Primeiros passos com o Oracle Solaris 11 Express

Capítulo 4 Verificando e completando o sistema instalado

Esse capítulo inclui as seguintes informações para ajudá-lo a completar a configuração do seu sistema instalado.

Gerenciando a sua conexão de rede automática

O recurso Network Auto-Magic (NWAM) do Oracle Solaris simplifica a configuração da rede ao endereçar configurações de Ethernet e WiFi básicas e moderadas, como a conexão a sua rede com fio ou sem fio e ao exibir notificações sobre o status de sua conexão de rede na área de trabalho. Por padrão, o NWAM é ativado em seu sistema durante o processo de instalação. O NWAM utiliza DHCP para ambos os parâmetros de configuração de endereço IP e nome DNS. Os endereços IP estáticos e as configurações manuais de serviço de nome também possuem suporte. O NWAM utiliza diferentes configurações de rede que são armazenadas e ativas, manualmente ou automaticamente, em respostas às alterações em seu ambiente de rede.

O daemon nwamd é o componente de política do NWAM. O daemon funciona em várias funções para gerenciar a configuração de rede do sistema. O daemon nwamd é gerenciado pelo recurso de gerenciamento de serviço (SMF). Para obter mais informações, consulte a página do manual nwamd(1M).

Verificando o status da sua conexão de rede

A forma mais rápida de obter informações essenciais sobre a sua rede é examinar o ícone do painel Status de rede que é exibido na área de notificação do painel da área de trabalho GNOME. O ícone do painel Status de rede é o método principal para exibir informações sobre sua conexão de rede atualmente ativa e para interagir com o serviço NWAM. Outra forma para exibir informações sobre sua conexão de rede ativa no momento, é passar o mouse sobre o ícone do painel. Para obter informações mais detalhadas sobre sua rede sem fio (se houver) ou para alterar a interface de rede ativa no momento, clique com o botão direito do mouse no ícone do painel Status da rede para acessar as opções adicionais do menu.

A aparência do ícone do painel Status da rede é alterada dependendo do status da conexão de rede com fio e sem fio atualmente ativa. Por exemplo, a figura a seguir mostra como o ícone aparece se todas as interfaces ativas são sem fio e conectadas ou ativas.

A figura que mostra como o ícone do painel Status da rede aparece quando uma conexão sem fio ativada está ativa.

Considerando que, a figura a seguir mostra como o ícone aparece se pelo menos uma interface ativa é com fio e desconectadas ou inativas.

A figura que mostra como o ícone do painel Status da rede aparece quando uma interface ativa (mas desconectada) está com fio.

Adquirindo software adicional

Após instalar o sistema operacional Oracle Solaris 11 Express, é possível perceber que alguns aplicativos de software utilizados regularmente não estão imediatamente disponíveis. É possível instalar esses aplicativos de software a partir de um repositório de pacotes usando a GUI do Gerenciador de pacotes ou a interface de linha de comando (CLI) IPS.

IPS é uma janela de trabalho que possibilita o gerenciamento do ciclo de vida do software, que inclui instalação, atualização e remoção de pacotes. O IPS também possibilita atualizar todos esses pacotes do seu sistema instalado que possuem atualizações disponíveis.

Com o IPS, é possível fazer o seguinte:

Observe que seu sistema precisa estar conectado à Internet para utilizar o repositório padrão de pacotes.

Para obter mais informações, consulte a página do manual pkg(1).

ProcedureComo instalar os pacotes de software utilizando o Gerenciador de pacotes

O Gerenciador de pacotes é a GUI do IPS. O Gerenciador de pacotes fornece um subconjunto de funcionalidades oferecido ao utilizar comandos IPS. Com o Gerenciador de pacotes, é possível pesquisar e gerenciar editores e administrar ambientes de inicialização. O procedimento a seguir fornece instruções básicas sobre como utilizar o Gerenciador de pacotes para adicionar pacotes de software ao seu sistema. Para obter instruções detalhadas, consulte a ajuda on-line do Gerenciador de pacotes.

  1. Inicie o Gerenciador de pacotes de uma das seguintes maneiras:

    • Clique no ícone Gerenciador de pacotes no painel da ferramenta da área de trabalho GNOME.

    • Clique duas vezes no ícone do Gerenciador de pacotes que está localizado na área de trabalho.

    • A partir do menu principal da área de trabalho, selecione Sistema -> Administração -> Gerenciador de pacotes.

  2. Se for solicitado, digite a senha raiz.

    A janela do Gerenciador de pacotes é aberta e um catálogo dos editores que você definiu é carregado.

  3. No menu suspenso Visualizar, certifique-se de que a opção Todos os pacotes está selecionada.

  4. No menu suspenso Editor, selecione o editor a ser pesquisado ou selecione a opção Todos os editores (Pesquisar Ctrl-F).

