Este capítulo fornece uma introdução e visão geral sobre o processo de instalação personalizado do JumpStart.
Se estiver instalando um conjunto raiz Solaris ZFS, consulte o Capítulo 9Instalação de um conjunto raiz do ZFS com o JumpStart para as limitações e exemplos de perfil.
O método de instalação personalizada JumpStart é uma interface de linha de comando que ativa a instalação ou atualização automática de diversos sistemas, com base em perfis que você cria. Os perfis definem os requerimentos de instalação de software específicos. Também é possível incorporar scripts shell para incluir tarefas de pré e pós-instalação. É possível selecionar qual perfil e scripts utilizar para a instalação ou atualização. O método de instalação personalizada JumpStart instala ou atualiza o sistema, com base no perfil e nos scripts selecionados. Além disso, é possível utilizar um arquivo sysidcfg para especificar informações de configuração para que a instalação personalizada JumpStart seja totalmente automática.
A senha raiz para os sistemas de cliente podem ser pré-definidas antes da instalação a partir da inclusão da palavra-chave root_password no arquivo sysidcfg. Consulte a página sysidcfg(4) do manual.
Além disso, o registro automático do Oracle Solaris é uma novidade da versão do Oracle Solaris 10 9/10. Ao instalar ou atualizar o sistema, os dados de configuração sobre o sistema são, ao reinicializar, comunicados automaticamente através do serviço existente de tecnologia de marcação do serviço ao Sistema de registro de produto Oracle. Os dados da marcação do serviço sobre o sistema são utilizados, por exemplo, para ajudar a Oracle a melhorar o suporte ao cliente e serviços.
Se você incluir a palavra-chave auto_reg no arquivo sysidcfg antes da instalação ou atualização, a instalação pode continuar completamente automática. No entanto, se a palavra-chave auto_reg não for incluída, você será solicitado a fornecer as credenciais de suporte e as informações de proxy para o registro automático durante a instalação ou atualização.
Para obter mais informações sobre o registro automático, incluindo instruções sobre como desativar os registros, consulte Registro automático do Oracle Solaris no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: planejamento para instalação e atualização .
O processo de personalização do JumpStart pode ser descrito utilizando um cenário de exemplo. Neste cenário de exemplo, os sistemas precisam ser configurados com os parâmetros a seguir:
Instalação do Solaris em 100 novos sistemas.
Setenta destes sistemas são sistemas com base em SPARC que são propriedade do grupo de engenharia e precisam ser instalados como sistemas independentes com o grupo de software do Solaris OS para desenvolvedores.
Os outros trinta sistemas restantes são com base em x86, propriedade do grupo de marketing e precisam ser instalados como sistemas independentes com o grupo de software do Solaris OS para usuários finais.
Primeiro, o administrador do sistema deve criar um arquivo de regras e um perfil para cada grupo de sistemas. O arquivo de regras é um arquivo de texto que contém uma regra para cada grupo de sistemas ou para sistemas individuais nos quais você desejar instalar o software Solaris. Cada regra distingue um grupo de sistemas que tem base em um ou mais atributos do sistema. Cada regra também vincula cada grupo a um perfil.
Um perfil é um arquivo de texto que define como o software Solaris será instalado em cada sistema do grupo. O arquivo de regras e o perfil devem estar localizados em um diretório JumpStart.
Para o cenário de exemplo, o administrador do sistema cria um arquivo de regras que contém duas regras diferentes, uma para o grupo de engenharia e outra para o grupo de marketing. Para cada regra, o número de rede do sistema é utilizado para distinguir o grupo de engenharia do grupo de marketing.
Cada regra também contém um vínculo para um perfil apropriado. Por exemplo, na regra para o grupo de engenharia, um vínculo é adicionado ao perfil eng_profile, que foi criado para o grupo de engenharia. Por exemplo, na regra para o grupo de marketing, um vínculo é adicionado ao perfil market_profile , que foi criado para o grupo de marketing.
É possível salvar o arquivo de regras e os perfis em um disquete ou em um servidor.
Um disquete de perfil é necessário ao efetuar instalações JumpStart personalizadas em sistemas independentes sem rede.
Um servidor de perfil é utilizado ao efetuar instalações personalizadas JumpStart em sistemas de rede que possuam acesso a um servidor.
Depois da criação do arquivo de regras e dos perfis, valide os arquivos com o script de verificação. Se o script de verificação for executado com êxito, o arquivo rules.ok é criado. O arquivo rules.ok é uma versão gerada do arquivo de regras utilizada pelo programa JumpStart para instalação do software Solaris.
Depois de validar o arquivo de regras e os perfis, é possível iniciar uma instalação personalizada JumpStart. O programa JumpStart lê o arquivo rules.ok. Então, o programa JumpStart pesquisa pela primeira regra com atributos do sistema definidos que correspondam com o sistema no qual o programa JumpStart instalará o software Solaris. Se ocorrer uma correspondência, o programa JumpStart utiliza o perfil especificado na regra para instalar o software Solaris no sistema.
A Figura 2–1 ilustra como a instalação JumpStart personalizada funciona em um sistema independente sem licença. O administrador do sistema inicia a instalação JumpStart personalizada no sistema do Pete. O programa JumpStart acessa os arquivos de regras no disquete na unidade de disquete do sistema. O programa JumpStart corresponde a regra 2 para o sistema. A regra 2 especifica que o programa JumpStart utilize o perfil do Pete para instalar o software Solaris. O programa JumpStart lê o perfil do Pete e instala o software Solaris com base nas instruções especificadas pelo administrador do sistema no perfil do Pete.
Figura 2–2 ilustra como uma instalação personalizada JumpStart funciona com mais de um sistema na rede. Anteriormente, o administrador do sistema definiu perfis diferentes e salvou os perfis em um servidor único. O administrador do sistema inicia a instalação JumpStart personalizada em um dos sistemas de engenharia. O programa JumpStart acessa os arquivos de regras no diretório JumpStart/ no servidor. O programa JumpStart corresponde o sistema de engenharia à regra 1. A regra 1 especifica que o programa JumpStart utilize o Perfil do grupo de engenharia para instalar o software Solaris. O programa JumpStart lê o Perfil do grupo de engenhariae instala o software Solaris, com base nas instruções especificadas pelo administrador do sistema no Perfil do grupo de engenharia.
Figura 2–3 descreve a ordem na qual o programa JumpStart pesquisa por arquivos JumpStart personalizados.