É necessário criar um servidor de instalação para instalar o software Solaris em um sistema a partir da rede. Não é necessário configurar sempre um servidor de inicialização. Um servidor de inicialização contém o suficiente do software de inicialização para sistemas de inicialização a partir da rede e, em seguida, o servidor de instalação completa a instalação do software Solaris.
Se estiver utilizando DHCP para definir os parâmetros de instalação ou servidor de instalação e o cliente estiverem na mesma sub-rede que o servidor de instalação, não é necessário um servidor de inicialização. Prossiga para Adicionando sistemas a serem instalados a partir da rede com uma imagem de DVD.
Se o servidor de instalação e o cliente não estão na mesma sub-rede e não estiver utilizando DHCP, é necessário criar servidores de inicialização separados para cada sub-rede. Seria possível criar um servidor de instalação para cada sub-rede; entretanto, os servidores de instalação exigem mais espaço em disco.
No sistema que pretende fazer o servidor de inicialização para a sub-rede, efetue logon e torne-se um superusuário ou assuma uma função equivalente.
Funções contêm autorizações e comandos privilegiados. Para mais informações sobre funções, consulte Configuring RBAC (Task Map) no System Administration Guide: Security Services.
O sistema deve ter acesso a uma imagem de disco versão atual do Solaris remota, que geralmente é o servidor de instalação. Se utilizar um serviço de identificação, o sistema também deve estar em um serviço de identificação. Se não utilizar um serviço de identificação, é necessário distribuir informações sobre este sistema, seguindo as políticas do site.
Monte o Solaris DVD a partir do servidor de instalação.
# mount -F nfs -o ro server_name:path /mnt |
É o nome do servidor de instalação e o caminho absoluto para a imagem de disco
Crie um diretório para a imagem de inicialização.
# mkdir -p boot_dir_path |
Especifica o diretório onde o software de inicialização deve ser copiado
Altere para diretório Ferramentas na imagem Solaris DVD.
# cd /mnt/Solaris_10/Tools |
Copie o software de inicialização para o servidor de inicialização.
# ./setup_install_server -b boot_dir_path |
Especifica para configurar o sistema como um servidor de inicialização
Especifica o diretório onde o software de inicialização deve ser copiado
O comando setup_install_server indica se existe espaço em disco disponível o suficiente para as imagens. Para determinar o espaço em disco disponível, utilize o comando df -kl.
Altere os diretórios para raiz (/).
# cd / |
Desmonte a imagem de instalação.
# umount /mnt |
Agora, você está pronto para configurar sistemas a serem instalados da rede. Consulte Adicionando sistemas a serem instalados a partir da rede com uma imagem de DVD.
O seguinte exemplo ilustra como criar um servidor de inicialização em uma sub-rede. Estes comandos copiam o software de inicialização a partir da imagem Solaris DVD em /export/home/dvdsparc no disco local de um servidor de inicialização chamadocrystal.
# mount -F nfs -o ro crystal:/export/home/dvdsparc /mnt # mkdir -p /export/home/dvdsparc # cd /mnt/Solaris_10/Tools # ./setup_install_server -b /export/home/dvdsparc # cd / # umount /mnt |
Depois de configurar o servidor de instalação, é necessário adicionar o cliente como um cliente de instalação. Para informações sobre como adicionar os sistemas do cliente para instalar através da rede, consulte Adicionando sistemas a serem instalados a partir da rede com uma imagem de DVD.
Para obter informações adicionais sobre o comando setup_install_server, consulte install_scripts(1M).