Este capítulo trata de login em regiões da região global.
Os tópicos a seguir são tratados neste capítulo:
Para procedimentos e informações uso, consulte o Capítulo 22Login em regiões não globais (tarefas).
Após instalar uma região, é necessário efetuar login na região para concluir o ambiente do aplicativo. Você pode ainda efetuar login na região para executar tarefas administrativas. A menos que a opção -C seja usada para conectar com o console da região, o login em uma região usando-se zlogin inicia uma nova tarefa. Uma tarefa não pode abarcar duas regiões.
O comando zlogin é usado para efetuar o login da região global para qualquer região que esteja no estado de execução ou no estado de preparada.
Somente o comando zlogin com a opção -C pode ser usado para efetuar login em uma região que não esteja no estado de execução.
Como descrito em Como usar o modo não interativo para acessar uma região, você pode usar o comando zlogin no modo não interativo fornecendo um comando para ser executado no interior da região. No entanto, o comando ou quaisquer arquivos sobre os quais o comando atua não podem residir em NFS. O comando falhará se qualquer um dos arquivos abertos ou qualquer parte do espaço de endereço residirem em NFS. O espaço de endereço inclui o próprio executável do comando e as bibliotecas vinculadas do comando.
O comando zlogin pode ser usado somente pelo administrador global que opera na região global. Para obter mais informações, consulte a página do manual zlogin(1).
Após a instalação, a região está em um estado de não configurada. A região não tem uma configuração interna para serviços de identificação, o local e o fuso horário não foram definidos e várias outras tarefas de configuração não foram executadas. Portanto, os programas sysidtool são executados na primeira vez que o login do console da região é usado. Para obter mais informações, consulte a página do manual sysidtool(1M).
Dois métodos estão disponíveis para executar a configuração necessária:
Login no console da região, que inicia uma série de perguntas do sistema. Prepare-se para responder ao seguinte:
Idioma
Tipo de terminal em uso
Nome do host
Política de segurança (Kerberos ou UNIX padrão)
Tipo de serviço de identificação (None é uma resposta válida)
Domínio do serviço de identificação
Servidor de nome
Fuso horário padrão
Senha raiz
O procedimento é descrito em Execução da configuração de região interna inicial.
O arquivo /etc/sysidcfg, que você pode criar e colocar no interior da região antes de inicializar a região pela primeira vez. Para obter mais informações, consulte a página do manual sysidcfg(4).
Esta seção descreve os métodos que você pode usar para efetuar login em uma região.
Cada região mantém um console virtual, /dev/console . Ações executadas no console são conhecidas como modo de console. O console da região é estreitamente análogo a um console serial em um sistema. Conexões ao console persistem entre reinicializações de regiões. Para entender como o modo de console difere de uma sessão de login como telnet, consulte Login remoto.
O console da região é acessado usando-se o comando zlogin com a opção -C e zonename. Não é necessário que a região esteja no estado de execução.
Processos no interior da região podem abrir e gravar mensagens para o console. Se existir o processo zlogin -C, outro processo poderá acessar o console.
Para efetuar login em uma região com um nome de usuário, use o comando zlogin com a opção -l, o nome de usuário e zonename. Por exemplo, o administrador da região global pode efetuar login como um usuário normal na região não global especificando a opção -l para zlogin :
global# zlogin -l user zonename |
Para efetuar login como usuário root, use o comando zlogin sem opções.
Se ocorrer um problema de login e você não puder usar o comando zlogin ou o comando zlogin com a opção -C para acessar a região, uma alternativa será oferecida. Você pode entrar em uma região usando o comando zlogin com a opção (segura) -S. Somente use este modo para recuperar uma região danificada quando outras formas de login não forem bem-sucedidas. Neste ambiente mínimo, talvez seja possível diagnosticar o motivo por que o login na região falha.
A capacidade de efetuar login remotamente em uma região depende da seleção de serviços de rede que você estabelece. Por padrão, logons através de rlogin, ssh e telnet funcionam normalmente. Para obter mais informações sobre estes comandos, consulte rlogin(1), ssh(1), e telnet(1).
Outros dois métodos para acessar a região e para executar comandos no interior da região também são fornecidos pelo comando zlogin. Estes métodos são o modo interativo e o modo não interativo.
No modo interativo, um novo pseudoterminal é alocado para uso no interior da região. Ao contrário do modo de console, em que acesso exclusivo ao dispositivo do console é concedido, um número arbitrário de sessões de zlogin pode ser aberto a qualquer momento no modo interativo. O modo interativo é ativado quando você não inclui um comando a ser emitido. Programas que requerem um dispositivo de terminal, como um editor, operam corretamente neste modo.
O modo não interativo é usado para executar scripts de shell que administram a região. O modo não interativo não aloca um novo pseudoterminal. O modo não interativo é ativado quando você fornece um comando a ser executado no interior da região.