Primeiros passos com o Oracle Solaris 11 Express

Capítulo 8 Mantendo o seu sistema atualizado

Após ter instalado o Oracle Solaris, é possível adicionar, remover e atualizar pacotes no seu sistema. É possível atualizar pacotes individuais, ou atualizar todos aqueles pacotes, em uma imagem que possui atualizações disponíveis ao utilizar a ferramenta GUI IPS (Gerenciador de pacotes e Gerenciador de atualizações) ou o IPS CLI.

Atualizando os pacotes de software do sistema

Para manter seu sistema atualizado, é possível atualizar através os pacotes instalados em seu sistema que possuem atualizações disponíveis. Essa ação atualiza pacotes que talvez você não considere como atualizações, por exemplo, componentes kernel ou outros pacotes de baixo nível do sistema.

Para exibir uma lista de todos os pacotes do seu sistema que possuem atualizações disponíveis, utilize um dos métodos a seguir:

Quando determinados pacotes são atualizados, como, alguns drivers e outros componentes kernel, o sistema efetua as ações a seguir:

  1. Cria um clone do ambiente de inicialização (BE) atual que é uma imagem inicializável.

  2. Atualiza os pacotes no clone, mas não atualiza nenhum pacote no BE atual.

  3. Define o novo BE como a escolha de inicialização padrão na próxima vez em que o sistema for inicializado. O BE atual permanece como uma escolha de inicialização alternativa.

Utilize o comando beadm para criar, renomear, montar, desmontar, ativar ou destruir BEs. Você pode utilizar o Gerenciador de pacotes para ativar, renomear e excluir BEs.

Para obter mais informações, consulte Informações relacionadas.

Atualizando pacotes individuais de software ao utilizar comandos pkg

Para atualizar pacotes individuais de software no sistema, utilize o comando pkg install. É possível utilizar também o Gerenciador de pacotes para atualizar um pacote específico. Quaisquer pacotes dependentes também são instalados ou atualizados ao mesmo tempo.

Para obter mais informações, consulte a página do manual pkg(1).

Gerenciando vários ambientes de inicialização

Um ambiente de inicialização, também chamado de BE, é uma instância inicializável de uma imagem do sistema operacional Oracle Solaris e de qualquer outro pacote de software aplicativo que esteja instalado nessa imagem. É possível manter vários ambientes de inicialização em um único sistema e cada ambiente de inicialização pode ter uma diferente versão de software instalada.

Na instalação inicial do sistema operacional, um ambiente de inicialização é criado no sistema. Utilize a ferramenta Gerenciamento de ambiente de inicialização ou o comando beadm para administrar ambientes de inicialização adicionais no seu sistema.

Por que utilizar vários ambientes de inicialização?

Com vários ambientes de inicialização, o processo de atualização de softwares se torna uma operação de baixo risco porque você tem a opção de criar ambientes de inicialização de backup antes de fazer atualizações de software no seu sistema. Se necessário, é possível inicializar um ambiente de inicialização de backup.


Observação –

O processo de criar ambientes de inicialização de backup não cria um backup de todos os arquivos no seu sistema e não é o mesmo que fazer o backup de um sistema de arquivos.


A habilidade de criar diferentes ambientes de inicialização permite que se tenha vários ambientes para diversas versões das ferramentas que você utiliza. Os arquivos compartilhados não são afetados ao se criar um novo ambiente de inicialização. Se você modificar arquivos em um novo ambiente de inicialização e, em seguida, inicializar um ambiente de inicialização antigo, os arquivos também são modificados neste ambiente de inicialização. Não é possível recuperar uma versão antiga de um arquivo compartilhado de um ambiente de inicialização antigo.

É possível manter mais de um ambiente de inicialização no seu sistema ao mesmo tempo e executar diversas atualizações em cada um deles. Por exemplo, você pode usar o comando beadm create para clonar um ambiente de inicialização. Um clone é uma cópia inicializável de um ambiente de inicialização. Depois, você poderá instalar, testar e atualizar diferentes pacotes de software no ambiente de inicialização original e no seu clone.

Mesmo que apenas um ambiente de inicialização possa estar ativo em um determinado momento, é possível montar um ambiente de inicialização inativo usando o comando beadm mount. Em seguida, é possível utilizar o comando pkg update para atualizar todos os pacotes de tal ambiente inativo montado que possuem atualizações disponíveis. É possível também utilizar o comando pkg installpackage-name com a opção -R para atualizar pacotes específicos nesse ambiente de inicialização.

Gerenciando ambientes de inicialização com o Gerenciador de pacotes

Você pode usar o Gerenciador de pacotes para gerenciar seus ambientes de inicialização.

Com o Gerenciador de pacotes, é possível realizar as seguintes tarefas de gerenciamento de ambientes de inicialização:


Observação –

A utilização do Gerenciador de pacotes para gerenciar os ambientes de inicialização na área de trabalho não oferece todas as opções de gerenciamento disponíveis ao utilizar o comando beadm. Para obter mais informações, consulte a página do manual beadm(1M)


ProcedureComo gerenciar ambientes de inicialização na área de trabalho

  1. Inicie o Gerenciador de pacotes selecionando Sistema -> Administração -> Gerenciador de pacotes ou clicando no ícone Gerenciador de pacotes localizado na área de trabalho.

  2. Selecione Arquivo -> Gerenciar ambientes de inicialização.

    A janela Gerenciamento de ambiente de inicialização é aberta, exibindo todos os ambientes de inicialização disponíveis que estão no sistema instalado. Também é exibido o nome do sistema operacional, a data em que o ambiente de inicialização foi criado e o tamanho do ambiente de inicialização em GB.

    • Para excluir um ambiente de inicialização, clique em Excluir e, em seguida, em OK.

    • Para alterar o ambiente de inicialização padrão, coloque uma marca de verificação próxima ao novo ambiente de inicialização padrão e clique em OK.

    • Para ativar um novo ambiente de inicialização, clique em Ativar na reinicialização e, em seguida, em OK.

      O novo ambiente de inicialização se torna ativo após a próxima reinicialização do sistema.

Informações relacionadas

Veja os recursos adicionais a seguir para mais informações.

Tópico 

Onde encontrar mais informações 

Saiba mais sobre como manter seu sistema atualizado utilizando o Gerenciador de pacotes. 

Oracle Solaris 11 Express Image Packaging System Guide

Consulte a ajuda on-line do Gerenciador de pacotes 

Saiba mais sobre como utilizar o Gerenciador de atualizações. 

Using Update Manager no Oracle Solaris 11 Express Image Packaging System Guide

Saiba mais sobre como gerenciar ambientes de inicialização. 

Gerenciando ambientes de inicialização com o Oracle Solaris 11 Express