6 Hardware Management Pack

O Oracle Key Manager suporta o Oracle HPM (Hardware Management Pack) em KMAs SPARC T7-1, Netra SPARC T4-1 e Sun Fire X4170 M2. O produto HMP é membro do Oracle Single System Management, juntamente com o ILOM. Um Oficial de Segurança pode permitir que o HMP em um KMA utilize um agente de gerenciamento no Solaris para possibilitar o monitoramento in-band do KMA sobre SNMP. O software do HMP é pré-instalado, mas permanece desativado com a configuração de agente SNMP. Consequentemente, a porta de listener do agente SNMP não é aberta até que o HMP seja ativado. Por padrão, o HMP permanece desativado.

A ativação do HMP oferece o seguinte:

  • Notificações de eventos para problemas de hardware, antes de eles serem exibidos como notificações SNMP específicas do Oracle Key Manager ou como uma interrupção do KMA.

  • Capacidade de ativar o HMP nos KMAs suportados em um cluster do OKM.

  • Capacidade de usar operações SNMP Get para MIBS SNMP no KMA, incluindo MIB-II, SUN-HW-MONITORING-MIB e SUN-STORAGE-MIB.

  • Integração do Oracle Red Stack com o Oracle Enterprise Manager por meio de Receivelets SNMP e Fetchlets SNMP.

Você deverá manter as considerações de segurança a seguir em mente ao optar por ativar o HMP em um KMA. Quando ativado, o HMP:

  • Utiliza quaisquer Gerenciadores de protocolo SNMP v2c ativados no cluster do Oracle Key Manager. O protocolo SNMP v2c não tem os aperfeiçoamentos de segurança presentes no protocolo SNMP v3.

  • Ativa um agente de gerenciamento SNMP no KMA, permitindo um acesso de rede somente para leitura a informações de MIB neste KMA.

  • Os riscos de segurança identificados no Oracle Hardware Management Pack (HMP) Security Guide (http://docs.oracle.com/cd/E20451_01/pdf/E27799.pdf) são mitigados por:

    • "É possível usar produtos de gerenciamento de sistemas para obter um ambiente root inicializável"- A proteção de KMAs desativa o acesso raiz a usuários do sistema. O SNMP é configurado para acesso somente de leitura. Portanto, as operações SNMP Put são rejeitadas.

    • "Os produtos de gerenciamento de sistemas incluem ferramentas avançadas que exigem privilégios de administrador ou root para serem executadas" - o acesso root a KMAs permanece desativado. Portanto, os usuários do sistema não podem executar essas ferramentas.