Os erros a seguir podem ocorrer durante ou após a instalação da versão do Oracle Solaris 11 Express.
Ambos ou um dos dois, o usuário principal e o usuário raiz, podem acabar com uma senha incorreta ao utilizar a instalação de texto.
Solução: Durante a instalação, é necessário inserir a senha raiz e a senha do usuário antes de obter a tela Resumo. Neste momento, certifique-se de começar a instalação sem voltar à tela Usuários. Se a instalação já foi concluída e não é possível efetuar logon utilizando a senha dada, use umas das soluções seguintes:
Reinstale o sistema operacional.
Modifique manualmente o arquivo /etc/passwd no pool do ZFS recém-instalado realizando a inicialização a partir de uma mídia externa.
Durante a instalação, é possível que apareça uma mensagem de erro similar à seguinte:
$ more install_log <AI Oct 15 17:32:50> /tmp/ai_combined_manifest.xml is a valid manifest <AI Oct 15 17:32:50> Auto reboot enabled <AI Oct 15 17:33:11> Cannot find the specified disk c7t2d0 on the targetsystem. <AI Oct 15 17:33:11> Target validation failed <AI Oct 15 17:33:11> ai target device not found <AI Oct 15 17:33:11> Auto install failed /$ |
Solução: desconecte um dos cabos SAS JBOD de dois caminhos.
Uma instalação do CD interativo pode travar sistemas que possuam 1 gigabyte de memória com uma placa de vídeo NVIDIA e diversos drivers Ethernet e1000g.
Solução: utilize uma das soluções a seguir para realizar uma instalação do CD interativo:
Utilize a opção vesa.
Desative os drivers e1000g Ethernet adicionando a sequência de caracteres -B disable-e1000g=true ao final do comando kernel$ no menu do GRUB.
Alguns dos recursos do console utilizados pelo instalador de texto não são totalmente suportados em sistemas com base no SPARC equipados com placas de vídeo XVR-2500. Como resultado, o instalador de texto não exibe corretamente o console destes sistemas.
Solução: escolha uma das seguintes soluções alternativas:
Execute o instalador de texto através de um console remoto, se disponível, em vez de executar em um console de buffer de quadro local.
Utilize o instalador automático, inicializado da mídia ou de uma rede, para realizar a instalação.
A renomeação de um ambiente de inicialização pode falhar se possuir um clone dependente que esteja atualmente montado ou, caso contrário, ocupado.
Um exemplo típico ocorre após o ambiente de inicialização ativo ser atualizado com sucesso. Se você tentar renomear o ambiente de inicialização atualizado e gerado automaticamente, a renomeação falha. A renomeação falha porque o ambiente de inicialização atualizado foi ativado e o ambiente de inicialização ativo é agora seu clone.
Solução: utilize o procedimento a seguir:
Ative o ambiente de inicialização interativo.
Renomeie o ambiente de inicialização atualizado.
Ative o ambiente de inicialização atualizado.
Por exemplo, se o nome do ambiente de inicialização ativo for solaris e o nome gerado automaticamente do ambiente de inicialização atualizado for solaris-1 , utilize os comandos a seguir:
# beadm activate solaris # beadm rename solaris-1 new_name # beadm activate new_name |
O processo de instalação falha se um pool do ZFS denominado rpool já estiver presente no sistema por ter sido importado manualmente ou criado pelo usuário durante a inicialização atual do CD interativo. A última mensagem no arquivo de registro da instalação é a seguinte:
Root pool rpool exists, we can't proceed with the installation. |
Este comportamento é intencional e assegura que a instalação automática não corrompa os dados inadvertidamente.
O instalador automático reconhece casos quando o rpool é criado pelo instalador, mas o processo de instalação falhou ou foi interrompido. Nestes casos, o instalador destrói automaticamente o rpool após sua reinicialização.
Solução: escolha uma das seguintes opções:
Para preservar os dados no rpool, reinicialize o sistema e não importe o pool. O conjunto continua invisível para o instalador automático. Entretanto, se o pool tiver sido criado em um disco de destino, ele não pode ser preservado.
