Se você selecionar files como fonte do banco de dados de project no arquivo nsswitch.conf, o processo de login procurará informações do projeto no arquivo /etc/project. Para obter mais informações, consulte as páginas do manual projects(1) e project(4).
O arquivo project contém uma entrada de uma linha da seguinte forma para cada projeto reconhecido pelo sistema:
projname:projid:comment:user-list:group-list:attributes |
Os campos são definidos como a seguir:
O nome do projeto. O nome deve ser uma seqüência formada por caracteres alfanuméricos, caractere sublinhado (_), hifens (-) e pontos (.). O ponto, que é reservado para projetos com significado especial para o sistema operacional, podem somente ser usados nos nomes de projetos padrão para usuários. projname não pode conter dois-pontos (: ) ou caracteres de mudança de linha.
O ID numérico exclusivo do projeto (PROJID) dentro do sistema. O valor máximo do campo projid é UID_MAX ( 2147483647).
Uma descrição do projeto.
Uma lista separada por vírgulas de usuários que têm permissão para o projeto.
Curingas podem ser usados neste campo. Um asterisco (*) permite que todos os usuários se unam ao projeto. Um ponto de exclamação seguido por um asterisco (!*) exclui todos os usuários do projeto. Um ponto de exclamação (!) seguido por um nome de usuário exclui do projeto o usuário especificado.
Uma lista separada por vírgulas de grupos de usuários que tem permissão para o projeto.
Curingas podem ser usados neste campo. Um asterisco (*) permite que todos os grupos se unam ao projeto. Um ponto de exclamação seguido por um asterisco (!*) exclui todos os grupos do projeto. Um ponto de exclamação (!) seguido por um nome de grupo exclui do projeto o grupo especificado.
Uma lista de pares de nome-valor separada por ponto-e-vírgula, como controles de recursos (consulte o Capítulo 6Controles de recursos (visão geral)). name é uma seqüência arbitrária que especifica o atributo relacionado a objeto, e value é o valor opcional para esse atributo.
name[=value] |
No par nome-valor, nomes são limitados a letras, dígitos, sublinhados e pontos. Um ponto é convencionalmente usado como um separador entre as categorias e subcategorias do controle de recursos (rctl). O primeiro caractere de um nome de atributo deve ser uma letra. O nome diferencia maiúsculas de minúsculas.
Valores podem ser estruturados pelo uso de vírgulas e parênteses para estabelecer precedência.
Um ponto-e-vírgula é usado para separar pares nome-valor. Um ponto-e vírgula não pode ser usado em uma definição de valor. Dois-pontos é usado para separar campos de projeto. Dois-pontos não pode ser usado em uma definição de valor.
Rotinas que lêem este arquivo são interrompidas quando encontram uma entrada incorreta. Não há atribuição para quaisquer projetos que sejam especificados após a entrada incorreta.
Este exemplo mostra o arquivo padrão /etc/project:
system:0:System::: user.root:1:Super-User::: noproject:2:No Project::: default:3:::: group.staff:10:::: |
Este exemplo mostra o arquivo padrão /etc/project com entradas de projeto adicionadas no fim:
system:0:System::: user.root:1:Super-User::: noproject:2:No Project::: default:3:::: group.staff:10:::: user.ml:2424:Lyle Personal::: booksite:4113:Book Auction Project:ml,mp,jtd,kjh:: |
Você também pode adicionar controles de recursos e atributos ao arquivo /etc/project :
Para adicionar controles de recursos para um projeto, consulte Configuração de controles de recursos.
Para definir um limite de recursos da memória física para um projeto usando o resource capping daemon descrito em rcapd(1M), consulte Atributo para limitar o uso da memória física em projetos.
Para adicionar um atributo project.pool à entrada de um projeto, consulte Criação da configuração.