JavaScript is required to for searching.
Ignorar Links de Navegao
Sair do Modo de Exibio de Impresso
Guia do desenvolvedor de empacotamento de aplicativos     Oracle Solaris 10 1/13 Information Library (Português (Brasil))
search filter icon
search icon

Informação sobre o documento

Prefácio

1.  Criando um Pacote

2.  Construindo um Pacote

3.  Melhorando a funcionalidade de um pacote (Tarefas)

4.  Verificando e transferindo um pacote

Verificando e transferindo um pacote (Mapa de tarefas)

Instalando os pacotes de software

O banco de dados do software de instalação

Interagindo com o comando pkgadd

Instalando pacotes em sistemas ou servidores independentes em um ambiente homogêneo

Como instalar um pacote em um sistema ou servidor independente

Verificando a integridade de um pacote

Como verificar a integridade de um pacote

Exibindo informações adicionais sobre pacotes instalados

O comando pkgparam

Como obter informações com o comando pkgparam

O comando pkginfo

A exibição padrão do pkginfo

Personalizando o formato da exibição de pkginfo

Descrições de parâmetros no formato longo de pkginfo

Como obter informações com o comando pkginfo

Removendo um pacote

Como remover um pacote

Transferindo um pacote para um meio de distribuição

Como transferir um pacote para um meio de distribuição

5.  Estudos de caso de criação de pacote

6.  Técnicas avançadas para a criação de pacotes

Glossário

Índice

Instalando os pacotes de software

Os pacotes de software são instalados usando o comando pkgadd. Este comando transfere o conteúdo de um pacote de software do meio de distribuição ou diretório e o instala em um sistema.

Esta seção oferece instruções básicas de instalação do pacote a fim de verificar se a instalação é realizada corretamente.

O banco de dados do software de instalação

As informações de todos os pacotes instalados no sistema são mantidas no banco de dados do software de instalação. Em um pacote, há uma entrada para cada objeto, com informações como o nome do componente, onde ele está estabelecido e o seu tipo. Uma entrada contém um registro do pacote ao qual o componente pertence, outros pacotes que devem fazer referência ao componente e informações como o nome do caminho, onde o componente está estabelecido e o tipo do componente. As entradas são adicionadas e removidas automaticamente pelos comandos pkgadd e pkgrm. É possível ver as informações no banco de dados com os comandos pkgchk e pkginfo.

Dois tipos de informações estão associados com cada componente do pacote. As informações do atributo descrevem o componente em si. Por exemplo, as permissões de acesso do componente, o ID de proprietário e o ID de grupo são informações do atributo. As informações descrevem o conteúdo do componente, tal como o tamanho do arquivo e a data da última modificação.

O banco de dados do software de instalação mantém um controle do status do pacote. Um pacote pode ser instalado completamente (o processo de instalação é completado com sucesso) ou instalado parcialmente (o processo de instalação não é completado com sucesso).

Quando um pacote é instalado parcialmente, partes do pacote podem ter sido instaladas antes que a instalação fosse concluída, conseqüentemente, uma parte do pacote é instalada e registrada no banco de dados e outra parte não. Quando o pacote é reinstalado, você é solicitado a iniciar do ponto onde a instalação foi interrompida porque o comando pkgadd pode acessar o banco de dados e detectar que partes já foram instaladas. Também é possível remover as partes que foram instaladas com base nas informações do banco de dados do software de instalação usando o comando pkgrm.

Interagindo com o comando pkgadd

Se o comando pkgadd encontrar um problema, ele verifica o arquivo de administração da instalação em busca de instruções. (Consulte admin(4) para obter mais informações.) Se não houver nenhuma instrução ou se o parâmetro relevante no arquivo de administração estiver definido como ask, o pkgadd exibe uma mensagem descrevendo o problema e solicita uma resposta. A solicitação é geralmente Deseja continuar esta instalação?. Você deve responder yes, no ou quit.

Se você tiver especificado mais de um pacote, o no interrompe a instalação do pacote que está sendo instalado, mas pkgadd continua a instalação dos outros pacotes. quit indica que pkgadd deve interromper a instalação de todos os pacotes.

Instalando pacotes em sistemas ou servidores independentes em um ambiente homogêneo

Esta seção descreve como instalar os pacotes em um sistema ou servidor independente em um ambiente homogêneo.

Como instalar um pacote em um sistema ou servidor independente

  1. Construa o pacote.

    Consulte Construindo um Pacote, se necessário.

  2. Efetue log-in no sistema como superusuário.
  3. Adicione um pacote de software ao sistema.
    # pkgadd -d device-name [pkg-abbrev...]

    -d device-name
    Especifique o local do pacote. Observe que device-name pode ser o nome completo do caminho de um diretório ou os identificadores de uma fita, um disquete ou um disco removível.
    pkg-abbrev
    É o nome de um ou mais pacotes (separado por espaços) que serão adicionados. Se for omitido, o pkgadd instala todos os pacotes disponíveis.

Exemplo 4-1 Instalando os pacotes em servidores e sistemas independentes

Para instalar um pacote de software chamado pkgA de um fita chamada /dev/rmt/0, você deve inserir o comando seguinte:

# pkgadd -d /dev/rmt/0 pkgA

Você também pode instalar vários pacotes ao mesmo tempo, contanto que os nomes dos pacotes sejam separados por espaços, da seguinte forma:

# pkgadd -d /dev/rmt/0 pkgA pkgB pkgC

Se você não nomear o dispositivo no qual o pacote reside, o comando verifica o diretório spool padrão (/var/spool/pkg). Se o pacote não estiver lá, a instalação falha.

Consulte também

Se você já estiver preparado para ir para a próxima tarefa, consulte Como verificar a integridade de um pacote.