Este capítulo descreve problemas do tempo de execução que são conhecidos na versão do Oracle Solaris 11 Express.
Esta seção fornece informações gerais que dizem respeito aos problemas de tempo de execução na versão do Oracle Solaris 11 Express.
A realização de tarefas de administração do Oracle Solaris costuma necessitar de privilégios elevados. Uma prática recomendada é delegar privilégios ou direitos para contas de usuário específicas em vez de fornecer acesso raiz ou de superusuário para todos os propósitos administrativos.
Nesta versão do Oracle Solaris, considere os métodos a seguir para executar tarefas administrativas como usuário com privilégios:
Controle de acesso com base na função - Uma conta de usuário especial chamada de função pode ter um perfil de direitos atribuído para especificar quais tarefas uma função pode realizar. Os usuários podem assumir apenas as funções as quais estão autorizados. Nesta versão do Oracle Solaris, a conta raiz é configurada como uma função por padrão. Isto significa que é possível designar quais usuários estão autorizados a se registrar na conta raiz. Após a adição de um usuário com privilégios à função raiz, utilize o comando su e a senha raiz para acessar aos privilégios raiz.
O usuário inicial criado durante a instalação é automaticamente autorizado a assumir a função raiz e também é colocado no arquivo sudoers inicial. Além disso, este usuário obtém o perfil de direitos da instalação de software, que inclui comandos como pkg e beadm. Para tais comandos, o usuário não precisa assumir a função raiz. Em vez disso, o usuário pode chamar uma subshell. Por exemplo, pfsh, da qual é possível chamar estes comandos. Não é mais necessário utilizar o comando pfexec command. Como alternativa, o usuário pode executar o equivalente gráfico destes comandos, como o gerenciador de pacotes. Neste caso, o usuário é solicitado a inserir a senha raiz. A senha raiz é definida inicialmente como a mesma senha da conta do usuário criada durante a instalação, mas já expirada. Será solicitada a redefinição da senha raiz imediatamente. Para obter mais informações sobre a senha expirada, consulte O Gksu não relata a senha expirada (6995127).
Utilização do controle de acesso com base em sudo - É possível conceder capacidades raiz ao criar o arquivo /etc/sudoers com o comando visudo e adicionar uma entrada para cada usuário com privilégios seguindo a sintaxe descrita na página do manual sudoers.4 . Por exemplo, a sintaxe a seguir concede acesso privilegiado ao usuário otto para todos os comandos no sistema, mas ele deve fornecer sua senha de usuário:
otto ALL=(ALL) ALL |
Um usuário que possui privilégios administrativos de uma entrada no arquivo /etc/sudoers executa um comando com o sudo similar ao seguinte:
$ sudo pkg update |
Esta seção descreve erros na administração do sistema na versão do Oracle Solaris 11 Express.
Após instalar a versão do Oracle Solaris 11 Express em um dispositivo do iSCSI para a inicialização do iSCSI boot, o sistema pode ser suspenso. Talvez não seja possível realizar o registro no sistema.
Solução: antes de reinicializar, siga estas etapas para desativar manualmente o serviço svc:/network/physical:nwam e então ativar o serviço svc:/network/physical:default .
Nesta versão, o manifesto do instalador automático default.xml reside no diretório /var/ai/<port_number>/AI_data/default.xml e contém a seção a seguir:
<service name="network/physical" version="1" type="service"> <instance name="nwam" enabled="true"/> <instance name="default" enabled="false"/> </service> |
Para obter o número da porta no diretório /var/ai/<port_number>/AI_data/default.xml digite o comando a seguir:
# installadm list -n <install_service> |
Para desativar o serviço do NWAM e então ativar o serviço padrão, faça as alterações a seguir ao manifesto do AI default.xml:
Altere a linha <instance name="nwam" enabled="true"/> como a seguir:
<instance name="nwam" enabled="false"/> |
Altere a linha <instance name="default" enabled="false"/> como a seguir:
<instance name="default" enabled="true"/> |
Se não possuir a permissão para configurar o manifesto no servidor de instalação, é possível utilizar a solução a seguir no sistema do cliente. Utilize essa Solução antes da reinicialização inicial após a instalação da versão atual no dispositivo do iSCSI.
