Gerenciando ambientes de inicialização com o Oracle Solaris 11 Express

Capítulo 1 Introdução aos ambientes de inicialização

Um ambiente de inicialização é uma instância inicializável de uma imagem do sistema operacional Oracle Solaris e de quaisquer outros pacotes de software aplicativos instalados nessa imagem. Os administradores de sistema podem manter vários ambientes de inicialização no sistema, e cada ambiente de inicialização pode ter diferentes versões de software instaladas.

Após a instalação inicial da versão do Oracle Solaris no sistema, um ambiente de inicialização será criado. Utilize o utilitário beadm(1M) para administrar ambientes de inicialização adicionais no sistema.

Por que utilizar vários ambientes de inicialização?

Com vários ambientes de inicialização, o processo de atualização de softwares torna-se menos arriscado porque os administradores de sistema podem criar ambientes de inicialização de backup antes de realizar quaisquer atualizações no sistema. Se necessário, eles têm a opção de inicializar um ambiente de inicialização de backup.

Aqui estão alguns exemplos específicos mostrando como é útil possuir mais de um ambiente de inicialização do Oracle Solaris e gerenciá-los com o utilitário beadml:

GUIs do Gerenciador de pacotes e do Gerenciador de atualização

É possível gerenciar os ambientes de inicialização no sistema utilizando o comando beadm, o Gerenciador de pacotes ou o Gerenciador de atualização.

O Gerenciador de pacotes e o Gerenciador de atualização são interfaces de usuário gráficas que permitem instalar, atualizar e gerenciar pacotes no sistema instalado. O Gerenciador de pacotes e o Gerenciador de atualização estão disponíveis na barra de menu da área de trabalho do sistema operacional Oracle Solaris. Na barra de menu da área de trabalho, vá para Sistema>Administração e selecione o Gerenciador de pacotes ou o Gerenciador de atualização.

Se você utilizar o Gerenciador de pacotes ou o Gerenciador de atualização para instalar ou atualizar os pacotes no sistema, um clone do ambiente de inicialização ativo será criado com as alterações feitas nesse clone. Se um clone for criado, se tornará o ambiente de inicialização ou reinicialização ativo. É possível utilizar o comando beadm list para visualizar uma lista de todos os ambientes de inicialização do sistema. Você ainda pode reativar o ambiente de inicialização original.

É possível utilizar o Gerenciador de pacotes e o Gerenciador de atualização para gerenciar seus ambientes de inicialização como a seguir.

Para obter instruções, consulte a ajuda on-line disponível no Gerenciador de pacotes e no Gerenciador de atualização. Consulte também Capítulo 2, IPS Graphical User Interfaces, no Oracle Solaris 11 Express Image Packaging System Guide.

O Gerenciador de pacotes e o Gerenciador de atualização, no entanto, não oferecem todas as opções de gerenciamento de ambientes de inicialização que estão disponíveis ao utilizar o comando beadm, conforme descrito nas seções a seguir.

Recursos do utilitário beadm

O utilitário beadm possui os seguintes recursos:

O utilitário beadm permite realizar as seguintes tarefas:

Requisitos do utilitário beadm

Para a versão do Oracle Solaris 11 Express, a fim de utilizar o utilitário beadm para gerenciar os ambientes de inicialização, o sistema deve atender aos requisitos a seguir.

Tabela 1–1 Requisitos do sistema

Requisito 

Descrição 

Sistema operacional Oracle Solaris 

Instale a versão Oracle Solaris no sistema. Para mais instruções, consulte Capítulo 3, Instalando o sistema operacional OpenSolaris 2010.05, no Iniciando com o OpenSolaris 2010.05. Para mais instruções sobre como atualizar um sistema operacional OpenSolaris para a versão Oracle Solaris Express, consulte Notas de versão do OpenSolaris 2010.05.

Sistemas de arquivos ZFS 

O utilitário beadm se destina a sistemas de arquivos ZFS.

Limitações da versão atual

Observe as limitações a seguir.