Guia de administração do sistema: gerenciamento de recursos Oracle Solaris Containers e Oracle Solaris Zones

Formato de arquivo /etc/project local

Se você selecionar files como fonte do banco de dados de project no arquivo nsswitch.conf, o processo de login procurará informações do projeto no arquivo /etc/project. Para obter mais informações, consulte as páginas do manual projects(1) e project(4).

O arquivo project contém uma entrada de uma linha da seguinte forma para cada projeto reconhecido pelo sistema:


projname:projid:comment:user-list:group-list:attributes

Os campos são definidos como a seguir:

projname

O nome do projeto. O nome deve ser uma seqüência formada por caracteres alfanuméricos, caractere sublinhado (_), hifens (-) e pontos (.). O ponto, que é reservado para projetos com significado especial para o sistema operacional, podem somente ser usados nos nomes de projetos padrão para usuários. projname não pode conter dois-pontos (: ) ou caracteres de mudança de linha.

projid

O ID numérico exclusivo do projeto (PROJID) dentro do sistema. O valor máximo do campo projid é UID_MAX ( 2147483647).

comment

Uma descrição do projeto.

user-list

Uma lista separada por vírgulas de usuários que têm permissão para o projeto.

Curingas podem ser usados neste campo. Um asterisco (*) permite que todos os usuários se unam ao projeto. Um ponto de exclamação seguido por um asterisco (!*) exclui todos os usuários do projeto. Um ponto de exclamação (!) seguido por um nome de usuário exclui do projeto o usuário especificado.

group-list

Uma lista separada por vírgulas de grupos de usuários que tem permissão para o projeto.

Curingas podem ser usados neste campo. Um asterisco (*) permite que todos os grupos se unam ao projeto. Um ponto de exclamação seguido por um asterisco (!*) exclui todos os grupos do projeto. Um ponto de exclamação (!) seguido por um nome de grupo exclui do projeto o grupo especificado.

attributes

Uma lista de pares de nome-valor separada por ponto-e-vírgula, como controles de recursos (consulte o Capítulo 6Controles de recursos (visão geral)). name é uma seqüência arbitrária que especifica o atributo relacionado a objeto, e value é o valor opcional para esse atributo.


name[=value]

No par nome-valor, nomes são limitados a letras, dígitos, sublinhados e pontos. Um ponto é convencionalmente usado como um separador entre as categorias e subcategorias do controle de recursos (rctl). O primeiro caractere de um nome de atributo deve ser uma letra. O nome diferencia maiúsculas de minúsculas.

Valores podem ser estruturados pelo uso de vírgulas e parênteses para estabelecer precedência.

Um ponto-e-vírgula é usado para separar pares nome-valor. Um ponto-e vírgula não pode ser usado em uma definição de valor. Dois-pontos é usado para separar campos de projeto. Dois-pontos não pode ser usado em uma definição de valor.


Observação –

Rotinas que lêem este arquivo são interrompidas quando encontram uma entrada incorreta. Não há atribuição para quaisquer projetos que sejam especificados após a entrada incorreta.


Este exemplo mostra o arquivo padrão /etc/project:


system:0:System:::
user.root:1:Super-User:::
noproject:2:No Project:::
default:3::::
group.staff:10::::

Este exemplo mostra o arquivo padrão /etc/project com entradas de projeto adicionadas no fim:


system:0:System:::
user.root:1:Super-User:::
noproject:2:No Project:::
default:3::::
group.staff:10::::
user.ml:2424:Lyle Personal:::
booksite:4113:Book Auction Project:ml,mp,jtd,kjh::

Você também pode adicionar controles de recursos e atributos ao arquivo /etc/project :