Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: instalação JumpStart personalizada e instalações avançadas

Diretrizes para scripts escritos

O script de procedimento do pacote deve ser independente do sistema operacional atualmente executado para prevenir a modificação do sistema operacional. Scripts de procedimento definem ações que ocorrerem em um momento particular durante a instalação e remoção do pacote. Quatro scripts de procedimento podem ser criados com estes nomes predefinidos: preinstall, postinstall, preremove, e postremove.

Tabela B–2 Diretrizes para a criação de scripts

Diretrizes 

Afeta o Solaris Live Upgrade 

Afeta regiões não globais 

Scripts devem ser escritos em Bourne shell (/bin/sh). Bourne shell é o intérprete que é utilizado pelo comando pkgadd para executar os scripts de procedimento.

Scripts não devem iniciar ou terminar qualquer processo ou depender da saída dos comandos como ps ou truss, que são sistemas operacionais dependentes e reportam informação sobre o sistema atual em execução.

Os scripts são livres para utilizar outros comandos padrão UNIX como expr, cp, ls e outros comandos que facilitam criar os scripts de shell.

Qualquer comando que um script chamar deve estar disponível em todas as versões suportadas, uma vez que o pacote deve executar em todas as versões. Portanto, não é possível utilizar comandos que foram adicionados ou removidos depois da versão Solaris 8.  

Para verificar se uma opção ou um comando específico é suportado na versão do Solaris 8, 9 ou 10, consulte a versão específica do Livro de respostas do manual de referência do Solaris em http://docs.sun.com .