Guia de administração do sistema: gerenciamento de recursos Oracle Solaris Containers e Oracle Solaris Zones

Modo interativo zonecfg

No modo interativo, os subcomandos a seguir têm suporte. Para obter informações detalhadas sobre semântica e opções usadas com os subcomandos, consulte a página do manual zonecfg(1M) para opções. Para qualquer subcomando que possa resultar em ações destrutivas ou em perda de trabalho, o sistema solicita a confirmação do usuário antes de prosseguir. Você pode usar a opção -F (forçar) para ignorar esta confirmação.

help

Imprime ajuda geral ou exibe ajuda sobre um determinado recurso.


zonecfg:lx-zone:net> help
create

Inicia a definição de uma configuração na memória para a nova região com marca especificada.

  • Com a opção -t template, para criar uma configuração que é idêntica ao modelo especificado. O nome da região é alterado do nome do modelo para o novo nome da região. Para criar uma região com marca no Linux, use:


    zonecfg:lx-zone> create -t SUNWlx
    
  • Com a opção -b, para criar uma configuração em branco para a qual você pode definir a marca.


    zonecfg:lx-zone> create -b
    zonecfg:lx-zone> set brand=lx
    
  • Com a opção -F, para substituir uma configuração existente.

export

Imprime a configuração em saída padrão, ou no arquivo de saída especificado, em uma forma que pode ser usada em um arquivo de comando.

add

No escopo global, adicione o tipo de recurso especificado para a configuração.

No escopo de recurso, adicione uma propriedade do nome dado com o valor dado.

Para obter mais informações, consulte Como configurar a região com marca lx e a página do manual zonecfg(1M).

set

Define um nome de propriedade dado como o valor de propriedade dado. Observe que algumas propriedades, como zonepath, são globais, enquanto outras são específicas do recurso. Assim, este comando é aplicável nos escopos global e de recurso.

select

Aplicável somente no escopo global. Selecione o recurso do tipo dado que coincida com os critérios do par de valores nome-propriedade de uma dada propriedade para modificação. O escopo é alterado para esse tipo de recurso. É necessário especificar um número suficiente de pares nome-valor da propriedade para o recurso ser identificado com exclusividade.

clear

Limpa o valor para configurações opcionais. Configurações necessárias não podem ser limpas. No entanto, algumas configurações necessárias podem ser alteradas pela atribuição de um novo valor.

remove

No escopo global, remove o tipo de recurso especificado. É necessário especificar um número suficiente de pares nome-valor da propriedade para o tipo de recurso ser identificado com exclusividade. Se nenhum par nome-valor da propriedade for especificado, todas as instâncias serão removidas. Se existir mais de uma, será necessária uma confirmação, a não ser que a opção -F seja usada.

No escopo de recurso, remova do recurso atual o valor nome-propriedade especificado da propriedade.

end

Aplicável somente no escopo de recurso. Finaliza a especificação do recurso.

O comando zonecfg verifica a seguir se o recurso atual está totalmente especificado.

  • Se o recurso estiver totalmente especificado, ele será adicionado à configuração na memória e o escopo irá reverter para global.

  • Se a especificação estiver incompleta, o sistema exibirá uma mensagem de erro que descreve o que é necessário fazer.

cancel

Aplicável somente no escopo de recurso. Finaliza a especificação do recurso e redefine o escopo como global. Quaisquer recursos especificados parcialmente não serão retidos.

delete

Destrói a configuração especificada. Exclui a configuração da memória e do armazenamento. É necessário usar a opção -F (forçar) com delete.


Cuidado – Cuidado –

Esta ação é instantânea. Nenhum comprometimento é necessário, e uma região excluída não pode ser revertida.


info

Exibe informações sobre a configuração atual ou as propriedades de recurso global zonepath, autoboot e pool. Se um tipo de recurso estiver especificado, exibe informações somente sobre recursos desse tipo. No escopo de recurso, este subcomando se aplica somente ao recurso que está sendo adicionado ou modificado.

verify

Verifica a correção da configuração atual. Assegura que todos os recursos tenham todas as propriedades necessárias especificadas.

commit

Envia a configuração atual da memória para o armazenamento. Até a configuração na memória ser enviada, alterações podem ser removidas com o subcomando revert. É necessário que uma configuração seja enviada para ser usada pelo zoneadm. Há uma tentativa automática desta operação quando você conclui uma sessão zonecfg. Uma vez que somente uma configuração correta pode ser comprometida, a operação de comprometimento executa automaticamente uma verificação.

revert

Reverte a configuração para o último estado de comprometido.

exit

Sai da sessão zonecfg. Você pode usar a opção -F (forçar) com exit.

Há uma tentativa automática de commit, se necessário. Observe que um caractere EOF também pode ser usado para sair da sessão.