Guia de administração do sistema: gerenciamento de recursos Oracle Solaris Containers e Oracle Solaris Zones

ProcedureComo mover o zonepath para um novo host

Existem várias maneiras de criar um arquivo do zonepath. Por exemplo, você pode usar os comando cpio ou pax descritos nas páginas do manual cpio(1)) e pax(1).

Existem também várias maneiras de transferir o arquivo para o novo host. O mecanismo usado para transferir o zonepath do host de origem para o destino depende da configuração local. Em alguns casos, como um SAN, os dados do zonepath podem na verdade não ser movidos. SAN pode simplesmente se reconfigurado, de modo que zonepath seja visível para o novo host. Em outros casos, o zonepath poderia ser gravado em fita, e a fita enviada para um novo site.

Por este motivos, esta etapa não é automatizada. O administrador de sistema deve escolher a técnica mais apropriada para mover o zonepath para o novo host.

  1. Torne-se superusuário ou assuma a função de administrador principal.

    Para criar a função e atribuí-la a um usuário, consulte Using the Solaris Management Tools With RBAC (Task Map) no System Administration Guide: Basic Administration .

  2. Mova o zonepath para o novo host. Você pode usar o método descrito neste procedimento ou usar outro método de sua escolha.


Exemplo 37–1 Arquivamento e movimento do zonepath com o uso do comando tar

  1. Crie um arquivo tar do zonepath no host1 e transfira-o para o host2 usando o comando sftp.


    host1# cd /export/zones
    host1# tar cf lx-zone.tar lx-zone
    host1# sftp host2
    Connecting to host2...
    Password:
    sftp> cd /export/zones
    sftp> put lx-zone.tar
    Uploading lx-zone.tar to /export/zones/lx-zone.tar
    sftp> quit
    
  2. No host2, desempacote o arquivo tar.


    host2# cd /export/zones
    host2# tar xf lx-zone.tar
    

Para obter mais informações, consulte sftp(1) e tar(1).


Solução de problemas

Consulte Resolução de problemas com uma operação zoneadm attach para obter informações sobre resolução de problemas relacionados ao que se segue:

O usuário deve verificar se na nova máquina há suporte para o tipo de processador. Para obter mais informações, consulte Sobre a migração de uma região com marca lx.