Uma região não global pode estar em um dos seis estados seguintes:
A configuração da região está completa e comprometida no armazenamento. No entanto, esses elementos do ambiente de aplicativo da região que devem ser especificados após a inicialização inicial ainda não estão presentes.
Durante uma operação de instalação ou desinstalação, zoneadm define o estado da região de destino como incompleto. Após a conclusão bem-sucedida da operação, o estado ß definido para o estado correto.
A configuração da região é instanciada no sistema. O comando zoneadm é usado para verificar se a configuração pode ser usada com êxito no sistema do Solaris designado. Pacotes são instalados sob o caminho raiz da região. Neste estado, a região não tem plataforma virtual associada.
A plataforma virtual para a região é estabelecida. O kernel cria o processo zsched, interfaces de rede são configuradas disponibilizadas para a rede, sistemas de arquivos são montados e dispositivos são configurados. Um ID de região exclusivo é atribuído pelo sistema. Neste estágio, nenhum processo associado à região foi iniciado.
Processos de usuário associados ao ambiente de aplicativo da região estão em execução. A região entra no estado de execução assim que o primeiro processo de usuário associado ao ambiente de aplicativo (init) é criado.
Estes estados são estados de transição que são visíveis enquanto a região está sendo parada. No entanto, a região que não pode desligar por alguma razão irá parar em um destes estados.
O Capítulo 20Instalação, inicialização, parada, desinstalação e clonagem de regiões não globais (tarefas) e a página do manual zoneadm(1M) descrevem como usar o comando zoneadm para iniciar transições entre estes estados.
Tabela 16–1 Comandos que afetam o estado da região
Estado atual da região |
Comandos aplicáveis |
---|---|
Configurado |
zonecfg -z zonename verify zonecfg -z zonename commit zonecfg -z zonename delete zoneadm -z zonename attach zoneadm -z zonename verify zoneadm -z zonename install zoneadm -z zonename clone Você pode também usar zonecfg para renomear uma região no estado de configurado ou instalado. |
Incompleto |
zoneadm -z zonename uninstall |
Instalado |
zoneadm -z zonename ready (opcional) zoneadm -z zonename boot zoneadm -z zonename uninstall desinstala do sistema a configuração da região especificada. zoneadm -z zonename move path zoneadm -z zonename detach zonecfg -z zonename podem ser usados para adicionar ou remover uma propriedade de attr, bootargs, capped-memory, dataset, dedicated-cpu, device, fs, ip-type, limitpriv , net, rctl,ou scheduling-class . Você pode também renomear uma região no estado de instalado. Os recursos inherit-pkg-dir não podem ser alterados. |
Preparado |
zoneadm -z zonename boot zoneadm halt e reinicialização do sistema retornam uma região no estado de preparado para o estado de instalado. zonecfg -z zonename podem ser usados para adicionar ou remover uma propriedade de attr, bootargs, capped-memory, dataset, dedicated-cpu, device, fs, ip-type, limitpriv , net, rctl,ou scheduling-class . Os recursos inherit-pkg-dir não podem ser alterados. |
Execução |
zlogin options zonename zoneadm -z zonename reboot zoneadm -z zonename halt retorna uma região preparada para o estado de instalada. zoneadm halt e a reinicialização do sistema retorna uma região no estado de execução para o estado de instalada. zonecfg -z zonename podem ser usados para adicionar ou remover uma propriedade de attr, bootargs, capped-memory, dataset, dedicated-cpu, device, fs, ip-type, limitpriv , net, rctl,ou scheduling-class . Os recursos zonepath e inherit-pkg-dir não podem ser alterados. |
Parâmetros alterados através de zonecfg não afetam uma região em execução. A região deve ser reinicializada para as alterações entrarem em vigor.