Notas da versão Oracle Solaris 10 9/10

Erros e problemas relacionados ao hardware

Problemas relacionados ao hardware e erros aplicados à versão Oracle Solaris 10.

SPARC: Emitindo o XIR no Oracle Solaris 10 9/10 OS causa um erro Falha ao completar processo de interceptação (6962156)

A versão Oracle Solaris 10 9/10 inclui um novo recurso que fornece observabilidade aprimorada de dados de desempenho da CPU através do kstats. Este recurso é desativado por padrão, e permite adicionar a entrada set cu_flags=1 ao arquivo /etc/system e reinicializar o sistema. Antes de ativar este recurso em qualquer plataforma Mx000 SPARC OPL, atualize o firmware de plataforma OBP para XCP1093 ou posterior. A falha ao atualizar o firmware de plataforma OBP antes de ativar o recurso pode resultar em uma falha subsequente de uma redefinição iniciada externamente (XIR), fazer o OBP travar ou o comando kmdb falhar.

Para obter mais informações, recorra ao LEIAME que acompanha o firmware XCP1093 no site de download.

x64: O PCI Subsystem ID é alterado no ConnectX Firmware 2.6.0 a partir do Mellanox (6810093)

Atualizar o firmware ConnectX para a versão 2.6.000 ou posterior em um sistema em execução pode causar problemas em algumas plataformas HCAs e x64. Estes problemas afetam somente os HCAs da marca Mellanox. PCIe HCAs, EMs, NEMs da marca Sun e plataformas SPARC não são afetadas.

É possível não ter permissão para inicializar o sistema ou o sistema pode travar durante a inicialização. A instância de números ibd (IPoverIB) pode alterar e prevenir o sistema da inicialização e dos dispositivos plumb ibd.

Solução alternativa 1: antes de reinicializar o sistema depois de atualizar o firmware utilizando cxflash, remova as instâncias ibd<x> do arquivo /etc/path_to_inst e do diretório /dev. Realize os passos seguintes:

  1. Efetue logon como usuário raiz. A informação de árvore de dispositivo pode se parecer com o seguinte:


    # ls -R /devices | grep 15b3
    /devices/pci@0,0/pci10de,5d@e/pci15b3,634a@0
    /devices/pci@0,0/pci10de,5d@e/pci15b3,634a@0/ibport@1,ffff,ipib
    /devices/pci@0,0/pci10de,5d@e/pci15b3,634a@0/ibport@1,ffff,ipib:ibd0
    /devices/pci@0,0/pci10de,5d@e/pci15b3,634a@0/ibport@2,ffff,ipib
    /devices/pci@0,0/pci10de,5d@e/pci15b3,634a@0/ibport@2,ffff,ipib:ibd1
    /devices/pci@0,0/pci10de,5d@e/pci15b3,634a@0:devctl

    Observação –

    O dispositivo especifica vários dependentes no cartão da marca Mellanox instalado.


  2. Edite o arquivo path_to_inst. Realize os passos seguintes:

    1. Faça um cópia do backup do arquivo existente path_to_inst .


      # cp /etc/path_to_inst /etc/path_to_inst.backup
    2. Abra o arquivo ath_to_inst:


      # vi /etc/path_to_inst
    3. Procure por linhas que contenham ibde hermon, e exclua estas linhas.

    4. Salve as alterações e feche o arquivo.

  3. Remova as entradas no diretório /dev:


    rm /dev/ibd?*
  4. Reinicialize o sistema. O sistema inicializa normalmente e a árvore de dispositivo correspondente se parece com o seguinte:


    # ls -R /devices | grep 15b3
    /devices/pci@0,0/pci10de,5d@e/pci15b3,5@0
    /devices/pci@0,0/pci10de,5d@e/pci15b3,5@0/ibport@1,ffff,ipib
    /devices/pci@0,0/pci10de,5d@e/pci15b3,5@0/ibport@1,ffff,ipib:ibd0
    /devices/pci@0,0/pci10de,5d@e/pci15b3,5@0/ibport@2,ffff,ipib
    /devices/pci@0,0/pci10de,5d@e/pci15b3,5@0/ibport@2,ffff,ipib:ibd1
    /devices/pci@0,0/pci10de,5d@e/pci15b3,5@0:devctl

Solução alternativa 2: se reinicializar o sistema antes da atualizar o arquivo path_to_inst e o diretório /dev, os sistema pode travar. Em casos do tipo, efetue os passos a seguir:

  1. Desligue o sistema e remova o HCA do barramento.

  2. Reinicialize o sistema sem o HCA instalado.

  3. Quando o sistema estiver ligado, siga os passos 2 e 3 listados na Solução alternativa 1.

  4. Desligue o sistema.

  5. Reinstale o HCA. Reinicialize o sistema.

  6. Se o sistema reinicializa, mas as interfaces ibd não efetuam plumb automaticamente, os arquivos /etc/hostname.ib<?> podem não ser apropriados para a configuração do dispositivo atual. Renomeie manualmente os arquivos para refletirem a configuração correta.

