| Ignorar Links de Navegao | |
| Sair do Modo de Exibio de Impresso | |
|
Guia de instalação do Oracle Solaris 10 1/13: Live Upgrade e planejamento da atualização Oracle Solaris 10 1/13 Information Library (Português (Brasil)) |
Parte I Atualizando com o Live Upgrade
1. Onde encontrar informações de planejamento da instalação Oracle Solaris
3. Live Upgrade (planejamento)
4. Usando o Live Upgrade para criar um ambiente de inicialização (tarefas)
5. Fazendo upgrade com o Live Upgrade (tarefas)
Fazendo upgrade de um ambiente de inicialização (mapa de tarefas)
Atualizando um ambiente de inicialização
Atualizando um sistema com pacotes ou patches
Como atualizar uma imagem de instalação de rede em um ambiente de inicialização
Como fazer upgrade de uma imagem de instalação de rede a partir de vários CDs
Verificando pacotes instalados em um ambiente de inicialização
Atualização com o uso do perfil JumpStart
Como criar um perfil para ser usado pelo Live Upgrade
Como testar um perfil para ser usado pelo Live Upgrade
Como fazer upgrade com um perfil usando o Live Upgrade
Valores de palavras-chave do JumpStart
Instalando Arquivo Flashs em um ambiente de inicialização
Como instalar um Arquivo Flash em um ambiente de inicialização
Como instalar um Arquivo Flash com um perfil
Como instalar um Arquivo Flash com uma palavra-chave de perfil
Ativando um ambiente de inicialização
Requisitos e limitações para a ativação de um ambiente de inicialização
Como ativar um ambiente de inicialização
Como ativar um ambiente de inicialização e sincronizar arquivos
x86: Ativando um ambiente de inicialização com o menu GRUB
x86: Como ativar um ambiente de inicialização com o menu GRUB
6. Recuperação de falha: retrocesso para o ambiente de inicialização original (tarefas)
7. Fazendo a manutenção de ambientes de inicialização do Live Upgrade (tarefas)
8. Atualização do SO Oracle Solaris em um sistema com zonas não globais instaladas
Parte II Atualizando e migrando com o Live Upgrade para um pool raiz ZFS
10. Live Upgrade e ZFS (visão geral)
11. Live Upgrade para ZFS (planejamento)
12. Criando um ambiente de inicialização para pools raiz ZFS
13. Live Upgrade para ZFS com zonas não globais instaladas
A. Referência de comando do Live Upgrade
B. Solução de problemas (tarefas)
C. Requisitos de empacotamento SVR4 adicionais (referência)
A ativação de um ambiente de inicialização o torna inicializável na próxima reinicialização do sistema. É possível também voltar rapidamente para o ambiente de inicialização original se ocorrer uma falha na inicialização do ambiente de inicialização ativado recentemente. Consulte o Capítulo 6, Recuperação de falha: retrocesso para o ambiente de inicialização original (tarefas).
Consulte Como ativar um ambiente de inicialização para ativar um ambiente de inicialização com o comando luactivate.
Observação - A primeira vez que ativar um ambiente de inicialização, o comando luactivate deve ser utilizado.
Consulte Como ativar um ambiente de inicialização e sincronizar arquivos para ativar um ambiente de inicialização e forçar uma sincronização de arquivos.
Observação - Os arquivos são sincronizados com a primeira ativação. Se ativar o ambiente de inicialização após a primeira ativação, os arquivos não serão sincronizados.
Consulte x86: Como ativar um ambiente de inicialização com o menu GRUB para ativar um ambiente de inicialização com o menu GRUB, um recurso do Oracle Solaris, no x86.
Observação - Um menu GRUB pode facilitar a alternação de um ambiente de inicialização para outro. Um ambiente de inicialização aparece no menu GRUB após a primeira ativação.
Para uma ativação bem sucedida de um ambiente de inicialização, este deve cumprir com as condições a seguir.
O ambiente de inicialização deve ter um status Concluído. Para saber como verificar o status, consulte Exibindo o status de todos os ambientes de inicialização
Se o ambiente de inicialização não for o atual, não será possível montar as partições do mesmo utilizando os comando luumount ou mount. Consulte as página man lumount(1M) ou mount(1M).
O ambiente de inicialização que deseja ativar não pode estar envolvido em uma operação de comparação. Para procedimentos, consulte Comparando ambientes de inicialização. Para reconfigurar a permuta, consulte Como criar um ambiente de inicialização e reconfigurar a permuta.
