Guia de administração do sistema: gerenciamento de recursos Oracle Solaris Containers e Oracle Solaris Zones

Facilidades de projeto e tarefa

Para otimizar a resposta da carga de trabalho, é necessário primeiro poder identificar as cargas de trabalho que estão em execução no sistema que você está analisando. Pode ser difícil de obter esta informação usando um isoladamente um método puramente orientado a processo ou orientado a usuário. No sistema do Solaris, há duas facilidades adicionais que podem ser usadas para separar e identificar cargas de trabalho: o projeto e a tarefa. O projeto fornece um identificador administrativo da rede geral para trabalhos relacionados. A tarefa coleta um grupo de processos em uma entidade gerenciável que representa um componente de carga de trabalho.

Os controles especificados no banco de dados do serviço de nome do project são definidos no processo, na tarefa e no projeto. Uma vez que controles de processo e tarefa são herdados nas chamadas do sistema fork e settaskid, todos os processos e tarefas criados dentro do projeto herdam esses controles. Para obter informações sobre essas chamadas do sistema, consulte as páginas do manual fork(2) e settaskid(2).

Com base na associação ao projeto ou à tarefa, os processos em execução podem ser manipulados com comandos padrão do Solaris. A facilidade da contabilidade estendida pode relatar uso de processo e uso de tarefa, e etiquetar cada registro com o identificador de projeto em vigor. Esse processo permite que a análise de carga de trabalho off-line seja correlacionada com a monitoração on-line. O identificador de projeto pode ser compartilhado em várias máquinas através do banco de dados do serviço de nome do project. Assim, o consumo de recursos de cargas de trabalho relacionadas que são executados (ou abarcados) em várias máquinas pode, basicamente, ser analisado em todas as máquinas.