Guia de administração do sistema: gerenciamento de recursos Oracle Solaris Containers e Oracle Solaris Zones
Parâmetro de pacote SUNW_PKG_ALLZONES
O parâmetro de pacote SUNW_PKG_ALLZONES opcional descreve o escopo da região de um pacote. Este parâmetro define o seguinte:
O parâmetro de pacote SUNW_PKG_ALLZONES tem dois valores permissíveis. Esses valores são true e false. O valor padrão é false. Se este parâmetro não for definido ou for definido com um valor diferente de true ou false, o valor false será usado.
O parâmetro SUNW_PKG_ALLZONES deve ser definido como true para pacotes que devem ser a mesma versão de pacote e o mesmo nível de revisão de correção em todas as regiões. Qualquer pacote que entregue funcionalidade dependente de um determinado kernel do Solaris, por exemplo do Solaris 10, deve definir este parâmetro como true. Qualquer correção de um pacote deve definir o parâmetro SUNW_PKG_ALLZONES como o mesmo valor que é definido no pacote instalado que está sendo corrigido. O nível de revisão da correção para qualquer pacote que define este parâmetro como true deve ser o mesmo em todas as regiões.
Pacotes que entregam funcionalidade não dependente de um determinado kernel do Solaris, como pacotes de terceiros ou compiladores da Sun, devem definir este parâmetro como false. Qualquer correção para um pacote que define este parâmetro como false deve também definir este parâmetro como false. Tanto a versão do pacote como o nível de revisão de correção para qualquer pacote que defina este parâmetro como false podem ser diferentes entre regiões. Por exemplo, duas regiões não globais podem cada uma ter uma versão diferente de um servidor da Web instalado.
Os valores do parâmetro de pacote SUNW_PKG_ALLZONES são descritos na tabela abaixo.
Tabela 25–2 Parâmetro de pacote
SUNW_PKG_ALLZONES
Valor
|
Descrição
|
false
|
Este pacote pode ser instalado somente da região global para a região global, ou para a região global e todas as regiões não globais. O pacote também pode ser instalado de qualquer região não global para a mesma região não global.
-
O administrador global pode instalar o pacote somente da região global.
-
O administrador global pode instalar o pacote na região global e em todas as regiões não globais.
-
O administrador de região pode instalar o pacote em uma região não global.
Se removido da região global, o pacote não será removidos de outras regiões. O pacote pode ser removido de regiões não globais individuais.
-
Não é necessário que o pacote seja instalado na região global.
-
Não é necessário que o pacote seja instalado em qualquer região não global.
-
Não é necessário que o pacote seja idêntico em todas as regiões. Diferentes versões do pacote podem existir em regiões individuais.
-
O pacote entrega software que não é implicitamente compartilhado em todas as regiões. Isso significa que o pacote não é específico do sistema operacional. A maioria dos softwares no nível de aplicativo se encaixa nesta categoria. Exemplos incluem o produto StarOffice ou um servidor da Web.
|
true
|
Se instalado na região global, este pacote deve também ser instalado em todas as regiões não globais. Se removido da região global, o pacote deve também ser removido de todas as regiões não globais.
-
Se o pacote for instalado, deve ser instalado na região global. O pacote é então instalado automaticamente em todas as regiões não globais.
-
A versão do pacote deve ser idêntica em todas as regiões.
-
O pacote entrega software que é compartilhado implicitamente em todas as regiões. O pacote é dependente das versões de software que são compartilhadas implicitamente em todas as regiões. O pacote deve ser visível em todas as regiões não globais. Exemplos incluem módulos de kernel.
Esses pacotes permitem que a região não global resolva dependências de pacotes que são instalados na região global, requerendo que o pacote inteiro seja instalado em todas as regiões não globais.
-
Somente o administrador global pode instalar o pacote. Um administrador de região não pode instalar o pacote em uma região não global.
|