Guia de administração do sistema: gerenciamento de recursos Oracle Solaris Containers e Oracle Solaris Zones

Montagem do administrador de região sobre sistemas de arquivos preenchidos pela região global

A presença de arquivos dentro de uma hierarquia de sistema de arquivos quando uma região não global é iniciada pela primeira vez indica que os dados do sistema de arquivos são gerenciados pela região global. Quando a região global foi instalada, diversos arquivos de pacote na região global foram duplicados no interior da região. Esses arquivos devem residir diretamente no zonepath. Se os arquivos residirem sob um sistema de arquivos criado por um administrador de região em dispositivos de disco ou conjuntos de dados do ZFS adicionados à região, podem ocorrer problemas de pacote e correção.

O problema com o armazenamento de qualquer um dos dados do sistema de arquivos que são gerenciados pela região global em um sistema de arquivos local pode ser descrito usando ZFS como em exemplo. Se um conjunto de dados do ZFS foi delegado para uma região não global, o administrador de região não deve usar esse conjunto de dados para armazenar qualquer um dos dados do sistema de arquivos que sejam gerenciados pela região global. A correção ou a atualização da configuração podem não ser corretos.

Por exemplo, um conjunto de dados do ZFS delegado não deve ser usado como um sistema de arquivos /var. O sistema operacional do Solaris entrega pacotes de núcleo que instalam componentes em /var. Esses pacotes têm de acessar /var quando são atualizados ou corrigidos, o que não é possível se /var estiver montado em um conjunto de dados delegado do ZFS.

Montagens do sistema de dados sob partes da hierarquia controlada pela região global têm suporte. Por exemplo, se existir um diretório /usr/local vazio na região global, o administrador de região pode montar outros conteúdos sob esse diretório.

Você pode usar um conjunto de dados delegado do ZFS para sistemas de arquivos que não precisam ser acessados durante correção ou atualização, como /export na região não global.