O registro automático do Oracle Solaris é uma novidade da versão 10 9/10 do Oracle Solaris.
Um nova tela de Registro automático foi adicionada ao instalador interativo para facilitar o registro do sistema utilizando credenciais de suporte do Oracle. Instalações JumpStart do Oracle Solaris e instalações de rede necessitam de uma nova palavra-chave auto_reg no arquivo sysidcfg para controlar as configurações durante a instalação.
Com o Registro automático, durante a reinicialização inicial depois de instalar ou atualizar o sistema, os dados de configuração sobre o sistema são automaticamente comunicados através da tecnologia de marcação de serviço existente para o Sistema de registro de produtos Oracle. Os dados de marcação de serviço do sistema são utilizados, por exemplo, para ajudar o Oracle a melhorar os serviços e o suporte ao cliente. Você pode aprender sobre as marcas de serviços em http://wikis.sun.com/display/ServiceTag/Sun+Service+Tag+FAQ.
Ao registrar com as credenciais de suporte utilizando uma das opções de registro, é possível fazer um inventário dos sistemas e dos componentes de software principais instalados neles. Para instruções de rastreamento dos produtos registrados, consulte https://inventory.sun.com/inventory. Consulte também, http://wikis.sun.com/display/SunInventory/Sun+Inventory.
É possível escolher enviar os dados de configuração para o Sistema de registro de produtos Oracle anonimamente. Um registro anônimo significa que os dados de configuração enviados ao Oracle não possuem vínculo com o nome de um cliente. Também é possível escolher desativar o Registro automático.
O Registro automático é ativado por padrão. O Registro automático utiliza as credenciais de suporte e informação de proxy que foram fornecidas anteriormente, durante ou depois de uma instalação ou atualização de um sistema com base em SPARC ou x86.
É possível adicionar uma nova palavra-chave auto_reg ao arquivo anterior sysidcfg para uma instalação ou atualização automática, como instalações de rede ou instalações JumpStart Oracle Solaris.
Durante uma atualização ou instalação interativa, o instalador solicita as credenciais de suporte ou que registro anônimo.
É possível utilizar uma nova opção do comando Oracle Solaris Live Upgrade para fornecer credenciais de suporte e informação de proxy ou para registro anônimo durante uma Live Upgrade.
Se você estiver trabalhando com um arquivo do Oracle Solaris Flash com base na versão 10 9/10 do Oracle Solaris ou com uma versão posterior, o registro automático é ativado por padrão. Os meios de fornecimento de credenciais do Registro automático e informação de proxy dependem de qual método de instalação ou atualização é utilizado no arquivo.
Depois de uma instalação ou atualização, um administrador do sistema privilegiado pode utilizar o comando regadm para administrar o Registro automático e gerenciar um inventário de marcação de serviço.
Siga as opções a seguir para desativar o Registro automático em uma sistema com base em SPARC ou em x86, que previne transmissão de dados para o Sistema de registro de produtos Oracle.
Se você estiver efetuando uma atualização ou instalação automática e estiver utilizando o programa JumpStart Oracle Solaris, por exemplo, é possível desativar o Registro automático antes da instalação ou atualização como a seguir:
Antes de iniciar a instalação ou atualização, edite o arquivo sysidcfg para adicionar a palavra-chave auto_reg ao arquivo.
auto_reg=disable |
Prossiga com a instalação ou atualização.
(Opcional) Depois da instalação ter completado e reinicializado o sistema, verifique se o recurso Registro automático está desativado.
# regadm status Solaris Auto-Registration is currently disabled |
Inicie uma atualização ou instalação interativa
Durante a atualização ou instalação interativa, o instalador solicita que você selecione uma reinicialização automática. Não selecione a opção de reinicializar automaticamente depois da instalação ou atualização. É necessário desativar o Registro automático antes de reinicializar o sistema.
Depois que a instalação estiver completa e antes do sistema ser reinicializado, abra uma janela de terminal como a seguir:
Para uma instalação de GUI, clique com o botão direito do mouse para abrir uma janela de terminal.
Para uma instalação de texto, pressione o ponto de exclamação (!) para abrir uma janela de terminal.
Na linha de comando, remova o arquivo /a/var/tmp/autoreg_config.
Reinicialize o sistema.
# reboot |
Antes de efetuar uma atualização Oracle Solaris Live, abra um editor de texto e crie um arquivo que contenha as informações de Registro automático a seguir:
autoreg=disable |
Salve esse arquivo.
Aponte para esse arquivo ao executar o comando luupgrade.
luupgrade -k /path/filename |
Para mais informação sobre o Registro automático, consulte os recursos a seguir:
Tabela 1–1 Documentação de Registro automático
Pergunta |
Recurso |
---|---|
Visão geral do Registro automático | |
Como visualizo e gerencio o inventário dos meus produtos registrados? | |
Como configuro o Registro automático durante uma instalação interativa? |
Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: instalações básicas |
Como configuro o arquivo sysidcfg para ativar ou desativar o Registro automático para instalações automáticas? |
Palavra-chave auto_reg no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: instalações com base em rede |
Como configuro o Registro automático para utilizar o Live Upgrade? |
Oracle Guia de instalação do Solaris 10 9/10: Solaris Live Upgrade e planejamento da atualização |
Como utilizo o comando regadm para modificar ou ativar Registros automáticos separados de uma instalação ou atualização? | |
Onde encontro mais informações sobre My Oracle Support? |