Oracle Guia de instalação Solaris 10 9/10: arquivos Solaris Flash (criação e instalação)

O que é novo no Oracle Solaris versão 10 9/10

Registro automático do Oracle Solaris

O registro automático do Oracle Solaris é novo no Oracle Solaris versão 10 9/10. Quando você instala ou atualiza o sistema, os dados de configuração sobre seu sistema são, na inicialização, automaticamente comunicados por meio de uma tecnologia de marcação de serviços existentes para o sistema de registro do produto Oracle. Esses dados de marcação de serviços sobre seu sistema são utilizados, por exemplo, para ajudar o Oracle a melhorar o suporte e os serviços ao cliente. Você pode aprender mais sobre essas marcações de serviços em http://wikis.sun.com/display/ServiceTag/Sun+Service+Tag+FAQ.

Você pode utilizar esses mesmos dados de configuração para criar e gerenciar seu próprio inventário de sistemas. Registrando com as credenciais de suporte utilizando uma das opções de registro abaixo, você tem uma maneira simples e direta de inventariar seus sistemas, registrando e rastreando as marcações de serviços para os sistemas e para os produtos de software instalados nos sistemas. Para obter instruções sobre como rastrear os produtos registrados, consulte http://wikis.sun.com/display/SunInventory/Sun+Inventory.

Você pode escolher que os dados de configuração sejam enviados para o sistema de registro do produto Oracle anonimamente. Um registro anônimo significa que os dados de configuração enviados para o Oracle não têm nenhum vínculo para o nome de um cliente. Além disso, você tem a opção de desativar o registro automático.

Para obter uma visão geral do registro automático, consulte Registro automático do Oracle Solaris no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: planejamento para instalação e atualização.

O registro automático afeta os arquivos Solaris Flash?

Se você criar um arquivo Solaris Flash com base em um sistema mestre que foi instalado com uma versão antes do Oracle Solaris versão 10 9/10, esse arquivo não incluirá o registro automático. O registro automático não afeta o seu trabalho com esse arquivo.

Se você criar um arquivo Solaris Flash com base em um sistema mestre que foi instalado com o Oracle Solaris versão 10 9/10 ou superior, esse arquivo incluirá o registro automático, a menos que ele tenha sido especificamente desativado no sistema mestre. Para obter detalhes, consulte a próxima seção.

Como o registro automático afeta os arquivos Solaris Flash?

Para qualquer arquivo baseado no Oracle Solaris versão 10 9/10 ou versão anterior, o registro automático está ativado por padrão, a menos que tenha sido especificamente desativado no sistema mestre. Quando você instala o arquivo Solaris Flash ou atualiza um sistema clone com arquivo flash diferencial, os dados de configuração sobre esse sistema instalado ou atualizado são, na inicialização, automaticamente comunicados por meio de uma tecnologia de marcação de serviços existente para o sistema de registro do produto Oracle.

O registro automático utiliza as credenciais de suporte e as informações de proxy que você fornece antes ou durante uma instalação ou atualização. O meio de fornecer essas credenciais e informações de proxy dependem de qual método de instalação está sendo utilizado, conforme mostrado na tabela a seguir.

Tabela 1–1 Impacto do registro automático

Método de instalação 

Impacto do registro automático 

Instalação interativa 

Durante a instalação de um arquivo Solaris Flash, você é solicitado, nas telas do instalador, a fornecer suas credenciais de suporte e, se necessário, informações de proxy. Depois da instalação, o sistema será registrado na reinicialização. Se você não fornecer credenciais de suporte, um registro anônimo ocorrerá na reinicialização. 

Solaris JumpStart  

É possível fornecer as credenciais de suporte e as informações de proxy utilizando a palavra-chave auto_reg no arquivo sysidcfg, antes da instalação de um arquivo ou antes de uma atualização com um arquivo flash diferencial. Se não utilizar essa palavra-chave, será solicitado a fornecer essas informações durante a instalação do arquivo ou durante a atualização. Depois da instalação ou atualização, o sistema será registrado na reinicialização. Se não fornecer essas informações, um registro anônimo ocorrerá na reinicialização.

Live Upgrade 

O arquivo Solaris Flash utiliza as mesmas configurações do registro automático, incluindo as credenciais de suporte e as informações de proxy, que foram especificadas no sistema mestre. Desde que o registro automático não tenha sido desativado no sistema mestre, o sistema do arquivo, o sistema do arquivo será, depois da atualização, automaticamente registrado na reinicialização. 

Instalações de rede, incluindo instalações de inicialização de WAN 

Você pode fornecer suas credenciais de suporte e informações de proxy utilizando a palavra-chave auto_reg no arquivo sysidcfg antes da instalação de rede de um arquivo Solaris Flash. Se não utilizar essa palavra-chave, você será solicitado, durante a instalação da rede, a fornecer essas informações. O arquivo é registrado quando o sistema é reinicializado depois da instalação. Se não fornecer essas informações, um registro anônimo ocorrerá na reinicialização.

Para obter mais informações, incluindo instruções sobre como desativar o registro automático, consulte Registro automático do Oracle Solaris no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: planejamento para instalação e atualização.

Imagem de recuperação de desastre

Começando com o Oracle Solaris versão 10 9/10, este documento inclui, agora, instruções sobre como criar uma imagem de recuperação do arquivo Flash que pode ser utilizada para restaurar um sistema às condições de fábrica. Consulte Capítulo 5Criando e utilizando uma imagem de recuperação de desastre. Este capítulo fornece as instruções mais simples para criar uma imagem de arquivo Flash que pode ser carregada no sistema de destino para recuperar uma unidade de disco corrompida.