Montagem do dispositivo de inicialização iSCSI.
# beadm mount solaris /a |
Modifique o arquivo /a/etc/svc/profile/sc_profile.xml ao excluir as linhas a seguir:
<service name="network/physical" version="1" type="service"> <instance name="nwam" enabled="true"/> <instance name="default" enabled="false"/> </service> |
Desmontagem do dispositivo do iSCSI.
# beadm unmount solaris |
Reinicialize o sistema.
A configuração do dumpadm nesta versão não está configurada para salvar despejos de memória na reinicialização após avisos graves.
Solução: utilize o comando dumpadm -y para permitir despejos de memória ao inicializar.
# dumpadm -y |
Esta sessão descreve problemas da área de trabalho relacionados à versão do Oracle Solaris 11 Express.
Uma imagem ISO gravada em um CD pode não produzir uma imagem inicializável. O Bug Buddy pode gerar um relatório de travamentos.
Solução: ignore o relatório de travamentos.
A barra de rolagem no painel superior da janela principal no Thunderbird às vezes não é completamente visível. Além disso, pode não ser possível utilizar o botão esquerdo do mouse para mover a barra de rolagem.
Solução: escolha uma das seguintes soluções alternativas:
Utilize o botão do meio do mouse para mover a barra de rolagem.
Alteração do tema.
Geração de uma vista completa da barra de rolagem. Siga estas etapas:
Abertura de uma nova guia no Thunderbird.
Clique na nova guia.
Clique na guia original.
Ao iniciar um aplicativo que necessita de privilégios raiz, as senha raiz será solicitada. Caso a senha raiz esteja expirada, nada acontecerá ao digitá-la. Então, não será possível iniciar o aplicativo. Nenhuma mensagem de erro é exibida.
Solução: redefina a senha raiz e uma janela do terminal antes de tentar reiniciar o aplicativo.
Ao fazer o registro em uma sessão da área de trabalho na localidade pt_BR.UTF-8, o protetor de tela X exibe textos distorcidos.
Solução: ignore o texto distorcido.
Esta sessão descreve problemas de localização que se aplicam à versão do Oracle Solaris 11 Express.
Devido ao tamanho limitado do CD interativo, a fonte japonesa IPA Mincho não está incluída no CD interativo. Como resultado, dependendo da família de fontes utilizada, uma fonte chinesa pode não ser usada para textos japoneses nos aplicativos do Java.
Solução: instale a fonte Japanese IPA Mincho da seguinte forma:
# pkg install system/font/truetype/ipafont-mincho |
Por causa do tamanho limitado do CD interativo, o CD interativo agora inclui apenas uma localidade UTF-8 por idioma. Por exemplo, para o espanhol, apenas uma localidade es_ES.UTF-8 locale (system/locale/es_es package) está disponível no CD interativo. Outras localidades de espanhol UTF-8 estão disponíveis no repositório pkg.oracle.com.
As localidades a seguir estão disponíveis no CD interativo e suas variantes locais estão disponíveis no repositório:
ar_EG de_DE el_GR en_US es_ES fr_FR it_IT nl_NL pt_BR ru_RU sr_RS zh_CN zh_TW |
Solução: instale localidades adicionais a partir do repositório. Por exemplo:
# pkg install system/locale/es |
Em algumas localidades, a ajuda on-line para o Editor de preferência de método de entrada iiim-properties falha ao carregar apresentando um erro do analisador do XML.
Solução: siga as etapas a seguir:
Instale o pacote data/docbook.
# pkg install data/docbook |
Execute manualmente os scripts a seguir:
# /usr/share/sgml/docbook/docbook-catalog-install.sh |