| Ignorar Links de Navegao | |
| Sair do Modo de Exibio de Impresso | |
|
Oracle Solaris 10 1/13 Novidades Oracle Solaris 10 1/13 Information Library (Português (Brasil)) |
1. Novidades na versão Oracle Solaris 10 1/13
Suporte a LUN de destino de iSCSI
Suporte a Instalação Baseada em Rede no Instalador de Texto
Resolução Automática das Dependências do Pacote no Instalador de Texto e Instalador da GUI
O Live Upgrade Preserva a Configuração do Dispositivo de Dump
Aprimoramentos de administração do sistema
Oracle Configuration Manager 10.3.7.1
Oracle Solaris Zones Preflight System Checker
x86: 64 bits: Gerenciamento de falhas para Plataformas Oracle Intel Sandy Bridge-EP
x86: Suporte ao Driver MCA Genérico AMD para a Família 15h de Processadores AMD
O Comportamento de Criação de Conta e Senha É Opcional
Aprimoramentos de Velocidade SSH, SCP e SFTP
Aprimoramento do Sistema de Arquivos
Aprimoramento do Device Management
x86: Suporte a SATA para Comandos Pass-Through do ATA
Aprimoramento de Desempenho do Sistema
Aprimoramento de Recursos do Sistema
SPARC: 64 bits: Aumento no Desempenho do Algoritmo CRC32c no iSCSI Initiator
x86: Suporte ao Dispositivo Xen Virtual Block no Driver xdf
Suporte para Novo Dispositivo no Driver bnxe
Suporte a SR-IOV para drivers igbvf e igb
Suporte a SR-IOV para o driver ixgbevf
Aprimoramentos Adicionais de Software
SPARC: 64 bits: Suporte a Reconfiguração Dinâmica de Memória em Domínios Migrados
x86: Proxy com falha entre o processador de serviços e o host
Esta seção descreve os aprimoramentos de instalação desta versão.
O Oracle Solaris 10 1/13 agora suporta a instalação em um LUN iSCSI, por exemplo um LUN fornecido pelo Sun ZFS Storage Appliances da Oracle. Para obter mais informações, consulte o artigo sobre como configurar o iniciador do Oracle Solaris iSCSI em:
Os seguintes métodos de instalação têm suporte:
Instalador de texto (padrão ou Flash)
JumpStart
Inicialização WAN
Este recurso oferece os seguintes benefícios:
Capacidade de inicializar o Oracle Solaris de um armazenamento iSCSI anexado – Oferece uma alternativa de instalação do Oracle Solaris em um LUN (Logical Unit Number) de destino iSCSI. Se o LUN de destino de iSCSI for hospedado por um sistema de destino na mesma sub-rede, na pós-instalação ou reiniciailzação, o sistema do cliente identificará o LUN de destino do iSCSI como um disco local.
Suporta autenticação de CHAP – Mapeia um destino específico para um iniciador do iSCSI e oferece proteção contra o acesso inadvertido e corrompimento dos discos de dados. Um destino pode ser qualquer objeto como um arquivo grande, como pacote de UFS, um conjunto de dados ZFS ou um volume ZFS.
Suporta o padrão SNIA – Todo LUN iSCSI criado como padrão SNIA (storage networking industry association) pode ser um destino potencial para a instalação do Oracle Solaris, independentemente do tipo de sistema operacional de destino.
Para obter mais informações, consulte Capítulo 4, Instalando o SO do Oracle Solaris 10 em um Disco de Destino iSCSI, no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 1/13: instalações básicas.
O instalador de texto no Oracle Solaris 10 1/13 permite habilitar a instalação baseada em rede ao instalar o Oracle Solaris a partir de um CD/DVD. O instalador da GUI ofereceu essa opção nas versões anteriores do Oracle Solaris, mas não o instalador de texto.
Para aqueles que não configuram uma infraestrutura JumpStart para instalações manuais e estão instalando em sistemas antigos com unidades de DVD lentas, a capacidade de inicializar a partir da mídia de instalação e, depois, acessar os pacotes do Oracle Solaris 10 de uma divisão NFS pode diminuir o tempo de conclusão de uma instalação manual. Na maioria dos casos, a instalação via NFS será mais rápida do que a leitura a partir de uma unidade de DVD local.
Você pode personalizar instalações escolhendo pacotes específicos para adicionar à instalação durante o processo de instalação. Antes do Oracle Solaris 10 1/13, pacotes individuais podiam ser especificados para instalação, e se um pacote selecionado fosse dependente de outros pacotes que estavam sendo instalados, um aviso era gerado. O administrador do sistema adicionava os pacotes necessários e eles também podiam gerar avisos de suas dependências.
No Oracle Solaris 10 1/13, esse processo iterativo foi radicalmente simplificado por meio de uma nova opção, Preservar, adicionada à tela Resumo de Dependências do Pacote nos instaladores de texto e de GUI. Selecionar a opção Preservar faz com que todos os pacotes que atendem às dependências dos pacotes especificados sejam instalados, o que simplifica esse processo de personalização para o administrador.
A figura a seguir mostra a opção Preservar no instalador de texto.
Figura 1-1 Opção Preservar para Instalar Pacotes Dependentes no Instalador de Texto
Observação - Se você não selecionar a opção Preservar, ainda poderá instalar os pacotes sem os pacotes dependentes.
Uma nova opção, -P, foi adicionada aos comandos lucreate e lumake. A opção -P preserva o dispositivo de dump durante a criação ou preenchimento de um ambiente de inicialização.
Nas versões anteriores do Oracle Solaris, durante o Live Upgrade, a configuração dumpadm é definida como o valor padrão no novo ambiente de inicialização. Um dispositivo de dump dedicado não deve ser redefinido como configuração padrão.
Se você não especificar a opção -P ao criar ou preencher um dispositivo do ambiente de inicialização, o dispositivo de dump será definido como configuração padrão.
Para obter mais informações, consulte as páginas man lucreate (1M) e lumake(1M).
A ferramenta Live Upgrade Preflight Checker, lupc(1M), permite detectar problemas de configuração do sistema que podem causar uma falha na operação do LU (Live Upgrade). Execute essa ferramenta antes de chamar o comando lucreate para criar o ambiente de inicialização.
Estes são alguns dos exemplos de verificação que a ferramenta Live Upgrade Preflight Checker executa:
Verifica se o dispositivo de destino em que o ambiente de inicialização está sendo criado tem espaço suficiente para copiar o sistema de arquivos do ambiente de inicialização pai.
Imprime uma mensagem, se você estiver executando em uma versão do Oracle Solaris anterior à Solaris 10 10/08. O Live Upgrade com raiz ZFS só é suportado se iniciado com a versão Solaris 10 10/08.
Informa o nível de patch do LU no sistema.
Como os resultados do comando lucreate(1M) no modo usuário único são imprevisíveis, o comando lupc(1M) imprime uma mensagem para criar o ambiente de inicialização em um modo de vários usuários.
Para obter mais informações, consulte a página man lucreate (1M).