Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: instalação JumpStart personalizada e instalações avançadas

Palavra-chave de perfil filesys (Criando volumes RAID-1)

filesys mirror[:name]slice [slice] size file_system optional_parameters

Ao utilizar as palavras-chave filesys mirror com os valores que estão listados, o programa JumpStart cria os volumes RAID-1 e RAID-0 que são necessários para criar um sistema de arquivos espelhado. É possível especificar filesys mirror mais de uma vez para criar volumes RAID-1 (espelhamentos) para diferentes sistemas de arquivos.


Observação –

A palavra-chave espelho filesys só é suportada para instalações iniciais.


nome

Essa palavra-chave opcional permite definir um nome para o volume RAID-1 (espelhamento). Nomes de espelhamentos deverão iniciar com a letra “d”, seguida por um número entre 0 e 127, por exemplo, d100. Se um nome de espelhamento não for especificado, o programa JumpStart personalizado atribui um nome de espelhamento. Para obter diretrizes sobre como definir nomes de espelhamentos, consulte Requisitos e diretrizes do volume RAID para JumpStart personalizado e Solaris Live Upgrade no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: planejamento para instalação e atualização.

segmento

Esse valor especifica o segmento de disco onde o programa JumpStart personalizado coloca o sistema de arquivos que deseja duplicar. O valor do segmento deverá seguir o formato cwtxd ysz, por exemplo,c0t0d0s0 ou c0t0d0s5. O programa JumpStart personalizado cria um volume RAID-0 (concatenação de segmento único) na fatia e cria um volume RAID-1 para espelhar a concatenação. É possível especificar até duas fatias para os dois volumes RAID-0.

tamanho

Esse valor especifica o tamanho, em MB, do sistema de arquivos.

file_system

Esse valor especifica o sistema de arquivos que está sendo duplicado. O programa JumpStart personalizado cria o volume RAID-1 a partir dos segmentos que forem especificados e monta o volume RAID-1 no sistema de arquivos especificado. Além dos sistemas de arquivos críticos, como raiz (/), /usr e /var, também é possível especificar permuta como o sistema de arquivos.

  • Se file_system não for especificado, unnamed é definido por padrão.

  • Se sem nome for definido, não é possível especificar o valor optional_parameters. Utilize um dos valores a seguir:

    mount_pt_name

    Especifica o nome do ponto de montagem do sistema de arquivos, por exemplo, /var.

    permuta

    Define o segmento a ser utilizado como permuta.

    sobrepor

    Define o segmento como uma representação de uma região do disco. O valor de VTOC é V_BACKUP. Como padrão, a fatia 2 é uma fatia de sobreposição que é uma representação de todo o disco. É possível especificar sobrepor somente quando tamanho for um dos valores a seguir:

    • existente

    • todos

    • inicial:tamanho.

    sem nome

    Define os segmentos como um segmento bruto. Portanto, o segmento não tem um nome de ponto de montagem. Se você não especificar file_system, unnamed é usado por padrão.

    ignorar

    Especifica que o segmento não deverá ser utilizado ou reconhecido pelo programa JumpStart. É possível utilizar essa opção para especificar que você deseja que um sistema de arquivos seja ignorado em um disco durante a instalação. O programa JumpStart cria um novo sistema de arquivos no mesmo disco com o mesmo nome. É possível utilizar ignorar somente quando a palavra-chave particionamento e o valor existente forem especificados.

optional_parameters

Uma ou mais opções de montagem, que é o mesmo que a opção -o do comando mount(1M). As opções de montagem são adicionadas à entrada /etc/vfstab para o file_system especificado. Se for necessário especificar mais de uma opção de montagem, elas deverão ser separadas por vírgulas e sem espaços, por exemplo, ro,quota.


Observação –

Se sem nome for definido para o valor file_system , não será possível especificar o valor optional_parameters. Consulte file_system para ver os valores que podem ser definidos.


Para mais informações sobre a criação de sistemas de arquivos espelhados durante a instalação, consulte Capítulo 9, Criando volumes RAID-1 (espelhos) durante a instalação (visão geral), no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: planejamento para instalação e atualização.