Use o comando zoneadm descrito na página do manual zoneadm(1M) para executar tarefas de instalação para uma região não global.
Antes de você poder instalar a região com marca lx, primeiro é necessário obter os arquivos do Linux. Os arquivos são distribuídos nas seguintes formas:
Um arquivo compactado tar (um tarball)
Um conjunto de discos CD-ROM ou DVD
Um grupo de imagens ISO
Obtenha a distribuição do Linux usando um dos seguintes métodos:
Para baixar um tarball, vá parahttp://hub.opensolaris.org/bin/view/Community+Group+brandz/applications. Siga as instruções do site de downloads.
Para obter um conjunto de discos CD-ROM ou DVD, vá para o site CentOS em http://www.centos.org ou para o site Red Hat em http://www.redhat.com.
Para obter uma imagem ISO, vá para o site CentOS em http://www.centos.org ou para o site Red Hat em http://www.redhat.com.
Este procedimento é usado para instalar uma região com marca lx configurada. Uma vez instalada a região, toda a configuração e todo o gerenciamento do software deve ser feito pela administração da região usando-se ferramentas Linux a partir do interior da região.
Consulte Exemplo 35–1, Exemplo 35–2 e Exemplo 35–3 para exemplos de linhas de comando de instalação de região utilizando os diferentes caminhos de distribuição. Se instalar a partir de discos ou de uma imagem ISO, é necessário especificar categorias de clusters de pacotes da Sun. Consulte Métodos de instalação de regiões com marca lx para obter informações sobre categorias de clusters de pacotes.
Observe que você pode verificar uma região antes de instalá-la. Se ignorar este procedimento, a verificação será executada automaticamente quando você instalar a região. O procedimento está documentado em (Opcional) Como verificar uma região configurada antes da instalação.
É necessário ser administrador global na região global para executar este procedimento.
Na Etapa 3, se zonepath estiver em ZFS, o comando zoneadm install criará automaticamente um sistema de arquivos ZFS (conjunto de dados) para zonepath quando a região estiver instalada. Você pode bloquear esta ação incluindo o parâmetro -x nodataset.
Torne-se superusuário ou assuma a função de administrador principal.
Para criar a função e atribuí-la a um usuário, consulte Using the Solaris Management Tools With RBAC (Task Map) no System Administration Guide: Basic Administration .
(Opcional) Se você pretender instalar a partir de DVD ou CD, ative volfs em seu sistema e verifique se está em execução.
global# svcadm enable svc:/system/filesystem/volfs:default |
global# svcs | grep volfs |
Você verá uma exibição semelhante a esta:
online 17:30 svc:/system/filesystem/volfs:default |
Instale a região configurada lx-zone usando o comando zoneadm com a opção install e o caminho para o arquivo.
Instale a região, criando automaticamente um sistema de arquivos ZFS, se zonepath estiver em ZFS.
global# zoneadm -z lx-zone install -d archive_path |
O sistema exibirá:
A ZFS file system has been created for this zone. |
Instale a região que tiver um zonepath em ZFS, mas não crie automaticamente o sistema de arquivos ZFS.
global# zoneadm -z lx-zone install -x nodataset -d archive_path |
Você verá várias mensagens, uma vez que os arquivos e os diretórios necessários para o sistema de arquivos raiz da região, assim como os arquivos de pacote, são instalados no caminho raiz da região.
Se você não especificar arquivo_caminho, o padrão será CD.
(Opcional) Se uma mensagem de erro for exibida e houver falha na instalação da região, digite o que se segue para obter o estado da região:
global# zoneadm -z lx-zone list -iv |
Se o estado estiver listado como configurada, faça as correções especificadas na mensagem e tente o comando zoneadm install novamente.
Se o estado estiver listado como incompleta, primeiro execute este comando:
global# zoneadm -z lx-zone uninstall |
Em seguida faça as correções especificadas na mensagem e tente o comando zoneadm install novamente.
Quando a instalação estiver concluída, use o subcomando list com as opções -i e -v para listar as regiões instaladas e verificar o status.
global# zoneadm list -iv |
Você verá uma exibição semelhante a esta:
ID NAME STATUS PATH BRAND IP 0 global running / native shared - lx-zone installed /export/home/lx-zone lx shared |
global# zoneadm -z lx-zone install -d /export/centos_fs_image.tar.bz2 |
Para instalação a partir de CD ou DVD, volfs deve estar ativado em seu sistema. É necessário especificar um pacote de clusters de software. Por exemplo, use development para instalar um ambiente completo, ou digite os nomes de clusters específicos. Se você não especificar um pacote de clusters, desktop será instalado por padrão. O dispositivo de CD é /cdrom/cdrom0 .
global# zoneadm -z lx-zone install -d /cdrom/cdrom0 development |
É necessário especificar um pacote de clusters de software. Use development para instalar um ambiente completo ou especifique determinados clusters. Se você não especificar um pacote de clusters, desktop será instalado por padrão. As imagens ISO do CentOS residem no diretório /export/centos_3.7.
global# zoneadm -z lx-zone install -d /export/centos_3.7 development |
Para mais informações sobre conjuntos de dados, consulte o Guia de administração do ZFS Oracle Solaris
Se a instalação de uma região falhar ou for interrompida, a região ficará no estado de incompleta. Use uninstall -F para redefinir a região como estado de configurada.
Quando instala a partir de um CD ou de imagens ISO, você pode instalar um subconjunto dos pacotes na mídia de instalação. Os subconjuntos disponíveis são núcleo, servidor, área de trabalho, desenvolvedor e todos.