Se você não desejar preservar os dados no rpool, destrua-o antes de iniciar o instalador automático utilizando o comando a seguir:
# zpool destroy -f rpool |
Se um sistema tem um sistema de arquivos ZFS Oracle Solaris, o construtor de distribuição não reconhece ou trata as áreas como um sistema de arquivos nos seguintes casos:
Um novo subdiretório do sistema de arquivos ZFS está especificado como área de construção, mas o ponto de montagem está especificado no lugar de zpool.
A área de construção já existe como um sistema de arquivos ZFS, mas o ponto de montagem está especificado no lugar de zpool.
Por exemplo, considere o seguinte zpool:
$ zfs list disk2_pool/ib/pia |
Se o comando a seguir for executado, quando a área de construção em slim_cd.xml estiver especificada como <build_area>/export/home/ib/pia</build_area> :
# distro_const build -p 1 slim_cd.xml |
A seguinte mensagem de erro é exibida:
/export/home/ib/pia: No such file or directory /export/home/ib/pia: No such file or directory Checkpointing is not available Rerun the build without -p |
Solução: faça as mudanças a seguir no manifesto do construtor de distribuição:
Mude <build_area>/export/home/ib/pia</build_area> para <build_area>disk2_pool/ib/pia</build_area>.
Quando um ambiente de inicialização é criado, ele possui apenas uma entrada no arquivo menu.lst do GRUB, independente de quantas entradas o ambiente de inicialização de origem possuir. A primeira entrada do menu.lst do ambiente de inicialização de origem é utilizada para criar a entrada para o novo ambiente de inicialização. Todas as outras entradas serão ignoradas. Este problema ocorre ao criar o novo ambiente de inicialização através do comando beadm ou pkg update.
Caso precise de outras entradas para o novo ambiente de inicialização, elas não estão disponíveis.
Solução: Edite o arquivo /rpool/boot/grub/menu.lst e copie as entradas desejadas do ambiente de inicialização original. Substitua o nome do ambiente de inicialização nas entradas de origem pelo nome do ambiente de inicialização de destino.
O construtor de distribuição poderá exibir a seguinte mensagem de erro depois de executar sua função com sucesso:
Unhandled exception in thread started by Error in sys.excepthook: Original exception was: |
Solução: essa mensagem de erro é exibida pouco antes do término e pode ser ignorada com segurança.
O instalador automático sempre cria um conjunto raiz do ZFS nomeado rpool. O processo de inicialização do ZFS se torna confuso se mais de uma instância do Oracle Solaris for instalada no mesmo disco. Somente o instalador automático é afetado por esse erro. O instalador do GUI não oferece suporte para a criação de diversas instâncias do Oracle Solaris em um disco.
Solução: Caso precise instalar mais de uma instância do Oracle Solaris em um sistema, certifique-se de que cada instância seja instalada em um disco separado.
O instalador automático não oferece suporte para servidores multihome.
Solução: não utilize o instalador automático em um servidor com várias conexões de rede. Se não for necessário utilizar o instalador automático, modifique as fontes de dados a seguir:
DHCP
Considere:
Qual sub-rede configurar
qual roteador disponibilizar
qual local de arquivo de inicialização disponibilizar
É necessário manter manualmente as entradas do DHCP modificando os valores de macro de BootSvrA e BootFile conforme necessário.
mDNS
Considere qual o endereço IP será informado para o servidor Web do instalador automático
É necessário assegurar o roteamento do cliente para o endereço de IP anunciado pelo processo do dns-sd que é executado no servidor do instalador automático.
GRUB
Considere:
Qual endereço IP install_media disponibilizar
Qual endereço IP install_svc_address disponibilizar
É necessário editar o arquivo /tftpboot/menu.lst.<service-name> de forma precisa.
inicialização WAN
Escolha a rede para inserir os arquivos wanboot.conf.
Este problema pode ser resolvido ao criar vínculos simbólicos com ln -s <src> <tgt> para todas as redes atendidas no diretório /etc/netboot.
