot Archive Recovery no System Administration Guide: Basic Administration .