JavaScript is required to for searching.
Ignorar Links de Navegao
Sair do Modo de Exibio de Impresso
Guia de instalação do Oracle Solaris 11 8/10: planejamento para instalação e atualização
search filter icon
search icon

Informação sobre o documento

Prefácio

Parte I Planejamento geral de qualquer instalação ou atualização Solaris

1.  Onde encontrar informações de planejamento de instalação Solaris

2.  O que há de novo na instalação do Solaris

3.  Instalação e atualização Solaris (roteiro)

4.  Requisitos de sistema, diretrizes e atualização (planejamento)

5.  Reunindo informações antes da instalação ou atualização (planejamento)

Parte II Compreendendo instalações relacionadas ao ZFS, inicialização, regiões Solaris e volumes RAID-1

6.  Instalação do sistema de arquivos raiz ZFS (planejamento)

7.  Inicialização com base em SPARC e x86 (visão geral e planejamento)

8.  Atualizando quando o Solaris Zones estiver instalado em um sistema (planejamento)

Solaris Zones (visão geral)

Atualizando com regiões não globais

Efetuando o backup de seu sistema antes de efetuar uma atualização com regiões

Requisitos para espaço em disco para regiões não globais

9.  Criando volumes RAID-1 (espelhos) durante a instalação (visão geral)

10.  Criando volumes RAID-1 (espelhos) durante a instalação (planejamento)

Glossário

Índice

Atualizando com regiões não globais

Depois de instalar o SO Oracle Solaris, você pode instalar e configurar regiões não globais. É possível atualizar o SO Oracle Solaris quando regiões não globais tiverem sido instaladas. Se você tiver marcado as regiões não globais já instaladas, elas serão ignoradas durante o processo de atualização. Os programas de instalação que podem acomodar sistemas que possuem regiões não globais instaladas são resumidos abaixo.


Observação - A partir da versão 10.10/09 do Solaris, as atualizações paralelas das regiões melhoram o padrão dos utilitários de patch do Solaris 10. Esse recurso aprimora o desempenho da atualização de regiões ao atualizar regiões não globais em paralelo.

A região não global ainda é atualizada antes das regiões não globais serem atualizadas.

Para versões anteriores a 10 10/09 do Solaris, esse recurso é entregue nos seguintes patches dos utilitários patch:

Para mais informações, consulte a documentação a seguir:


Tabela 8-1 Escolha um programa de instalação para atualizar regiões não globais

Programa de atualização
Descrição
Para obter mais informações
Solaris Live Upgrade
É possível atualizar ou instalar patch em um sistema que contenha regiões não globais. Se você possui um sistema que contém regiões não globais, o Solaris Live Upgrade é o programa para adicionar patches ou de atualização recomendado. Outros programas de atualização talvez requeiram um tempo de atualização extenso, pois o tempo necessário para completar a atualização aumenta linearmente com o número de regiões não globais instaladas. Se você estiver atualizando um sistema com o Solaris Live Upgrade não é necessário colocar o sistema no modo de usuário único e é possível maximizar o tempo de operação do sistema. A partir da versão 10 8/07 do Solaris, as alterações para acomodar sistemas que tenham regiões não globais instalados são as seguintes:
  • É necessário instalar um novo pacote SUNWlucfg com os outros pacotes do Solaris Live Upgrade SUNWlur e SUNWluu.

  • A criação de um novo ambiente de inicialização, a partir do ambiente de inicialização atualmente em execução, permanece a mesma, mas com uma exceção. É possível especificar um segmento de destino para um sistema de arquivos compartilhado dentro de uma região não global. Esta exceção ocorre sob as seguintes condições:

    • Se no ambiente de inicialização atual o comando zonecfg add fs for utilizado para criar um sistema de arquivos separado para uma região não global

    • Se esse sistema de arquivos separado estiver localizado em um sistema de arquivos compartilhado, tal como o /zone/root/export

    Para evitar que esse sistema de arquivos separado seja compartilhado no novo ambiente de inicialização, o comando lucreate foi alterado para ativar a especificação de um segmento de destino para um sistema de arquivos separado por uma região não global. O argumento da opção -m possui um campo opcional novo, zonename. Esse novo campo coloca o sistema de arquivos separado da região não global em um segmento separado no ambiente de inicialização novo. Para mais informações sobre a configuração de regiões não globais com um sistema de arquivos separado, consulte zonecfg(1M).

Continuação do Solaris Live Upgrade

Observação - Por padrão, qualquer sistema de arquivos diferente dos sistemas de arquivos críticos (sistemas de arquivos (/),/usr, e /opt raiz) é compartilhado entre os ambientes de inicialização novo e atual. Atualizar arquivos compartilhados no ambiente de inicialização ativo também atualiza dados em um ambiente de inicialização inativo. O sistema de arquivos /export é um exemplo de um sistema de arquivos compartilhado. Se você utilizar a opção -m e a opção zonemane, os sistemas de arquivos compartilhados de regiões não globais serão copiados em um segmento separado e os dados não serão compartilhados. Essa opção impede que sistemas de arquivos de regiões não globais criadas com o comando zonecfg add fs sejam compartilhados entre os ambientes de inicialização.


