Novas informações foram adicionadas a esta seção a partir da versão Solaris 10 11/06.
Os comandos zonecfg e zoneadm podem ser usados para migrar uma região não global existente de um sistema para outro. A região é parada e desanexada do host atual. O zonepath é movido para o host de destino, onde é conectado.
As seguintes restrições se aplicam à migração de região:
A região global no sistema de destino deve estar executando a mesma versão do Solaris que o host original.
Para assegurar que a região seja executada adequadamente, o sistema de destino deve ter versões dos seguintes pacotes e correções necessários do sistema operacional que foram instalados no host original.
Pacotes que entregam arquivos sob o recurso inherit-pkg-dir
Pacotes em que SUNW_PKG_ALLZONES=true
Outros pacotes e correções, como os para produtos de terceiros, podem ser diferentes.
Solaris 10 10/08: se o novo host possuir versões posteriores dos pacotes da região dependente e seus patches associados, utilizar zoneadm attach com a opção -u atualiza esses pacotes dentro da região para coincidir com o novo host. O software de atualização em anexo procura a região que está sendo migrada e determina quais pacotes devem ser atualizados para que correspondam ao novo host. Somente estes pacotes são atualizados. O restante dos pacotes e as correções associadas podem variar de uma região a outra. Esta opção também ativa a migração automática entre classes de máquinas, como de sun4u a sun4v.
Solaris 10 9/10: se o novo host possuir versões posteriores dos pacotes e seus patches associados, utilizar zoneadm attach com a opção -U atualiza esses pacotes dentro da região para corresponder ao que seria visto com a região não global recém instalada nesse host. Todos os pacotes instalados no interior da região, mas não instalados na região global são ignorados e deixados como estão. Esta opção também ativa a migração automática entre classes de máquinas, como de sun4u a sun4v.
Solaris 10 5/09: a opção -b pode ser usada para especificar as correções que serão retiradas da região antes da atualização.
O host e os sistemas de destino devem ter a mesma arquitetura de máquina, a menos que a opção -u seja usada, a qual pode ser usada para realizar migrações entre as classes de máquina sun4u e sun4v.
Solaris 10 5/09:a opção -b pode ser usada para especificar as correções, tanto oficial quanto Interim Diagnostics/Relief (IDR), que serão retiradas da região durante a anexação. Podem ser especificadas várias opções -b. Se por alguma razão nenhum das correções puderem ser retiradas, então o attach falhará e nenhum das correções será retirada.
Esta opção se aplica somente a marcas de região que usam empacotamento SVr4.
Para verificar a arquitetura da versão Solaris e da máquina, digite:
#uname -m |
O processo zoneadm detach cria as informações necessárias para anexar a região a um sistema diferente. O processo zoneadm attach verifica se a máquina de destino tem a configuração correta para hospedar a região.
Uma vez que existem várias maneiras de tornar o zonepath disponível no novo host, o movimento real do zonepath de um sistema para outro é um processo manual executado pelo administrador global.
Quando anexada ao novo sistema, a região está no estado de instalada.