É necessário ser administrador global na região global para executar este procedimento.
Torne-se superusuário ou assuma a função de administrador principal.
Para criar a função e atribuí-la a um usuário, consulte Using the Solaris Management Tools With RBAC (Task Map) no System Administration Guide: Basic Administration .
Instale somente o pacote do servidor:
global# zoneadm -z lx-zone install -d archive_path server |
Quando você instala uma região com marca lx, a rede é desativada. Use um procedimento como este para ativar rede.
É necessário que você seja o administrador de regiões para executar este procedimento.
Edite o arquivo /etc/sysconfig/network na região.
NETWORKING=yes HOSTNAME=your.hostname |
Para definir um domínio NIS, adicione uma linha semelhante à seguinte:
NISDOMAIN=domain.Sun.COM |
Para obter mais informações sobre configuração de rede ou serviços de nomes, consulte a documentação da distribuição do Linux.
Um identificador exclusivo universalmente (UUID) é atribuído a uma região quando ela é instalada. O UUID pode ser obtido usando-se zoneadm com o subcomando list e a opção -p. O UUID é o quinto campo da exibição.
Visualize os UUIDs para regiões que foram instaladas.
global# zoneadm list -p |
Você verá uma exibição semelhante a esta:
0:global:running:/::native 1:centos38:running:/zones/centos38:27fabdc8-d8ce-e8aa-9921-ad1ea23ab063:lx |
global# zoneadm -z lx-zone -u 61901255-35cf-40d6-d501-f37dc84eb504 list -v |
Se -u uuid-match e - z zonename estiverem presentes, a correspondência será feita com base no primeiro UUID. Se uma região com o UUID especificado for encontrada, essa região será usada e o parâmetro -z será ignorado. Se nenhuma região com o UUID especificado for encontrada, o sistema procurará pelo nome da região.
Regiões podem ser desinstaladas e reinstaladas com o mesmo nome com diferentes conteúdos. Regiões podem também ser renomeadas sem alteração do conteúdo. Por estas razões, o UUID é um manipulador mais confiável do que o nome da região.
Para mais informações, consulte zoneadm(1M) e libuuid(3LIB).
Se alterações administrativas no sistema tornaram uma região inutilizável ou inconsistente, é possível alterar o estado de uma região instalada para incompleta.
É necessário ser administrador global na região global para executar este procedimento.
Torne-se superusuário ou assuma a função de administrador principal.
Para criar a função e atribuí-la a um usuário, consulte Using the Solaris Management Tools With RBAC (Task Map) no System Administration Guide: Basic Administration .
Marque a região testzone incompleta.
global# zoneadm -z testzone mark incomplete |
Use o subcomando list com as opções -i e - v para verificar o status.
global# zoneadm list -iv |
Você verá uma exibição semelhante a esta:
ID NAME STATUS PATH BRAND IP 0 global running / native shared - testzone incomplete /export/home/testzone lx shared |
A marcação de uma região incompleta é irreversível. A única ação que pode ser tomada em uma região marcada como incompleta é desinstalar a região e retorná-la ao estado de configurada. Consulte Como desinstalar uma região com marca.
A transição para o estado preparado prepara a plataforma virtual para começar a executar os processos de usuário. Regiões no estado de preparada não têm quaisquer processos de usuário em execução.
Você pode ignorar este procedimento, se desejar inicializar a região e usá-la imediatamente. A transição para o estado de preparada é executada automaticamente quando você inicializa a região.
Consulte (Opcional) Como fazer a transição da região instalada para o estado de preparada.
A inicialização de uma região coloca a região no estado de execução. Uma região pode ser inicializada a partir do estado de preparada ou do estado de instalada. Uma região no estado de instalada que é inicializada transparentemente faz a transição do estado de preparada para o estado de execução. O login na região é permitido para regiões no estado de execução.
É necessário ser administrador global na região global para executar este procedimento.
Observe que não é possível inicializar uma região com marca em um sistema Trusted Solaris com rótulos ativados.
Torne-se superusuário ou assuma a função de administrador principal.
Para criar a função e atribuí-la a um usuário, consulte Using the Solaris Management Tools With RBAC (Task Map) no System Administration Guide: Basic Administration .
Use o comando zoneadm com a opção - z, o nome da região, que é lx-zone, e o subcomando boot para iniciar a região.
global# zoneadm -z lx-zone boot |
Quando a inicialização estiver concluída, use o subcomando list com a opção -v para verificar o status.
global# zoneadm list -v |
Você verá uma exibição semelhante a esta:
ID NAME STATUS PATH BRAND IP 0 global running / native shared 1 lx-zone running /export/home/lx-zone lx shared |
Inicialize uma região usando a opção -i altinit:
global# zoneadm -z lx-zone boot -- -i /path/to/process |
Se for exibida uma mensagem indicando que o sistema não pôde encontrar a máscara de rede a ser usada para o endereço IP especificado na configuração da região, consulte Aviso de netmasks exibido na inicialização da região. Observe que a mensagem é somente um aviso e o comando teve êxito.
É necessário ser o administrador global na zona global para executar este procedimento.
Torne-se superusuário ou assuma a função de administrador principal.
Para criar a função e atribuí-la a um usuário, consulte Using the Solaris Management Tools With RBAC (Task Map) no System Administration Guide: Basic Administration .
Inicialize a região no modo de usuário único.
global# zoneadm -z lx-zone boot -- -s |
Para efetuar login na região, consulte configuração, consulte Login em uma região com marca lx.