Gerenciando ambientes de inicialização com o Oracle Solaris 11 Express

Capítulo 3 beadm Suporte para regiões

A tecnologia de particionamento de regiões é utilizada para virtualizar serviços de sistemas operacionais e oferecer um ambiente isolado e seguro para a execução de aplicativos. Cada sistema Oracle Solaris é uma região global. Em uma região global, é possível criar regiões não globais específicas.

Para mais informações sobre como criar e administrar regiões não globais no sistema, consulte Parte II, Oracle Solaris Zones, no System Administration Guide: Oracle Solaris Zones, Oracle Solaris 10 Containers, and Resource Management.

O utilitário beadm inclui suporte a regiões não globais.

Limitações do suporte para regiões

Observe as seguintes limitações de suporte para regiões não globais do utilitário beadm e em processos relacionados:

Especificações do suporte para regiões

O comando beadm afeta as regiões não globais dos ambientes de inicialização da seguinte forma.

beadm create

Ao clonar um ambiente de inicialização com o comando beadm create, todas as regiões suportadas nesse ambiente de inicialização são copiadas para o novo ambiente de inicialização.

beadm destroy

Quando você destrói um ambiente de inicialização inativo, as regiões pertencentes a esse ambiente também são destruídas.

beadm mount

Ao montar um ambiente de inicialização, as regiões suportadas nesse ambiente são montadas em relação aos pontos de montagem do ambiente.

beadm unmount

Quando você desmonta um ambiente, as regiões desse ambiente também são desmontadas. Todos os pontos de montagem retornam aos seus estados anteriores à montagem.

beadm rename

Quando você renomeia um ambiente de inicialização, essa alteração não afeta os nomes das regiões nem os nomes dos conjuntos de dados usados para essas regiões nesse ambiente de inicialização. A alteração não afeta os relacionamentos entre as regiões e seus ambientes de inicialização relacionados.

Convenções de nomenclatura de regiões

O utilitário beadm gerencia, automaticamente, todas as tarefas de nomenclatura de regiões para os processos beadm. Apenas para sua referência, esta seção descreve as convenções de nomenclatura de regiões que são usadas automaticamente pelo utilitário beadm.

Um nome de conjunto de dados raiz de região é especificado no seguinte formato:


<zonepath dataset>/ROOT/<zone root>

Por exemplo:


rpool/zones/zone1/ROOT

Quando uma região é copiada de um ambiente de inicialização para outro, somente os conjuntos de dados que estiverem no conjunto de dados raiz da região serão copiados.

Um conjunto de dados pode ser compartilhado entre ambientes de inicialização de região. Um conjunto de dados compartilhado é identificado com este formato:


<zonepath dataset>/export

Por exemplo:


rpool/zones/zone1/export

Um conjunto de dados deve ser adicionado explicitamente durante a configuração de regiões. Não será possível clonar um conjunto de dados compartilhado quando o conjunto de dados da região for clonado.


Exemplo 3–1 Exemplo de regiões não globais

Este exemplo mostra o impacto do comando beadm create nas regiões durante a clonagem de um ambiente de inicialização que contém duas regiões não globais.

Execute o comando a seguir para clonar o ambiente de inicialização e nomear o novo ambiente de inicialização opensolaris-1:


beadm create opensolaris-1

O conjunto de dados raiz do novo ambiente de inicialização está em rpool/ROOT/opensolaris-1. A cópia da região z1 para o novo ambiente de inicialização tem seu conjunto de dados raiz em rpool/zones/z1/ROOT/zbe-1.


Observação –

As propriedades ZFS de cada conjunto de dados rastreiam os relacionamentos entre os conjuntos de dados originais e clonados, os relacionamentos entre regiões não globais e seus ambientes de inicialização pai.


Recursos adicionais

Para obter mais informações sobre o sistema operacional Oracle Solaris, consulte as referências a seguir.

Tabela 3–1 Documentação Oracle Solaris

Documento 

Descrição 

Iniciando com o OpenSolaris 2010.05

Instruções de instalação e de atualização do sistema operacional Oracle Solaris. 

Oracle Solaris 11 Express Image Packaging System Guide

Instruções de utilização do Gerenciador de pacotes e do comando pkg para instalar e atualizar pacotes no sistema Oracle Solaris.