| Ignorar Links de Navegao | |
| Sair do Modo de Exibio de Impresso | |
|
Guia de instalação do Oracle Solaris 10 1/13: Live Upgrade e planejamento da atualização Oracle Solaris 10 1/13 Information Library (Português (Brasil)) |
Parte I Atualizando com o Live Upgrade
1. Onde encontrar informações de planejamento da instalação Oracle Solaris
3. Live Upgrade (planejamento)
4. Usando o Live Upgrade para criar um ambiente de inicialização (tarefas)
5. Fazendo upgrade com o Live Upgrade (tarefas)
6. Recuperação de falha: retrocesso para o ambiente de inicialização original (tarefas)
7. Fazendo a manutenção de ambientes de inicialização do Live Upgrade (tarefas)
8. Atualização do SO Oracle Solaris em um sistema com zonas não globais instaladas
Atualizando com o Live Upgrade e zonas não globais instaladas (visão geral)
Noções básicas sobre Oracle Solaris Zones e Live Upgrade
Atualizando com o Live Upgrade quando zonas não globais estão instaladas em um sistema (tarefas)
Atualizando um sistema com zonas não globais instaladas (exemplo)
Atualizando com o Live Upgrade quando zonas não globais estão instaladas em um sistema
Administrando ambientes de inicialização que contêm zonas não globais
Comparar ambientes de inicialização para um sistema com zonas não globais instaladas
Utilizando o comando lumount em um sistema que contém zonas não globais
Parte II Atualizando e migrando com o Live Upgrade para um pool raiz ZFS
10. Live Upgrade e ZFS (visão geral)
11. Live Upgrade para ZFS (planejamento)
12. Criando um ambiente de inicialização para pools raiz ZFS
13. Live Upgrade para ZFS com zonas não globais instaladas
A. Referência de comando do Live Upgrade
B. Solução de problemas (tarefas)
C. Requisitos de empacotamento SVR4 adicionais (referência)
Considere essas questões ao utilizar o Live Upgrade em um sistema com zonas instaladas. É fundamental evitar transições de estado de zona durante operações com lucreate e lumount.
Ao utilizar o comando lucreate para criar um ambiente de inicialização inativo, se uma determinada zona global não estiver em execução, a zona não pode ser inicializada até que lucreate tenha sido concluído.
Ao utilizar o comando lucreate para criar um ambiente de inicialização inativo, se uma determinada zona global estiver em execução, a zona não pode ser inicializada até que lucreate tenha sido concluído.
Quando um ambiente de inicialização inativo é montado com o comando lumount , você não pode inicializar ou reinicializar zonas não globais, embora as zonas em execução antes da operação lumount possam continuar sendo executadas.
Como uma zona não global pode ser controlada por um administrador de zona não global, assim como pelo administrador de zona global, para evitar qualquer interação, interrompa todas as zonas durante as operações lucreate ou lumount.
Podem ocorrer problemas quando o administrador de zonas globais não notifica o administrador de zonas não globais sobre uma atualização com o Live Upgrade.
Quando as operações do Live Upgrade estão sendo realizadas, o envolvimento do administrador de zonas não globais é fundamental. A atualização afeta o trabalho dos administradores, que lidarão com as alterações que decorrem como resultado da atualização. Os administradores de zonas devem garantir que quaisquer pacotes locais fiquem estáveis durante a sequência, manipulem quaisquer tarefas de pós-atualização como ajustes do arquivo de configuração e sejam agendados geralmente para próximo da interrupção do sistema.
Por exemplo, se um administrador de zonas não globais adicionar um pacote enquanto o administrador de zonas globais estiver copiando os sistemas de arquivos com o comando lucreate , o novo pacote não será copiado com os sistemas de arquivo e o administrador de zonas não globais estará ciente do problema.
A criação de um novo ambiente de inicialização com base no ambiente de inicialização atualmente em execução permanece igual às versões anteriores, com uma exceção. É possível especificar um segmento de disco de destino para um sistema de arquivos compartilhados dentro de uma zona não global. Esse problema ocorre sob as seguintes condições:
Se o comando zonecfg add fs foi utilizado no ambiente de inicialização atual a fim de criar um sistema de arquivos separado para uma zona não global
Se esse sistema de arquivos separado reside no sistema de arquivos compartilhado, como em /zone/root/export
Para evitar que esse sistema de arquivos separado seja compartilhado no novo ambiente de inicialização, o comando lucreate permite especificar um segmento de destino de um arquivo de sistemas separado para uma zona não global. O argumento da opção -m apresenta um novo campo opcional, zonename. Este novo campo coloca o sistema de arquivos separado da zona não global em um segmento à parte no novo ambiente de inicialização. Para obter mais informações sobre como configurar uma zona não global com um sistema de arquivos separado, consulte a página man zonecfg(1M).
Observação - Por padrão, qualquer sistema de arquivos diferente dos sistemas de arquivos críticos (raiz /), /usr e sistemas de arquivos /opt) é compartilhado entre o ambiente de inicialização atual e o novo. Atualizar arquivos compartilhados no ambiente de inicialização ativo também atualiza dados no ambiente de inicialização inativo. Por exemplo, o sistema de arquivos /export é um sistema de arquivos compartilhado. Se as opções -m e zonename forem utilizadas, o sistema de arquivos da zona não global será copiado em um segmento separado e os dados não serão compartilhados. Essa opção impede que os sistemas de arquivos de zonas não globais criados com o comando zonecfg add fs sejam compartilhados entre os ambientes de inicialização.