As alterações adicionais, a partir da versão 10/8/07 do Solaris, que acomoda sistemas com regiões não globais instaladas incluem o seguinte:

  • A comparação de ambientes de inicialização foi melhorada. O comando lucompare agora gera uma comparação de ambientes de inicialização que inclui o conteúdo de qualquer região não global.

  • O comando lumount agora fornece regiões não globais com acesso a seus sistemas de arquivos correspondentes existentes nos ambientes de inicialização inativos. Quando o administrador da região global utilizar o comando lumount para montar um ambiente de inicialização inativo, o ambiente de inicialização também é montado para regiões não globais.

  • A listagem de sistemas de arquivos com o comando lufslist foi melhorada para exibir uma lista de sistemas de arquivos para as regiões globais e não globais.

GUI programa de instalação interativa do Solaris
É possível atualizar ou instalar um patch em um sistema quando regiões não globais estiverem instaladas. O período de atualização ou de instalação de um patch pode ser longo dependendo do número de regiões não globais instaladas.
Instalação JumpStart automatizada
É possível atualizar ou instalar um patch em qualquer palavra-chave aplicada a uma atualização ou patch. O período de atualização ou de instalação de um patch pode ser longo dependendo do número de regiões não globais instaladas.
Para mais informações sobre a instalação com esse programa, consulte Guia de instalação do Oracle Solaris 10 8/11: JumpStart personalizado e instalações avançadas.

As limitações da atualização em regiões não globais estão listadas na tabela a seguir.

Tabela 8-2 Limitações da atualização em regiões não globais

Programa ou condição
Descrição
Para obter mais informações
Considere estas questões ao utilizar o Solaris Live Upgrade em sistemas com regiões instaladas. É de extrema importância evitar transições de estado de regiões durante as operações lucreate e lumount.
  • Ao utilizar o comando lucreate para criar um ambiente de inicialização inativo, se uma região não global fornecida estiver sendo executada, a região não poderá ser inicializada até que a operação lucreate esteja completa.
  • Ao utilizar o comando lucreate para criar um ambiente de inicialização inativo, se uma região não global estiver sendo executada, a região não poderá ser paralisada ou reinicializada até que a operação lucreate esteja completa.

  • Quando um ambiente de inicialização é montado com o comando lumount não é possível inicializar regiões não globais ou reiniciá-las, embora as regiões executadas antes da operação lumount podem continuar sendo executadas.

  • Como uma região não global pode ser controlada por um administrador de região não global, assim como pelo administrador de região global, para evitar qualquer interação, interrompa todas as regiões durante as operações lucreate ou lumount .

Podem ocorrer problemas quando o administrador de região global não notifica o administrador de região não global sobre uma atualização com o Solaris Live Upgrade.
Quando as operações do Solaris Live Upgrade estiverem em andamento, é de extrema importância o envolvimento do administrador da região não global. A atualização afeta o trabalho dos administradores, que estarão lidando com as alterações que ocorrem como um resultado da atualização. Os administradores de região devem garantir que quaisquer pacotes locais permaneçam estáveis durante a sequência, manipular quaisquer tarefas de pós-atualização, como ajustes do arquivo de configuração, e agendar, geralmente, próximo à interrupção do sistema.

Por exemplo, se o administrador de uma região não global adicionar um pacote enquanto um administrador de uma região global estiver copiando os sistemas de arquivos com o comando lucreate , o novo pacote não será copiado com os sistemas de arquivos e o administrador da região não global não estará ciente do problema.

Os arquivos do Solaris Flash não podem ser utilizados com regiões não globais.
Um arquivo Solaris Flash não pode ser criado corretamente quando uma região não global estiver instalada. O recurso do Solaris Flash não é compatível com a tecnologia de partição do Solaris Zones. Se você criar um arquivo do Solaris Flash, o arquivo resultante não será instalado adequadamente quando o arquivo for implementado sob estas condições:
  • O arquivo é criado em uma região não global.

  • O arquivo é criado em uma região global que possui regiões não globais instaladas.

Para mais informações sobre o uso de arquivos Solaris Flash, consulte Oracle Solaris 10 8/11 Installation Guide: Solaris Flash Archives (Creation and Installation).
O uso de um comando que utiliza a opção -R ou uma equivalente não deve ser utilizado em algumas situações.
Qualquer comando que aceite um sistema de arquivos (/) raiz alternado utilizando a opção -R ou uma equivalente não deve ser utilizado se as afirmações a seguir forem verdadeiras:
  • O comando é executado na região global.

  • O sistema de arquivos (/) raiz alternativo faz referência a qualquer caminho dentro de uma região não global.

Um exemplo é a opção -R root_path para o utilitário pkgadd executada a partir da região global com um caminho para o sistema de arquivos (/) raiz em uma região não global.

Para uma lista de utilitários que aceitam um sistema de arquivos (/) raiz alternado e mais informações sobre regiões, consulte Restrição de acesso a uma região não global a partir da região global no Guia de administração do sistema: gerenciamento de recursos Oracle Solaris Containers e Oracle Solaris Zones.

Efetuando o backup de seu sistema antes de efetuar uma atualização com regiões

Você deve fazer backup das regiões global e não global no sistema Solaris antes de efetuar uma atualização. Para informações sobre o backup de um sistema com regiões instaladas, consulte Capítulo 27, Administração do Solaris Zones (visão geral), no Guia de administração do sistema: gerenciamento de recursos Oracle Solaris Containers e Oracle Solaris Zones.