Depois da criação de um servidor de instalação, é necessário configurar cada sistema que desejar instalar a partir da rede.
Utilize o procedimento add_install_client a seguir para configurar um cliente x86 para instalar a partir da rede.
Se possuir um servidor de inicialização, assegure-se de ter compartilhado a imagem de instalação do servidor de instalação. Consulte o procedimento “Para criar um servidor de instalação,” Etapa 6.
Cada sistema que deseja instalar precisa localizar os elementos a seguir.
Um servidor de instalação
Um servidor de inicialização, se necessário
O arquivo sysidcfg, se utilizar um arquivo sysidcfg para pré-configurar as informações do sistema
Um servidor de nome se estiver utilizando o serviço de identificação para pré-configurar as informações do sistema
O perfil no diretório do JumpStart no servidor de perfis se estiver utilizando o método de instalação personalizada do JumpStart
No servidor de instalação ou inicialização, torne-se superusuário ou assuma uma função equivalente.
Funções contêm autorizações e comandos privilegiados. Para obter mais informações sobre as funções, consulte Configuring RBAC (Task Map) no System Administration Guide: Security Services .
Se utilizar o serviço de identificação NIS, NIS+, DNS ou LDAP, verifique se as informações a seguir sobre o sistema a ser instalado foram adicionadas ao serviço de identificação:
Nome do host
Endereço IP
Endereço ethernet
Para mais informações sobre servidores de identificação, consulte System Administration Guide: Naming and Directory Services (DNS, NIS, and LDAP) .
Altere para o diretório Tools na imagem do CD da versão atual do Solaris no servidor de instalação:
# cd /install_dir_path/Solaris_10/Tools |
Especifica o caminho para o diretório Tools
Adicione o cliente ao arquivo /etc/ethers do servidor de instalação.
Configure o sistema de cliente para ser instalado a partir da rede.
# ./add_install_client -d -s install_server:install_dir_path \ -c jumpstart_server:jumpstart_dir_path -p sysid_server:path \ -t boot_image_path -b "network_boot_variable=value" \ -e ethernet_address client_name platform_group |
Especifica que o cliente deve utilizar o DHCP para obter os parâmetros de instalação de rede. Se utilizar apenas o -d, o comando add_install_client configura as informações de instalação para sistemas de cliente da mesma classe, por exemplo, todas as máquinas de cliente do SPARC. Para configurar as informações de instalação para um cliente específico, utilize a opção -d junto com a opção -e option.
Para clientes x86, utilize esta opção para inicializar os sistemas a partir da rede usando a inicialização de rede do PXE. A saída desta opção lista as opções do DHCP necessárias para criar no servidor DHCP.
Para obter mais informações sobre as instalações específicas da classe utilizando o DHCP, consulte Criando opções DHCP e macros para os parâmetros de instalação do Solaris.
Especifica o nome e o caminho para a instalação do servidor.
install_server é o nome do host do servidor de instalação
install_dir_path é o caminho absoluto para a imagem do CD da versão atual do Solaris
Especifica um diretório do JumpStart para instalações personalizadas do JumpStart. jumpstart_server é o nome do host do servidor no qual o diretório do JumpStart está localizado. jumpstart_dir_path é o caminho absoluto para o diretório do JumpStart.
Especifica o caminho para o arquivo sysidcfg para pré-configurar as informações do sistema. sysid_server pode ser tanto um nome de servidor válido ou um endereço de IP para o servidor que contém o arquivo. path é o caminho absoluto para o diretório que contém o arquivo sysidcfg.
Especifica o caminho para uma imagem de inicialização alternativa se deseja utilizar a imagem de inicialização diferente da que se localiza no diretório Ferramentas na imagem de instalação de rede versão atual do Solaris, CD ou DVD.
Apenas para sistemas com base x86: permite definir o valor de uma variável da propriedade de inicialização que deseja utilizar para inicializar o cliente a partir da rede. A opção -b deve ser utilizada com a opção - e.
Consulte a página do manual eeprom(1M) para obter descrições sobre as propriedades de inicialização.
Especifica o endereço Ethernet do cliente que deseja instalar. Esta opção permite configurar as informações de instalação para utilizar em um cliente específico, incluindo um arquivo de inicialização para o cliente.
O prefixo nbp. não é utilizado em nomes de arquivos de inicialização. Por exemplo, se especificar -e 00:07:e9:04:4a:bf para um cliente com base x86, o comando cria o arquivo de inicialização 010007E9044ABF.i86pc no diretório /tftpboot. Entretanto, o versão atual do Solaris oferece suporte para a utilização de arquivos de inicialização de legado com o prefixo nbp..
Para obter mais informações sobre as instalações específicas de cliente utilizando o DHCP, consulte Criando opções DHCP e macros para os parâmetros de instalação do Solaris.
É o nome do sistema a ser instalado a partir da rede. Este nome não é o nome do host do servidor de instalação.