Se desejar reconfigurar a permuta, faça esta alteração antes de inicializar o ambiente de inicialização. Por padrão, todos os ambientes de inicialização compartilham os mesmos dispositivos de permuta.
x86 apenas - Se você tiver um sistema baseado em x86, poderá ativar também com o menu GRUB. Observe as seguintes opções:
Se um ambiente de inicialização tiver sido criado com o Solaris 8, Solaris 9 ou Solaris 10 3/05, ele deverá sempre ser ativado com o comando luactivate. Estes ambientes de inicialização antigos não são exibidos no menu GRUB.
A primeira vez que ativar um ambiente de inicialização, deverá utilizar o comando luactivate. A próxima vez que inicializar, o nome desse ambiente de inicialização será exibido no menu GRUB principal. É possível alternar posteriormente para este ambiente de inicialização selecionando a entrada apropriada no menu GRUB.
Consulte x86: Ativando um ambiente de inicialização com o menu GRUB.
O procedimento a seguir alterna um novo ambiente de inicialização para se tornar o ambiente de inicialização em execução.
x86 apenas - Se você tiver um sistema baseado em x86, poderá ativar também com o menu GRUB. Observe as seguintes opções:
Se um ambiente de inicialização tiver sido criado com o Solaris 8, Solaris 9 ou Solaris 10 3/05, ele deverá sempre ser ativado com o comando luactivate. Estes ambientes de inicialização antigos não são exibidos no menu GRUB.
A primeira vez que ativar um ambiente de inicialização, deverá utilizar o comando luactivate. A próxima vez que inicializar, o nome desse ambiente de inicialização será exibido no menu GRUB principal. É possível alternar posteriormente para este ambiente de inicialização selecionando a entrada apropriada no menu GRUB.
Consulte x86: Ativando um ambiente de inicialização com o menu GRUB.
# /sbin/luactivate BE-name
Especifica o nome do ambiente de inicialização a ser ativado
# init 6
![]() | Cuidado - Utilize apenas os comandos init ou shutdown para reiniciar. Se utilizar os comandos reboot, halt, ou uadmin, o sistema não alternará os ambientes de inicialização. O ambiente de inicialização ativado por último será inicializado novamente. |
Exemplo 5-14 Ativando um ambiente de inicialização
Neste exemplo, o ambiente de inicialização second_disk será ativado na próxima reinicialização.
# /sbin/luactivate second_disk # init 6
A primeira vez que inicializar de um ambiente de inicialização recém-criado, o software do Live Upgrade sincronizará o novo ambiente de inicialização com o ambiente de inicialização que foi ativado por último. “Sincronizar” significa que certos sistemas de arquivos e diretórios críticos são copiados a partir do ambiente de inicialização que foi ativado por último para o ambiente de inicialização que está sendo inicializado. O Live Upgrade não executa esta sincronização depois da inicialização inicial, a menos que você force a sincronização com o comando luactivate e com a opção -s.
x86 apenas - Ao alternar entre os ambientes de inicialização com menu GRUB, os arquivos também não serão sincronizados. É necessário utilizar o procedimento a seguir para sincronizar arquivos.
Para mais informações sobre sincronização, consulte Sincronização de arquivos entre os ambientes de inicialização.
# /sbin/luactivate -s BE-name
Força a sincronização de arquivos entre o ambiente de inicialização ativado por último e o novo ambiente de inicialização. A primeira vez que um ambiente de inicialização é ativado, os arquivos entre o ambiente de inicialização são sincronizados com ativações subsequentes, porém os arquivos não são sincronizados a menos que utilize a opção -s.
![]() | Cuidado - Utilize esta opção com muito cuidado, porque talvez você não esteja ciente ou em controle das alterações que possam ter ocorrido no ambiente de inicialização ativado por último. Por exemplo, se estiver executando o software Oracle Solaris 10 1/13 no seu ambiente de inicialização atual e foi inicializado de volta ao Solaris versão 9 com uma sincronização forçada, os arquivos podem ter sido alterados no Solaris versão 9. Como os arquivos são dependentes da versão do SO, a inicialização da versão 9 do Solaris pode falhar, uma vez que os arquivos Oracle Solaris 10 1/13 talvez não sejam compatíveis com os arquivos do Solaris 9. |
Especifica o nome do ambiente de inicialização a ser ativado.
# init 6
Exemplo 5-15 Ativando um ambiente de inicialização
Neste exemplo, o ambiente de inicialização second_disk será ativado na próxima reinicialização e os arquivos serão sincronizados.
# /sbin/luactivate -s second_disk # init 6
Um menu GRUB fornece um método opcional de alternância entre os ambientes de inicialização. O menu GRUB é uma alternativa para a ativação (inicialização) com o comando luactivate. As precauções e limitações são as seguintes:
![]() | Cuidado - Depois de ter ativado um ambiente de inicialização, não altere a ordem do disco na BIOS. A mudança da ordem pode fazer com que o menu GRUB se torne inválido. Se ocorrer este procedimento, a alteração da ordem do disco de volta para o estado original corrigirá o menu GRUB. |
A primeira vez que ativar um ambiente de inicialização, deverá utilizar o comando luactivate. A próxima vez que inicializar, o nome desse ambiente de inicialização será exibido no menu GRUB principal. É possível alternar posteriormente para este ambiente de inicialização selecionando a entrada apropriada no menu GRUB. Para obter mais informações sobre como ativar um ambiente de inicialização, consulte Como ativar um ambiente de inicialização.
A primeira vez que ativar um ambiente de inicialização, os arquivos serão sincronizados entre o ambiente de inicialização atual e o novo. Os arquivos não serão sincronizados com ativações subsequentes. Ao alternar entre os ambientes de inicialização com menu GRUB, os arquivos também não serão sincronizados. É possível forçar a sincronização ao utilizar o comando luactivate com a opção -s. Para obter informações sobre como ativar um ambiente de inicialização e sincronizar arquivos, consulte Como ativar um ambiente de inicialização e sincronizar arquivos.
Se um ambiente de inicialização tiver sido criado com o Solaris 8, Solaris 9 ou Solaris 10 3/05, ele deverá sempre ser ativado com o comando luactivate. Estes ambientes de inicialização antigos não são exibidos no menu GRUB. Para obter mais informações sobre como ativar um ambiente de inicialização, consulte Como ativar um ambiente de inicialização.
O arquivo menu.1st contém as informações exibidas no menu GRUB. É possível revisar este arquivo para as seguintes questões:
Para adicionar as entradas do menu GRUB para sistemas operacionais em vez do SO Oracle Solaris. Para obter mais informações, consulte Inicialização baseada em GRUB (visão geral) no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 1/13: planejamento para instalação e atualização
Para personalizar o comportamento de inicialização. Por exemplo, é possível alterar a inicialização para o modo detalhado ou mudar o tempo padrão que inicializa automaticamente o sistema operacional. Para obter mais informações, consulte Booting an x86 Based System by Using GRUB (Task Map) no Oracle Solaris Administration: Basic Administration .
Observação - Se quiser alterar o menu GRUB, é necessário localizar o arquivo menu.1st. Para obter instruções detalhadas, consulte o Capítulo 13, Managing the Oracle Solaris Boot Archives (Tasks), no Oracle Solaris Administration: Basic Administration.
![]() | Cuidado - Não utilize o arquivo GRUB menu.lst para modificar as entradas do Live Upgrade. As modificações podem causar uma falha no Live Upgrade. Embora seja possível utilizar o arquivo menu.lst para personalizar o comportamento de inicialização, o método preferido para a personalização é o uso do comando eeprom. Se você utilizar o arquivo menu.1st para personalização, as entradas do SO Oracle Solaris podem ser modificadas durante a atualização do software. As alterações nos arquivos podem ser perdidas. |
É possível alternar entre dois ambientes de inicialização com o menu GRUB. Observe as seguintes limitações:
A primeira ativação de um ambiente de inicialização deve ser feita com o comando luactivate. Após a ativação inicial, o ambiente de inicialização é exibido no menu GRUB. O ambiente de inicialização pode ser inicializado a partir do menu GRUB.
Alternar para um ambiente de inicialização com o menu GRUB ignora a sincronização. Para mais informações sobre os arquivos de sincronização, consulte o link Forçando a sincronização entre os ambientes de inicialização.
Se um ambiente de inicialização tiver sido criado com o Solaris 8, Solaris 9 ou Solaris 10 3/05, ele deverá sempre ser ativado com o comando luactivate. Estes ambientes de inicialização antigos não são exibidos no menu GRUB.
# init 6
É exibido o menu principal GRUB.
Neste exemplo, os dois sistemas operacionais são listados, Oracle Solaris e second_disk, que é um ambiente de inicialização do Live Upgrade. As entradas failsafe são para a recuperação, se por alguma razão o sistema operacional principal não inicializar.
GNU GRUB version 0.95 (616K lower / 4127168K upper memory) +-------------------------------------------------------------------+ |Solaris | |Solaris failsafe | |second_disk | |second_disk failsafe | +-------------------------------------------------------------------+ Use the ^ and v keys to select which entry is highlighted. Press enter to boot the selected OS, 'e' to edit the commands before booting, or 'c' for a command-line.
O ambiente de inicialização selecionado é inicializado e se torna o ambiente de inicialização ativo.