Consulte os seguintes erros para informações adicionais:
As ferramentas installadm não oferecem suporte à instalação de servidores que possuem várias sub-redes (6182).
Os arquivos wanboot.conf personalizados são ignorados nos servidor do instalador automático com diversas placas NIC (7115).
O comando installadm deve permitir que os usuários selecionem as sub-redes que desejam utilizar (7149).
Se um nome de serviço do instalador automático tiver mais de 59 caracteres, o processo dns-sd continua a ser executado mesmo após a execução do comando delete-service. Se o nome do serviço tiver mais de 64 caracteres, então o comando create-service falha e deixa arquivos perdidos que não podem ser rastreados pelos serviços do instalador automático.
Solução: não utilize um nome maior que 59 caracteres para o serviço do instalador automático.
A instalação automática falha porque não há espaço na fatia 0 do dispositivo de destino. A seguinte mensagem de erro é exibida:
Auto install failed |
Solução: escolha uma das seguintes opções:
Crie a fatia 0 em um dispositivo de destino e aloque mais de 8 gigabytes de espaço em disco para a fatia.
Se existir outra fatia com mais de 8 gigabytes de espaço em disco, altere o manifesto de instalação automática para utilizar essa fatia. Por exemplo, para utilizar a fatia 4 do seu dispositivo de destino c0t0d0, adicione as seguintes linhas ao seu manifesto de instalação automática:
<ai_target_device> <target_device_name>c0t0d0</target_device_name> <target_device_install_slice_number>4</target_device_install_slice_number> </ai_target_device> |
O instalador automático permite a seleção de um disco de destino para a instalação, especificando o critério de seleção de disco no manifesto do instalador automático. Um critério que pode ser definido no manifesto é o tipo do controle de disco. Para tal, utilize a etiqueta de seleção de disco target_device_type . Os valores a seguir são atualmente suportados:
SCSI
ATA
canal de fibra
USB
A informação sobre o tipo de controle não está disponível atualmente para drivers SATA com um nome de dispositivo em formato c#t#d#. Tais drivers são gerenciados pela estrutura SATA Oracle Solaris. A informação sobre o tipo de controle de disco pode ser obtida de um cliente do instalador automático executando o driver de teste Descobridor de destino com privilégios raiz quando o instalador automático é inicializado. No exemplo a seguir, note que o tipo de controlador está abaixo da coluna ctype:
# /opt/install-test/bin/test_td -dv Disk discovery Total number of disks: 1 ------------------------------------------------------------------------------- num | name| vendor| ctype| mtype| rem| lbl| bsize|#of blocks|size [MB]| ------------------------------------------------------------------------------- 1 |* c7d0| unknown| ata| FIXED| No| VF| 512|1953520128| 953867| ------------------------------------------------------------------------------- |
Solução: utilize outro critério de seleção de disco para selecionar o disco SATA desejado. Consulte a página do manual sata(7D) para obter informações.
Os arquivos do manifesto do XML utilizados pelo instalador automático podem ser lidos por qualquer usuário no servidor do instalador automático. Esses arquivos são abertamente acessíveis pela rede através do serviço do manifesto do instalador automático HTTP. As senhas fornecidas como parte do manifesto de configuração não são seguras.
Solução: escolha uma das seguintes opções:
Para limitar a legibilidade dos manifestos no servidor do instalador automático, utilize o comando a seguir:
# chmod -R og-r /var/ai/*/AI_data
O acesso aos manifestos sobre o HTTP pode ser restringido através da função de Filtro de IP do Oracle Solaris, que ajuda a limitar o acesso às portas de serviço do manifesto para apenas redes ou clientes específicos.
Durante a primeira inicialização após a instalação do sistema utilizando o instalador automático, faça o logon e altere as senhas configuradas através do instalador automático. Para maior segurança, inicialize o sistema no modo de usuário único. Em sistemas com base em SPARC, adicione a opção -s no comando de inicialização. Em sistemas com base em x86 e x64, edite o menu do GRUB de forma interativa e anexe a opção -s ao comando kernel$ command.