Os pacotes devem ser adicionados ou removidos sem que o usuário seja solicitado a fornecer informações ao utilizar os utilitários padrão do Solaris a seguir.
O programa personalizado JumpStart
Solaris Live Upgrade
programa Instalação do Solaris
Solaris Zones
Para testar um pacote para assegurar-se de que ele irá instalar, sem interação do usuário, um novo arquivo de administração pode ser configurado com o comando pkgadd opção - a. A opção -a define um arquivo de administração de instalação a ser utilizado no lugar do arquivo de administração padrão. Utilizar o arquivo padrão pode resultar no usuário sendo solicitado a fornecer mais informações. É possivel criar um arquivo de administração, que indica para pkgadd que deveria ignorar essas verificações e instalar o pacote sem a confirmação do usuário. Para obter detalhes, consulte a página do manual admin(4) ou pkgadd(1M).
Os exemplos a seguir mostram como o comando pkgadd utiliza o arquivo de administração.
Se nenhum arquivo de administração for fornecidopkgadd utiliza /var/sadm/install/admin/default. Utilizar este arquivo pode resultar na interação de usuário.
# pkgadd |
Se um arquivo de administração relativo é fornecido na linha de comando,pkgadd procura no/var/sadm/install/admin pelo nome do arquivo e o utiliza. Neste exemplo, o arquivo de administração relativo é nomeado nocheck e pkgadd procura por/var/sadm/install/admin/nocheck.
# pkgadd -a nocheck |
Se um arquivo absoluto é fornecido, o pkgadd o utiliza. Neste exemplo, pkgadd procura no /tmp pelo arquivo de administração nocheck.
# pkgadd -a /tmp/nocheck |
A seguir temos um exemplo de um arquivo de administração de instalação que exige uma pequena interação do usuário com o utilitáriopkgadd. A menos que o pacote necessite de mais espaço do que está disponível no sistema, o utilitário pkgadd utiliza esse arquivo e instala o pacote sem solicitar mais informações do usuário.
mail= instance=overwrite partial=nocheck runlevel=nocheck idepend=nocheck space=ask setuid=nocheck confiict=nocheck action=nocheck basedir=default