Na versão Solaris 10, as regiões não globais que possuem recursos inherit-pkg-dir são chamadas de regiões de raiz dispersa.
O modelo de zona raiz esparsa otimiza o compartilhamento de objetos das seguintes maneiras:
Somente um subconjunto de pacotes instalados na região global é instalado diretamente na região não global.
Sistemas de arquivos de auto-retorno somente leitura, identificados como recursos inherit-pkg-dir , são usados para ganhar acesso a outros arquivos.
Neste modelo, todos os pacotes parecem estar instalados na região não global. Pacotes que não entregam conteúdo nos sistemas de arquivos montados com auto-retorno somente leitura são instalados completamente. Não há necessidade de instalar conteúdo entregue nos sistemas de arquivos montados com auto-retorno somente leitura, uma vez que esse conteúdo é herdado (e visível) da região global.
Como guia geral, uma região requer cerca de 100 megabytes de espaço em disco por região quando a região global foi instalada com todos os pacotes padrão do Solaris.
Por padrão, quaisquer pacotes adicionais instalados na região global também preenchem as regiões não globais. A quantidade de espaço em disco necessária pode ser aumentada de acordo, dependendo de pacotes adicionais entregarem arquivos que residam no espaço de recurso inherit-pkg-dir.
Sugere-se 40 megabytes adicionais de RAM por região, mas não necessários em uma máquina com espaço de permuta suficiente.