Por padrão, a classe de agendamento de FSS usa o mesmo intervalo de prioridades (0 to 59) que as classes de agendamento de compartilhamento de tempo (TS), interativas (IA) e prioridade fixa (FX). Assim, deve-se evitar que processos destas classes de agendamento compartilhem o mesmo conjunto de processadores. Uma mistura de processos nas classes FSS, TS, IA e FX pode resultar em comportamento de agendamento inesperado.
Com o uso de conjuntos de processadores, você pode misturar TS, IA e FX com FSS em um sistema. No entanto, todos os processos executados em cada conjunto de processadores deve estar em uma classe de agendamento, para que não concorram pelas mesmas CPUs. O agendador FX em especial não deve ser usado juntamente com a classe de agendamento FSS, a menos que conjuntos de processadores sejam usados. Esta ação impede que aplicativos na classe FX usem prioridades altas o bastante para não abastecer aplicativos na classe FSS.
Você pode misturar processos nas classes TS e IA no mesmo conjunto de processadores, ou no mesmo sistema sem conjuntos de processadores.
O sistema do Solaris também oferece um agendador em tempo real (RT) a usuários com privilégios de superusuários. Por padrão, a classe de agendamento RT usa prioridades de sistema em um intervalo diferente (em geral de 100 a 159) do FSS. Uma vez que RT e FSS usa intervalos de prioridade de disjunção, ou não sobreposição, FSS pode coexistir com a classe de agendamento RT dentro do mesmo conjunto de processadores. No entanto, a classe de agendamento FSS não tem qualquer controle sobre processos executados na classe RT.
Por exemplo, em um sistema de quatro processadores, um processo RT de monossegmentado pode consumir um processador inteiro, se o processo estiver vinculado à CPU. Se o sistema também executar FSS, processos de usuário regulares concorrem pelas três CPUs restantes que não estão sendo usadas pelo processo RT. Observe que o processo RT pode não usar a CPU continuamente. Quando o processo RT está ocioso, FSS utiliza todos os quatro processadores.
Você pode digitar o comando abaixo para identificar em quais classes de agendamento os conjuntos de processadores estão sendo executados e assegurar que cada conjunto de processadores seja configurado para executar processos TS, IA, FX ou FSS.
$ ps -ef -o pset,class | grep -v CLS | sort | uniq 1 FSS 1 SYS 2 TS 2 RT 3 FX |