É o grupo de plataformas de um sistema a ser instalado. Uma lista detalhada de grupos de plataformas aparece em Nomes e grupos de plataforma no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: planejamento para instalação e atualização.
O exemplo a seguir ilustra como adicionar um cliente de instalação ao utilizar o DHCP para definir parâmetros de instalação na rede. O cliente de instalação é nomeado basil, que é um sistema Ultra 5. O sistema de arquivos /export/home/cdsparc/Solaris_10/Tools contém o comando add_install_client.
Para mais informações sobre a utilização do DHCP na definição de parâmetros para instalações de rede, consulte Pré-configurando a informação de configuração do sistema com o serviço DHCP (tarefas).
sparc_install_server# cd /export/home/cdsparc/Solaris_10/Tools sparc_install_server# ./add_install_client -d basil sun4u |
O exemplo a seguir ilustra como adicionar um cliente de instalação que esteja na mesma subrede do servidor de instalação. O cliente de instalação é nomeado basil, que é um sistema Ultra 5. O sistema de arquivos /export/home/cdsparc/Solaris_10/Tools contém o comando add_install_client.
install_server# cd /export/home/cdsparc/Solaris_10/Tools install_server# ./add_install_client basil sun4u |
O exemplo a seguir ilustra como adicionar um cliente de instalação em um servidor de inicialização. O cliente de instalação é nomeado rose, que é um sistema Ultra 5. Execute o comando no servidor de inicialização. A opção -s é utilizada para especificar um servidor de instalação nomeado rosemary, que contém uma imagem do CD versão atual do Solaris em /export/home/cdsparc.
boot_server# cd /export/home/cdsparc/Solaris_10/Tools boot_server# ./add_install_client -s rosemary:/export/home/cdsparc rose sun4u |
O carregador de inicialização GRUB não utiliza o nome de classe SUNW.i86pc do DHCP. O exemplo a seguir ilustra como adicionar um cliente de instalação x86 em um servidor de instalação ao utilizar o DHCP para definir os parâmetros da instalação na rede.
A opção -d é utilizada para especificar que os clientes devem utilizar o protocolo do DHCP para a configuração. Se planeja utilizar a inicialização de rede do PXE, é necessário utilizar o protocolo DHCP.
A opção -e indica que esta instalação ocorrerá apenas no cliente com o endereço Ethernet 00:07:e9:04:4a:bf .
A opção -s é utilizada para especificar que os clientes devem ser instalados a partir do servidor de instalação denominado rosemary .
Este servidor contém uma imagem DVD do Sistema Operacional Solaris para Plataformas x86 em /export/home/cdx86.
x86_install_server# cd /export/boot/cdx86/Solaris_10/Tools x86_install_server# ./add_install_client -d -e 00:07:e9:04:4a:bf \ -s rosemary:/export/home/cdx86 i86pc |
Os comandos anteriores configuram o cliente com o endereço Ethernet 00:07:e9:04:4a:bf como um cliente da instalação. O arquivo de inicialização 010007E9044ABF.i86pc é criado no servidor de instalação. Nas versões anteriores, esse arquivo de inicialização era denominado nbp.010007E9044ABF.i86pc.
Para mais informações sobre a utilização do DHCP na definição de parâmetros para instalações de rede, consulte Pré-configurando a informação de configuração do sistema com o serviço DHCP (tarefas).
O exemplo a seguir ilustra como adicionar um cliente de instalação x86 a um servidor de instalação e especificar um console serial para utilizar durante a instalação. Este exemplo configura o cliente de instalação da seguinte maneira.
A opção -d indica que o cliente é configurado para utilizar o DHCP na definição dos parâmetros da instalação.
A opção -e indica que esta instalação ocorrerá apenas no cliente com o endereço Ethernet 00:07:e9:04:4a:bf.
A opção -b instrui o programa de instalação a utilizar a porta serial ttya como um dispositivo de entrada e saída.
Adicione o cliente.
install server# cd /export/boot/cdx86/Solaris_10/Tools install server# ./add_install_client -d -e "00:07:e9:04:4a:bf" \ -b "console=ttya" i86pc |
Para uma descrição completa das variáveis da propriedade de inicialização e dos valores que podem ser utilizados com a opção -b, consulte a página do manual eeprom(1M).
Se estiver utilizando um servidor DHCP para instalar o cliente com base x86 sobre a rede, configure o servidor DHCP e crie as opções e macros listados na saída do comando add_install_client -d. Para instruções sobre como configurar servidores DHCP para oferecerem suporte às instalações de rede, consulte Pré-configurando a informação de configuração do sistema com o serviço DHCP (tarefas).
Sistemas com base x86: se não estiver utilizando um servidor DHCP, é necessário inicializar o sistema a partir de um CD ou DVD local do sistema operacional Solaris.
Para informações adicionais sobre o comando add_install_client, consulte install_scripts(1M).