Novidades no Oracle Solaris 10 9/10

Despejo rápido de memória

O recurso despejo rápido de memória permite que o sistema salve os despejos de memória em menos tempo, utilizando menos espaço. O tempo exigido para um despejo de memória ser concluído é agora de 2 a 10 vezes mais rápido, dependendo da plataforma. A quantidade de espaço em disco exigida para salvar os despejos de memória no diretório savecore é reduzida pelos mesmos fatores.

Para acelerar a criação e a compressão de um arquivo de despejo de memória, o novo recurso de despejo de memória utiliza CPUs pouco utilizadas em grandes sistemas. Um novo arquivo de despejo de memória, vmdump.n, é uma versão comprimida dos arquivos vmcore.n e unix.n. Despejos de memória comprimida podem ser movidos sobre a rede mais rapidamente e então analisados externamente. Observe que é necessário descomprimir o arquivo de despejo antes que possa ser utilizado com ferramentas tal como o utilitário mdb. É possível utilizar o comando savecore, tanto localmente como remotamente, para descomprimir o arquivo de despejo.

Além disso, uma nova opção -z foi adicionada ao comando dumpadm. Esta opção permite especificar se deve salvar despejos em um formato comprimido ou descomprimido. Observe que o formato padrão é comprimido.

Para mais informações, consulte as páginas do manual dumpadm(1M) e savecore(1M). Consulte também, Managing System Crash Dump Information no System Administration Guide: Advanced Administration .