Para selecionar uma exibição do gráfico de sensibilidade, na barra de menu, selecione Exibir, em seguida, execute uma das ações a seguir:
Contribuição para Variação, o padrão—Esta Exibição ajuda a responder perguntas como "Qual porcentagem de variação ou incerteza na previsão alvo é causada pelo pressuposto X?" As porcentagens da contribuição da variação são exibidas após os respectivos pressupostos. A contribuição para variação é calculada pela quadratura dos coeficientes de correlação da classificação e normalizando-os a 100%. O resultado é só uma aproximação e não é precisamente uma decomposição de variação.
Correlação da Classificação—O Crystal Ball calcula a sensibilidade com o cálculo dos coeficientes de correlação da classificação entre cada pressuposto e cada previsão enquanto a simulação é executada. Os coeficientes positivos indicam que um aumento no pressuposto é associado com um aumento na previsão. Coeficientes negativos implicam uma situação oposta. Quanto maior o valor absoluto do coeficiente de correlação, mais forte é a relação.
Dados de Sensibilidade—Esta exibição mostra a contribuição para variação e a correlação da classificação para cada pressuposto no formato numérico.
A exibição da Correlação da Classificação e da Contribuição para a Variação mostram a direção de cada relacionamento de pressuposto com a previsão alvo. Pressupostos com um relacionamento positivo têm barras no lado direito da linha zero. Pressupostos com um relacionamento negativo têm barras no lado esquerdo da linha zero. Para mostrar apenas a magnitude absoluta do relacionamento, você pode alterar a configuração da preferência do Tipo de Gráfico descrita em Tabela 7.2, “Tipos de Gráfico de Sensibilidade ” para Barra (magnitude).