Glossário

2° Número do Item, 3° Número do Item e Número do Item

Insira um número que identifique o item. O sistema fornece três números de item separados, além de uma grande capacidade de referência cruzada para números de item alternativos. Os três tipos de números de item são:

Número do Item (curto). Um número do item de 8 dígitos atribuído pelo computador.

2º Número do Item. Um número do item alfanumérico de 25 dígitos definido pelo usuário.

3º Número do Item. Um número do item alfanumérico de 25 dígitos definido pelo usuário.

Além desses três números de item básicos, o sistema fornece uma grande capacidade de pesquisa de referência cruzada. Você pode definir diversas referências cruzadas para números alternativos. Você pode definir, por exemplo, números de item substitutos, substituições, códigos de barra, números de cliente ou números de fornecedor.

Ao inserir *ALL no campo Número do Item, você indicará que todos os itens do fornecedor provêm do país de origem e do país de origem original especificados.

Número de Ativo Fixo

Insira um número de 8 dígitos que identifique de forma exclusiva um bem.

Data Contábil (data contábil)

Insira uma data que identifique o período financeiro no qual a transação foi contabilizada. Você define períodos financeiros para um código padrão de data atribuído ao registro da companhia. O sistema compara a data inserida na transação ao padrão de data fiscal atribuído à companhia para recuperar o número de período fiscal apropriado, assim como efetuar validações de data.

Nº do Bem Principal

Insira um código de identificação para um ativo em um dos formatos abaixo:

Número do ativo (número de controle numérico de 8 dígitos atribuído pelo sistema)

Número da unidade (campo alfanumérico de 12 caracteres)

Número de série (campo alfanumérico de 25 caracteres)

Todo ativo possui um número de ativo. Você pode utilizar números de unidade e números de série para identificar ativos conforme necessário. Se este for um campo de entrada de dados, o primeiro caractere inserido indicará se você está inserindo o formato principal (predeterminado) definido pelo sistema ou um dos outros dois formatos. Um caractere especial (como / ou *) na primeira posição deste campo indica qual formato de número de ativo está sendo utilizado. Caracteres especiais são atribuídos para formatos de número de ativo na tela de constantes do sistema de Ativos Fixos.

Conta Objeto

Insira a porção da conta do razão geral referente à divisão do Código de Custo (por exemplo, mão de obra, materiais e equipamento) em subcategorias. Você pode, por exemplo, dividir o Código de Custo para mão de obra em tempo regular, tempo adicional e encargo.

Se você estiver utilizando um plano de contas flexível e a conta objeto estiver definida com 6 dígitos, recomenda-se a utilização de todos os 6 dígitos. Por exemplo, inserir o valor 000456 não é o mesmo que inserir o valor 456. Se você usar 456, o sistema inserirá três espaços para representar uma conta objeto de 6 dígitos.

Subconta

Insira um código que identifica uma conta auxiliar detalhada dentro de uma conta do razão geral. Uma subconta pode ser um número do item de equipamento ou um número do cadastro geral. Se você inserir uma subconta, será necessário também especificar seu tipo.

Tipo de Subconta

Insira um código definido pelo usuário (00/ST) usado com o campo Subconta para identificar o tipo de subconta e especificar como o sistema valida a subconta. Na tela Códigos Definidos pelo Usuário, a segunda linha da descrição determina como o sistema deve executar a validação. Esse código pode ser fixo ou definido pelo usuário. Os valores incluem:

A: campo Alfanumérico, não editar.

N: campoNumérico, justificar à direita e preencher com zero.

C: Campo alfanumérico, alinhado à direita, em branco.

Conta Detalhe

Insira um subconjunto de uma conta objeto. As contas detalhe contêm registros detalhados da atividade contábil de uma conta objeto.

Se você estiver utilizando um plano de contas flexível e a conta objeto estiver definida com seis dígitos, você deve usar todos os seis dígitos. Por exemplo: inserir o valor 000456 não é o mesmo que inserir o valor 456. Se você usar 456, o sistema inserirá três espaços para representar uma conta objeto de 6 dígitos.