Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: instalação JumpStart personalizada e instalações avançadas

Palavra-chave de perfil pacote (UFS e ZFS)


Observação –

A palavra-chave pacote poderá ser utilizada ao instalar um sistema de arquivos UFS ou um conjunto raiz ZFS. O uso para essa palavra-chave é o mesmo nas instalações de UFS e ZFS.


package package_name [add [retrieval_type location]| delete]

É possível utilizar pacote com as opções de instalação inicial e de atualização. A palavra-chave pacote permite fazer o seguinte:

package_name

Especifica o nome do pacote no formulário SUNW nome. Para visualizar informações detalhadas sobre pacotes e seus nomes em um sistema instalado, utilize o comando pkginfo -l.

adicionar | excluir

Especifica se deverá adicionar ou remover o pacote especificado. Se não for especificado add ou delete, add é usado por padrão.


Observação –

É possível adicionar mais de um pacote adicionando outra entrada de pacote ao perfil e omitindo a localização. O local do pacote anterior é utilizado para todos os pacotes subsequentes se o local for deixado em branco.


[retrieval_type location]

Especifica a adição de um pacote ou pacotes localizados fora da distribuição do Solaris que está sendo instalada. Os valores de retrieval_type e localização dependem de onde o pacote está armazenado. As seções seguintes contêm os valores que podem ser utilizados para retrieval_type e localização e exemplos de como utilizar a palavra-chave archive_location.

Pacotes armazenados em um servidor NFS

Se o pacote for armazenado em um servidor NFS, utilize uma das sintaxes a seguir para a palavra-chave pacote.


package package_name add nfs server_name:/path [retry n]
package package_name add nfs://server_name:/path [retry n]
package_name

Especifica o nome do pacote no formulário SUNW nome. Para visualizar informações detalhadas sobre pacotes e seus nomes em um sistema instalado, utilize o comando pkginfo -l.

server_name

Especifica o nome do servidor onde você armazenou o pacote.

path

Especifica o local do diretório do pacote no servidor especificado. Se o caminho contiver $HOST, $HOST é substituído com o nome do sistema host que está sendo instalado.

repetir n

É uma palavra-chave opcional. n é o número máximo de vezes que o processo de instalação tentará montar o diretório.


Exemplo 8–12 Adicionando um pacote utilizando NFS

Nesse exemplo, a palavra-chave de perfil pacote adiciona o pacote SUNWnew a partir do local do NFS nfs://golden/packages/Solaris_10/ . Se uma montagem falhar, serão realizadas cinco tentativas de montagem do NFS.

package SUNWnew add nfs golden:/packages/Solaris_10 retry 5

Pacotes armazenados em um servidor HTTP

Se o pacote for armazenado em um servidor HTTP, utilize uma das sintaxes a seguir para a palavra-chave pacote.


package package_name add http://server_name[:port] path optional_keywords
package package_name add http server_name[:port] path optional_keywords
package_name

Especifica o nome do pacote no formulário SUNW nome. Para visualizar informações detalhadas sobre pacotes e seus nomes em um sistema instalado, utilize o comando pkginfo -l.

server_name

Especifica o nome do servidor onde você armazenou o pacote.

porta

Especifica uma porta opcional. porta pode ser um número de porta ou o nome de um serviço TCP que tenha um número de porta determinado em tempo de execução.

Se uma porta não for especificada, o número de porta HTTP padrão 80 será utilizado.

path

Especifica a localização do pacote a ser recuperado do servidor especificado. Ao utilizar um servidor HTTP, o pacote deverá estar no formato de datastream de pacote.

optional_keywords

Especifica as palavras-chave opcionais a utilizar quando recuperar um pacote de um servidor HTTP.

Tabela 8–6 Palavras-chave pacote opcionais a utilizar com HTTP

Palavra-chave 

Definição de valor 

tempo limite min

A palavra-chave tempo limite permite especificar, em minutos, o tempo máximo que poderá decorrer sem a recepção de dados do servidor HTTP. Se ocorrer um tempo limite, a conexão é fechada, reaberta e retomada. Se você especificar um valor de tempo limite igual a 0 (zero), a conexão não será reaberta.

Se ocorrer uma reconexão por tempo limite, a nova tentativa é feita a partir do início do pacote e os dados que foram recuperados antes do tempo limite serão descartados. 

proxy host:port

A palavra-chave proxy permite especificar um host e uma porta de proxy. É possível utilizar um host de proxy para recuperar um pacote Solaris do outro lado de um firewall. É preciso fornecer uma porta de proxy ao especificar a palavra-chave proxy.


Exemplo 8–13 Adicionando um pacote utilizando HTTP

Nesse exemplo, a palavra-chave de perfil pacote adiciona todos os pacotes listados no diretório Solaris 10 a partir do local HTTP http://package.central/Solaris_10. Se forem decorridos cinco minutos e nenhum dado for recebido, os dados do pacote são recuperados novamente. Os dados anteriores do pacote são descartados. Qualquer um dos formatos a seguir poderá ser utilizado.

package SUNWnew add http package.central/Solaris_10 timeout 5 
package SUNWnew add http://package.central/Solaris_10 timeout 5 


Exemplo 8–14 Adicionando um pacote utilizando HTTP com uma porta de proxy

Nesse exemplo, a palavra-chave de perfil pacote adiciona todos os pacotes listados no diretório Solaris_10 a partir do local HTTP http://package.central/Solaris_10. O pacote é recuperado através de um firewall utilizando a palavra-chave proxy.

package SUNWnew add http://package.central/Solaris_10 proxy webcache.east:8080

Pacotes armazenados em um dispositivo local

É possível recuperar um pacote do Solaris a partir de um dispositivo local se você armazenou o pacote em um dispositivo orientado a sistema de arquivos de acesso randômico, como um disquete ou DVD-ROM. Utilize a sintaxe a seguir para a palavra-chave pacote.

package package_name add local_device device path file_system_type
package_name

Especifica o nome do pacote no formulário SUNW nome. Para visualizar informações detalhadas sobre pacotes e seus nomes em um sistema instalado, utilize o comando pkginfo -l.

dispositivo

Especifica o nome da unidade onde reside o pacote do Solaris. Se o nome do dispositivo for um caminho canônico, o dispositivo será montado diretamente. Se for fornecido um nome de dispositivo que não seja um caminho canônico, o utilitário de instalação adiciona /dev/dsk/ ao caminho.

path

Especifica o caminho para o pacote do Solaris, relativo ao sistema de arquivos (/) raiz no dispositivo especificado.

file_system_type

Especifica o tipo de sistema de arquivos no dispositivo. Se não for fornecido um tipo de sistema de arquivos, o utilitário de instalação tenta montar um sistema de arquivos UFS. Se a montagem do UFS falhar, o utilitário de instalação tenta montar o sistema de arquivos HSFS.


Exemplo 8–15 Adicionando um pacote utilizando um dispositivo local com um sistema de arquivos UFS

Nesse exemplo, a palavra-chave de perfil pacote adiciona o pacote SUNWnew a partir do diretório /Solaris_10/Product do dispositivo local c0t6d0s0. Esse é um sistema de arquivos UFS.

package SUNWnew add local_device c0t6d0s0 /Solaris_10/Product ufs


Exemplo 8–16 Adicionando um pacote utilizando um dispositivo local com um sistema de arquivos HSFS

Nesse exemplo, a palavra-chave de perfil pacote adiciona o pacote SUNWnew a partir do diretório /Solaris_10/Product do dispositivo local c0t6d0s0. Esse é um sistema de arquivos HSFS.

package SUNWnew add local_device c0t6d0s0 /Solaris_10/Product  hsfs

Pacotes armazenados em um arquivo local

Um pacote pode ser instalado da miniraiz onde o sistema foi inicializado. Ao realizar uma instalação do JumpStart personalizado, você inicializa o sistema a partir de um DVD, CD ou de uma miniraiz com base em NFS. O software de instalação é carregado e executado a partir dessa miniraiz. Portanto, um pacote que foi armazenado no DVD, CD ou na miniraiz com base em NFS é acessível como um arquivo local. Utilize a sintaxe a seguir para a palavra-chave pacote.


package package_name add local_file path 
package_name

Especifica o nome do pacote no formulário SUNW nome. Para visualizar informações detalhadas sobre pacotes e seus nomes em um sistema instalado, utilize o comando pkginfo -l.

path

Especifique o local do pacote. O caminho deverá estar acessível ao sistema como um arquivo local quando o sistema for inicializado a partir do CD Software Solaris - 1 ou do DVD do sistema operacional Solaris. O sistema não pode acessar /net quando for inicializado a partir do CD Software Solaris - 1 ou do DVD do sistema operacional Solaris.


Exemplo 8–17 Adicionando um pacote utilizando um arquivo local

Nesse exemplo, a palavra-chave de perfil pacote adiciona o pacote SUNWnew a partir do diretório /Solaris_10/Product .

package SUNWnew add local_file /Solaris_10/Product

Limitações ao utilizar a palavra-chave pacote

Note essas limitações ao utilizar a palavra-chave pacote:

Comportamento de atualização ao utilizar a palavra-chave pacote

Ao utilizar pacote para uma atualização, o programa JumpStart realiza as seguintes ações: