O processo de personalização do JumpStart pode ser descrito utilizando um cenário de exemplo. Neste cenário de exemplo, os sistemas precisam ser configurados com os parâmetros a seguir:
Instalação do Solaris em 100 novos sistemas.
Setenta destes sistemas são sistemas com base em SPARC que são propriedade do grupo de engenharia e precisam ser instalados como sistemas independentes com o grupo de software do Solaris OS para desenvolvedores.
Os outros trinta sistemas restantes são com base em x86, propriedade do grupo de marketing e precisam ser instalados como sistemas independentes com o grupo de software do Solaris OS para usuários finais.
Primeiro, o administrador do sistema deve criar um arquivo de regras e um perfil para cada grupo de sistemas. O arquivo de regras é um arquivo de texto que contém uma regra para cada grupo de sistemas ou para sistemas individuais nos quais você desejar instalar o software Solaris. Cada regra distingue um grupo de sistemas que tem base em um ou mais atributos do sistema. Cada regra também vincula cada grupo a um perfil.
Um perfil é um arquivo de texto que define como o software Solaris será instalado em cada sistema do grupo. O arquivo de regras e o perfil devem estar localizados em um diretório JumpStart.
Para o cenário de exemplo, o administrador do sistema cria um arquivo de regras que contém duas regras diferentes, uma para o grupo de engenharia e outra para o grupo de marketing. Para cada regra, o número de rede do sistema é utilizado para distinguir o grupo de engenharia do grupo de marketing.
Cada regra também contém um vínculo para um perfil apropriado. Por exemplo, na regra para o grupo de engenharia, um vínculo é adicionado ao perfil eng_profile, que foi criado para o grupo de engenharia. Por exemplo, na regra para o grupo de marketing, um vínculo é adicionado ao perfil market_profile , que foi criado para o grupo de marketing.
É possível salvar o arquivo de regras e os perfis em um disquete ou em um servidor.
Um disquete de perfil é necessário ao efetuar instalações JumpStart personalizadas em sistemas independentes sem rede.
Um servidor de perfil é utilizado ao efetuar instalações personalizadas JumpStart em sistemas de rede que possuam acesso a um servidor.
Depois da criação do arquivo de regras e dos perfis, valide os arquivos com o script de verificação. Se o script de verificação for executado com êxito, o arquivo rules.ok é criado. O arquivo rules.ok é uma versão gerada do arquivo de regras utilizada pelo programa JumpStart para instalação do software Solaris.