    Seu sistema Oracle Solaris recém-instalado possui um editor (fonte do pacote) configurado no editor solaris. O repositório para o editor solaris é http://pkg.oracle.com/solaris/release. É possível pesquisar por pacotes nesse site da Web, assim como utilizando o Gerenciador de pacotes ou o comando pkg.

  5. No campo Pesquisar, digite uma palavra a partir do nome ou descrição do pacote que você deseja instalar ou atualizar e, em seguida, pressione Return (ou Enter).

    Por exemplo, para pesquisar pelo pacote OpenOffice, digite "office" no campo Pesquisar.

    • Ou clique no ícone do ampliador de tela à direita do campo Pesquisar para pesquisar por pacotes com aquele nome.

    A coluna Status indica se o pacote está instalado. A coluna Status também indica se há uma atualização no momento disponível para um pacote instalado.


    Dica –

    Ao passar seu mouse sobre o ícone, o status atual do pacote também é exibido.


  6. Para selecionar o pacote, clique na caixa de verificação próxima ao nome do pacote.

    Observe que você pode selecionar múltiplos pacotes de uma só vez ao selecionar múltiplas caixas de verificação.

  7. (Opcional) Para obter mais informações sobre um pacote, clique na entrada do pacote na lista para selecioná-lo.

    • Para aprender sobre as dependências para o pacote selecionado no momento, clique na aba Dependências no painel Detalhes.

    O painel Detalhes exibe informações adicionais sobre o pacote selecionado no momento com seu cursor. Embora seja possível selecionar múltiplos pacotes de uma só vez (ao selecionar múltiplas caixas de verificação), você somente pode visualizar detalhes sobre o pacote que está selecionado no momento.

  8. Clique no ícone Instalar/Atualizar na barra de ferramentas do Gerenciador de pacotes para instalar o pacote (ou pacotes).

    O Gerenciador de pacotes verifica e avalia se existe alguma dependência de pacote. A caixa de diálogo Confirmar a instalação/atualização exibe o nome, editor e o resumo sobre o pacote que está exibido na lista de pacotes.

  9. Clique em Prosseguir para instalar o pacote ou atualizar os pacotes listados ou clique em Cancelar para cancelar a instalação.

    • Se uma caixa de diálogo de licença for exibida, aceite o contrato de licença para instalar o pacote.

    O Gerenciador de pacotes baixa e instala (ou atualiza) os pacotes listados na caixa de diálogo Confirmação. A janela Instalar/Atualizar exibe um log da instalação.

    Quando a instalação tiver sido completada com sucesso, a coluna Status na lista de pacotes do Gerenciador de pacotes exibe o ícone Instalado (uma caixa simples).

  10. (Opcional) Para atualizar todos os pacotes que possuem atualizações disponíveis, clique no botão Atualizações.

Gerenciando o ambiente de impressão

O Common UNIX Printing System (CUPS) é o serviço de impressão padrão no Oracle Solaris 11 em substituição ao serviço de impressão LP. O CUPS é um sistema de impressão modular que permite que um sistema funcione como um servidor de impressão e um cliente de impressão. Um sistema que estiver executando o CPUS se torna um host que pode aceitar solicitações de impressão de sistemas cliente, processar essas solicitações e, a seguir, as enviar para a impressora apropriada.

O CUPS possui uma interface de navegador da Web e uma GUI. Ambas as ferramentas podem ser utilizadas para gerenciar seu ambiente de impressão. Para acessar a interface do navegador da Web, digite http://localhost:631 na barra de localização do navegador. Para iniciar o Gerenciador de impressão do CUPS a partir da área de trabalho, selecione Sistema -> Administração -> Gerenciador de impressão.

Configurando o sistema como um servidor CUPS local

O sistema local pode ser configurado como um servidor CUPS. Para configurar o sistema como um servidor CUPS local, você deve especificar determinadas configurações do servidor.

Para iniciar, inicie a GUI do Gerenciador de impressão do CUPS selecionando Sistema -> Administração -> Gerenciador de impressão. A seguir, selecione Servidor -> Configurações para abrir a caixa de diálogo Configurações básicas do servidor.

Na caixa de diálogo Configurações básicas do servidor, selecione as seguintes configurações:

Mostrar as impressoras que são compartilhadas por outros sistemas

Permite que outras filas de impressão CUPS fiquem visíveis no sistema local.

Publicar as impressoras compartilhadas conectadas a este sistema

Publica uma lista de filas de impressão configuradas no seu sistema para outros sistemas de uma rede de área local (LAN).

Permitir a impressão a partir da Internet

Permite que as filas de impressão estejam acessíveis fora da LAN.

