Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: instalação JumpStart personalizada e instalações avançadas

conjunto Palavra-chave do perfil (somente para ZFS)

A palavra-chave do conjunto define o novo conjunto raiz a ser criado. O conjunto é então instalado com um grupo de software especificado através da palavra-chave cluster. As opções poolsize, swapsize, dumpsize, e vdevlist são necessárias para a criação de novos conjuntos raiz.

pool poolname poolsize swapsize dumpsize vdevlist
poolname

Especifica o nome do novo conjunto raiz a ser criado. Um novo conjunto é criado com o tamanho e com os dispositivos especificados, vdevlist.

poolsize

Tamanho do novo conjunto a ser criado. Se você especificar a quantidade de espaço, pressupõe-se que o tamanho esteja em MB, a não ser que tenha sido especificado em g (GB). Também é possível utilizar a opção auto.

auto

Aloca o maior tamanho de conjunto possível dadas as limitações, como o tamanho dos discos e os segmentos preservados.


Observação –

O significado de auto para a palavra-chave poolsize é diferente de filesys na utilização da palavra-chave auto em um sistema de arquivos UFS. No ZFS, o tamanho do disco é verificado para verificar se o tamanho mínimo pode ser acomodado. Se o tamanho mínimo estiver disponível, o maior tamanho de conjunto possível é alocado dadas as restrições, como o tamanho dos discos e os segmentos preservados.


swapsize

Tamanho do volume de permuta (zvol) a ser criado dentro de um novo conjunto raiz. As opção são auto ou size.

auto

A área de permuta tem seu tamanho definido automaticamente. O tamanho padrão é a metade do tamanho da memória física, mas não menos do que 512 MB e não mais do que 2 GB. É possível definir o tamanho fora desta gama utilizando a opção tamanho.

size

Pode ser utilizado para especificar uma quantidade. O tamanho presumido é em MB, a menos que esteja especificado por g (GB).

dumpsize

Tamanho do volume de despejo a ser criado dentro de um novo conjunto.

auto

Utiliza o tamanho de permuta padrão.

size

Pode ser utilizado para especificar uma quantidade. O tamanho presumido é em MB, a menos que esteja especificado por g (GB).

vdevlist

Um ou mais dispositivos utilizados na criação do conjunto.

Os dispositivos de vdevlist devem ser faixas do pool raiz. vdevlist pode ser ou um single-device-name na forma cwtxd ysz, ou as opções espelho ou qualquer.


Observação –

O formato de vdevlist é igual ao formato do comando zpool create.


single-device-name

Um segmento de disco na forma ou cwt xdysz, como c0t0d0s0.

espelho [device-names| qualquer]

Especifica o espelhamento do disco.

Atualmente, somente as configurações espelhadas são suportadas quando vários dispositivos são especificados. É possível espelhar quantos discos desejar, mas o tamanho do conjunto criado é determinado pelo menor dos discos especificados. Para obter mais informações sobre a criação de conjuntos de armazenamento espelhados, consulte Configuração de pool de armazenamento espelhado no Guia de administração do ZFS Oracle Solaris.

  • device-names lista os dispositivos a serem espelhados. Os nomes estão na forma cwt xdysz, por exemplo c0t0d0s0 e c0t0d1s5.

  • A opção qualquer permite ao instalador selecionar os dispositivos.

qualquer

Ativa o instalador a selecionar um dispositivo adequado.