O ZFS ARC aloca memória dentro da caixa do kernel, prevenindo DR (6522017)

O ZFS pode potencialmente alocar memória do kernel em todas as placas de sistema em sistemas com configurações de memória bastante grandes. Uma placa de sistema livre é necessária para a reconfiguração dinâmica da memória, de modo que a memória da placa a ser reconfigurada dinamicamente possa ser copiada na placa livre. A reconfiguração dinâmica da memória significa que não é possível reconfigurar dinamicamente memória em sistemas com configurações de memória muito grandes nos quais o ZFS é executado. Servidores SunFire topo de linha podem realocar páginas do kernel, de modo que este problema é evitado. Nesses servidores, a realocação de página do kernel (KPR) deve ser ativada para domínios com mais de 32 núcleos. Nenhuma mensagem de erro é exibida.

Solução alternativa: reduza a quantidade da memória do kernel que o ZFS pode alocar definindo o parâmetro zfs_arc_max no arquivo /etc/system. O exemplo a seguir define o tamanho máximo como 512 Mbytes.


set zfs_arc_max = 0x20000000

O comando mpathadm não exibe a configuração de equilíbrio de carga específica para o dispositivo

O subcomando mpathadm show logical-unit lista valor da configuração global de equilíbrio de carga para a propriedade Current Load Balance No entanto, as entradas em csi_vhci.conf que alteram o tipo de equilíbrio de carga para um produto específico não são refletidas na saída mpathadm, mesmo quando a configuração está ativa.

A ferramenta de registro previne que o gerenciamento de energia em alguns buffers de quadro (6321362)

Se os processos de plano de fundo para ferramentas de registro são deixadas em execução, os buffers de quadro Elite3D e Creator3D param de gerenciar energia. Esta falha reduz a economia de energia quando o sistema está em um estado de gerenciamento de energia. Sob certas condições, a suspensão do sistema pode também travar. Nenhuma mensagem de erro é exibida. O sistema pode travar durante uma suspensão do sistema ou retomada de operação.

Solução alternativa:

Execute os comandos a seguir por aproximadamente 60 segundos depois de cada logon:


# pkill -f basicreg.jar
# pkill -f swupna.jar

SPARC: Versões 1.0 e 1.1 do Sun Crypto Accelerator 4000 Board não suportadas no Oracle Solaris 10 OS

Uma nova estrutura criptográfica é fornecida em Oracle Solaris 10 OS. No entanto, as versões 1.0 e 1.1 do software da placa Sun Crypto Accelerator 4000 e firmware não utilizam esta estrutura. Consequentemente, estas versões não são suportadas no Oracle Solaris 10 OS.

A versão 2.0 utiliza a nova estrutura. Esta versão está disponível como uma atualização gratuita para usuários Sun Crypto Accelerator 4000 que planejam utilizar o Oracle Solaris 10 OS. Por Sun Crypto Accelerator 4000 ser um produto de exportação controlada, deve-se contactar os serviços Sun Enterprise ou canais de venda locais para obter a atualização gratuita. Informações adicionais estão disponíveis na página da web Sun Crypto Accelerator 4000 em Sun products site.

Certos controladores USB 2.0 estão desativados

Suporte para certos controladores USB 2.0 foram desativados por incompatibilidade entre estes dispositivos e o driver EHCI. A mensagem de erro a seguir é exibida:


Due to recently discovered incompatibilities with this 
USB controller, USB2.x transfer support has been disabled. 
This device will continue to function as a USB1.x controller. 
If you are interested in enabling USB2.x support please refer 
to the ehci(7D) man page. 
Please refer to www.sun.com/io for Solaris Ready products 
and to www.sun.com/bigadmin/hcl for additional compatible 
USB products.

Para as últimas informações sobre dispositivos USB, consulte http://www.sun.com/io_technologies/USB-Faq.html.

Dispositivos USB suportados e configurações de Hub correspondentes

Esta versão suporta dispositivos USB 1.1 e USB 2.0. A tabela a seguir é um sumário dos dispositivos USB que funcionam em configurações específicas. Tipos de conexão podem ser tanto diretas ao computador como através de um hub USB. Observe que os dispositivos USB 1.1 e hubs estão em baixa velocidade ou velocidade máxima. Hubs e dispositivos USB 2.0 são de alta velocidade. Para detalhes sobre portas e velocidades de operação, consulte o System Administration Guide: Devices and File Systems .

Tabela 2–1 Dispositivos USB e configurações

Dispositivos USB 

Tipos de conexões 

Dispositivos de armazenamento USB 2.0 

Direto, hub USB 1.1, hub USB 2.0 

Dispositivos USB 1.1 exceto áudio 

Direto, hub USB 1.1, hub USB 2.0 

Dispositivos de áudio USB 1.1 

Direto, hub USB 1.1 

Dispositivos de áudio USB 2.0 

Não suportado 

x86: Existem limitações com certos drivers de dispositivos no Oracle Solaris 10 OS

A lista a seguir descreve as limitações com certos drivers e interfaces nesta versão do Oracle Solaris 10 para plataformas x86:

Resumo do ponto de verificação

Esta funcionalidade é desligada para todos os tipos de dispositivos. No código DDI_SUSPEND na função detach(), deve retornar DDI_FAILURE.

Gerenciamento de energia

Esta funcionalidade não está disponível para dispositivos USB. Não crie componentes de gerenciamento de energia. Grave o driver para que pm_raise_power() e pm_lower_power() sejam chamados apenas quando os componentes de gerenciamento de energia são criados.

Unidades de DVD-ROM/CD-ROM em sistemas sem cabeçalho

O gerenciamento de energia de dispositivos interativos, como mídias removíveis, é vinculado ao gerenciamento de energia do monitor e cartões gráficos que guiam seu monitor. Se a tela está ativa, dispositivos como a unidade de CD-ROM e disquete continuam em modo de energia completo. Estes dispositivos podem alternar para o modo de baixa energia em um sistema sem um monitor. Para restaurar a energia para o CD ou disquete, digite volcheck para obter o último status de cada dispositivo removível.

Alternativamente, é possível desativar o gerenciamento de energia no sistema utilizando o GUI do Dtpower. Ao desativar o gerenciamento de energia, estes dispositivos estão constantemente em energia máxima.

x86: Configuração manual necessária para especificar teclados que não são em inglês americano

Pelo padrão, o programa kdmconfig especifica US-English(104-Key) genérico como o tipo de teclado que está conectado ao sistema. Se o teclado do sistema não é um teclado em inglês americano, deve-se especificar manualmente o tipo de teclado durante a instalação. Caso contrário, a instalação continua utilizando as especificações do teclado padrão que são inconsistentes com o tipo de teclado do sistema atual.

Solução alternativa 1: se o teclado do sistema não é teclado em inglês americano, efetue os passos a seguir durante a instalação:

  1. Quando a Configuração do sistema de janela sugerida para instalação é exibida, pressione Esc.


    Observação –

    A informação na Configuração do sistema de janela sugerida para instalação, que inclui o tipo de teclado, é exibida por apenas 30 segundos. Se desejar alterar as definições de configuração, pressione Esc antes de 30 segundos passados. Caso contrário, a instalação continua utilizando a configuração exibida.


  2. Altere o tipo de teclado para o tipo que corresponde ao teclado do sistema.

  3. Pressione Enter para aceitar as alterações e continuar com a instalação.

Solução alternativa 2: se desejar alterar o tipo do teclado em um sistema que já executa Oracle Solaris 10 OS, utilize o programa kdmconfig. Escolha a opção que se aplica ao tipo de servidor X que o sistema está executando.

SPARC: O driver jfca para certos adaptadores de barramento de host que estão conectados aos dispositivos de fita podem causar erros (6210240)

O driver jfca para os adaptadores de barramento de host (HBAs) a seguir podem causar pane no sistema ou falhas E/S quando estes HBAs são conectados aos dispositivos de fita:

O driver jfca para estes HBAs é sujeito a condições de corrida quando certas operações estão sendo executadas e, assim, causar os erros. As operações são as seguintes:

Mensagens de erro similares ao exemplo a seguir podem ser exibidas:

Solução alternativa: não conecte dispositivos de fita para o SG-PCI1FC-JF2 ou SG-PCI2FC-JF2 HBA.

Contenções existem entre certos dispositivos que compartilham o mesmo barramento (6196994)

Uma contenção de barramento ocorre se cartões Quad Fast-Ethernet (QFE) compartilham o mesmo barramento com qualquer um dos adaptador a seguir:

O parâmetro em sequência ininterrupta infinita do driver ce que é utilizado por estes adaptadores é ativado por padrão. Consequentemente, pouco ou nenhum tempo de barramento está disponível pra as portas QFE que compartilham o mesmo barramento.

Solução alternativa: não insira cartões QFE no mesmo barramento que os adaptadores de rede na lista.

Algumas unidades de DVD e CD-ROM falham ao inicializar o Oracle Solaris 10 OS (4397457)

O valor de tempo-limite padrão para a porção SCSI do cartão adaptador PCI Ethernet/SCSI host (X1032A) SunSwift não corresponde à requisição de tempo-limite da unidade de DVD-ROM do SCSI (X6168A). Com mídia marginal, o DVD-ROM ocasionalmente passa por erros de tempo-limite. A única exceção são os sistemas Oracle Sun Fire 6800, 4810, 4800 e 3800. Estes sistemas substituem o valor de tempo-limite do SCSI por meio do OpenBoot PROM.

Solução alternativa: para outras plataformas, utilize as interfaces on-board SCSI ou DVD-ROM compatível com adaptadores SCSI, como nos exemplos a seguir: