| Ignorar Links de Navegao | |
| Sair do Modo de Exibio de Impresso | |
|
Guia de administração do Oracle Solaris ZFS Oracle Solaris 10 1/13 Information Library (Português (Brasil)) |
1. Sistema de arquivos do Oracle Solaris ZFS (introdução)
2. Introdução ao ZFS do Oracle Solaris
3. Gerenciando pools de armazenamento do Oracle Solaris ZFS
4. Instalando e inicializando um sistema de arquivos raiz do Oracle Solaris ZFS
5. Gerenciando sistemas de arquivos ZFS do Oracle Solaris
6. Trabalhando com instantâneos e clones do Oracle Solaris ZFS
7. Uso de ACLs e atributos para proteger arquivos do Oracle Solaris ZFS
8. Administração delegada do ZFS do Oracle Solaris
9. Tópicos avançados do Oracle Solaris ZFS
Usando um volume ZFS como um dispositivo de permuta ou despejo
Usando um volume ZFS como um destino iSCSI Solaris
Usando ZFS em um sistema Solaris com zonas instaladas
Adicionando sistemas de arquivos ZFS a uma zona não global
Delegando conjuntos de dados a uma zona não global
Adicionando volumes ZFS a uma zona não global
Usando pools de armazenamento do ZFS dentro de uma zona
Gerenciando propriedades do ZFS dentro de uma zona
Entendendo a propriedade zoned
10. Solução de problemas e recuperação de pools do Oracle Solaris ZFS
11. Práticas Recomendadas do Oracle Solaris ZFS
Quando um pool é criado, ele é vinculado ao sistema host. O sistema host mantém informações sobre o pool para poder detectar quando o pool não está disponível. Embora úteis em operações normais, estas informações podem se tornar obstáculos quando se está inicializando a partir de mídias alternativas ou criando um pool em uma mídia removível. Para resolver este problema, o ZFS oferece um recurso de pools de raiz alternativa. O pool de raiz alternativa não é preservado em reinicializações do sistema e todos os pontos de montagem são modificados para terem relação com a raiz do pool.
O motivo mais comum para criar um pool de raiz alternativa é para utilização com mídias removíveis. Nesse caso, os usuários querem normalmente um único sistema de arquivos e querem que tal sistema possa ser montado em qualquer parte do sistema de destino. Quando um pool de raiz alternativa é criado com a opção zpool create -R, o ponto de montagem do sistema de arquivos raiz é automaticamente definido como /, que equivale à própria raiz alternativa.
No exemplo abaixo, um pool denominado morpheus é criado com /mnt como caminho de raiz alternativa:
# zpool create -R /mnt morpheus c0t0d0 # zfs list morpheus NAME USED AVAIL REFER MOUNTPOINT morpheus 32.5K 33.5G 8K /mnt
Observe o sistema de arquivos único, morpheus, cujo ponto de montagem é a raiz alternativa do pool, /mnt. O ponto de montagem armazenado em disco é / e o caminho completo para /mnt é interpretado somente no contexto inicial da criação do pool. Este sistema de arquivos poderá, então, ser importado e exportado através de um pool de raiz alternativa arbitrário em um sistema diferente utilizando a sintaxe do valor de raiz alternativa -R.
# zpool export morpheus # zpool import morpheus cannot mount '/': directory is not empty # zpool export morpheus # zpool import -R /mnt morpheus # zfs list morpheus NAME USED AVAIL REFER MOUNTPOINT morpheus 32.5K 33.5G 8K /mnt
Os pools também podem ser importados usando uma raiz alternativa. Este recurso leva em consideração as situações de recuperação, nas quais os pontos de montagem não devem ser interpretados no contexto da raiz atual, mas sim em algum diretório temporário no qual seja possível realizar correções. Este recurso também pode ser utilizado ao montar mídias removíveis conforme descrito anteriormente.
No exemplo abaixo, um pool denominado morpheus é importado com /mnt como o caminho de raiz alternativa. Neste exemplo pressupõe-se que morpheus foi previamente exportado.
# zpool import -R /a pool # zpool list morpheus NAME SIZE ALLOC FREE CAP HEALTH ALTROOT pool 44.8G 78K 44.7G 0% ONLINE /a # zfs list pool NAME USED AVAIL REFER MOUNTPOINT pool 73.5K 44.1G 21K /a/pool