Permitir a administração remota da impressora

Permite a administração remota da fila de impressão.

Permitir que os usuários cancelem quaisquer trabalhos (não somente os seus)

Permite que os usuários cancelem quaisquer trabalhos de impressão.

Salvar informações de depuração

Permite registrar as informações de depuração para a solução de problemas.

ProcedureComo configurar uma nova impressora local utilizando o CUPS

  1. Conecte a nova impressora ao sistema e ligue-a.

    A impressora recém-anexada é detectada pelo sistema e a caixa de diálogo de configuração de impressoras se abre exibindo informações sobre a nova impressora.

    Para concluir a configuração da nova impressora, vá para a etapa 2.

    • Se estiver adicionando uma nova impressora que não foi detectada automaticamente, adote o seguinte procedimento:

      1. Inicie o gerenciador de impressão do CUPS na área de trabalho selecionando Sistema -> Administração -> Gerenciador de impressão.

        • Para iniciar a GUI do gerenciador de impressão do CUPS de uma janela de terminal, digite o comando seguinte:


          $ system-config-printer &
          
      2. Na caixa de diálogo de configuração da impressora, selecione no menu principal Servidor -> Novo -> Impressora.

        Como opção, você pode clicar no ícone Novo localizado na barra de menus.

      3. Quando for solicitado, digite a senha raiz.

        A caixa de diálogo de configuração da impressora se abre exibindo todas as impressoras configuradas e a nova impressora.

  2. Na janela Selecionar dispositivo, selecione o dispositivo adequado e clique em Avançar.

    Por padrão, o CUPS seleciona o dispositivo USB que está fisicamente conectado ao seu sistema ou o dispositivo detectado pela camada de abstração de hardware (HAL). Observe que estas duas entradas podem corresponder à mesma impressora.

  3. Na janela Selecionar driver, selecione a marca da sua impressora e clique em Avançar.

  4. Na tela exibida a seguir, adote um dos seguintes procedimentos:

    • Use a opção padrão, Selecionar impressora do banco de dados.

      Se esta opção for usada, a marca apropriada da impressora é selecionada.

    • Forneça seu próprio arquivo PPD realizando estas etapas:

      1. Selecione a opção Fornecer arquivo PPD.

        A janela Selecionar um arquivo se abre.

      2. Procure o arquivo PPD especificado no seu sistema e clique em Abrir para associar o arquivo PPD à nova impressora.


        Observação –

        Este procedimento não descreve como fazer o download e copiar um arquivo PPD no sistema.


  5. No painel esquerdo da janela Selecionar driver, selecione um modelo de impressora.

  6. No painel direito, selecione um driver da impressora e, em seguida, clique em Avançar.

    Por padrão, o CUPS seleciona o modelo de impressora e o driver “recomendados” para a sua impressora. No entanto, você pode opcionalmente fazer outra seleção na lista de drivers disponíveis.

  7. Na janela Opções instaláveis, defina ou altere as opções disponíveis e clique em Avançar.

  8. Na janela Descrever impressora, forneça as seguintes informações sobre a impressora:

    • Nome da impressora

    • Descrição

    • Localização

  9. (Opcional) Para voltar e fazer alterações em uma tela anterior, clique no botão Voltar.

  10. Para salvar as alterações, clique em Aplicar e, caso seja solicitado, digite a senha raiz.

    Depois de salvar as alterações, a impressora recém-configurada é exibida na janela Gerenciador de impressão do CUPS.

  11. Para definir a impressora como padrão, clique com o botão direito na impressora e adote o seguinte procedimento:

    1. Selecione a opção Definir como padrão.

    2. Na janela Definir impressora padrão, selecione uma das seguintes opções:

      • Definir como impressora padrão de todo o sistema (padrão)

      • Definir como impressora padrão pessoal

  12. Salve a configuração da impressora.

  13. Imprima uma página de teste para verificar se a impressora está corretamente configurada e funcionando.

Informações relacionadas

Veja os recursos adicionais a seguir para mais informações.

Tópico 

Onde encontrar mais informações 

Saiba mais sobre o NWAM. 

Capítulo 1, Introduction to NWAM, no System Administration Guide: Network Interfaces and Network Virtualization

Saiba mais sobre o IPS. 

Oracle Solaris 11 Express Image Packaging System Guide

Saiba mais sobre o Utilitário de drivers de dispositivo. 

Consulte a ajuda on-line do Utilitário de drivers de dispositivo. 

Encontre as tarefas de administração do sistema para configurar e administrar impressoras utilizando o CUPS. 

Capítulo 3, Setting Up and Administering Printers by Using CUPS (Tasks), no System Administration Guide: Printing