1 Visão Geral

Este capítulo fornece uma visão geral do produto Oracle Hierarchical Storage Manager and StorageTek QFS Software e explica os princípios gerais de segurança do aplicativo.

Visão Geral do Produto

O Oracle Hierarchical Storage Manager and StorageTek QFS Software é um sistema de arquivos compartilhado com um HSM (Hierarchical Storage Manager). O produto é formado pelos seguintes componentes principais:

Pacote do StorageTek QFS

Inclui o sistema de arquivos de alto desempenho do QFS que pode ser configurado de forma autônoma ou compartilhada. Quando configurado como autônomo, o QFS é configurado em um único sistema e não com clientes compartilhados. O QFS usa operações vnode padrão do VFS para fazer a interface com os sistemas operacionais Oracle Solaris e Linux.

Os pacotes de instalação do QFS são SUNWqfsr e SUNWqfsu. Esses pacotes não incluem o componente Oracle Hierarchical Storage Manager (HSM).

A configuração do QFS autônomo sem clientes compartilhados tem a menor exposição de segurança. Esta configuração não executa daemons e não tem conexões remotas diferentes do FC (Fibre Channel) para discos. A configuração compartilhada do QFS inclui conexões de FC com disco e a conexão TCP/IP entre os clientes e o MDS (Metadata Server).

Pacote do Oracle HSM

Inclui o sistema de arquivos do QFS e o código que é obrigatório para executar o Oracle HSM. Os pacotes de instalação do Oracle HSM são SUNWsamfsr e SUNWsamfsu. Se você não tiver um gerenciamento de armazenamento hierárquico, instale os pacotes do StorageTek QFS.

SAM-Remote

Permite o acesso às bibliotecas e unidades de fita remotas por meio de conexões de rede remota (WAN) TCP/IP. O StorageTek SAM-Remote fornece um modo de recuperação de acidentes localizando instalações de fita remotamente. É possível instalar o SAM-Remote com pacotes do QFS ou SAM-QFS, mas você deve ativar e configurar o Sun SAM-Remote separadamente. Para obter mais informações sobre o SAM-Remote, consulte a Oracle Hierarchical Storage Manager and StorageTek QFS Software Release 6.0 Customer Documentation Library em: http://www.oracle.com/technetwork/documentation/tape-storage-curr-187744.html#samqfs

Interface gráfica de usuário do Manager

A Interface gráfica de usuário (GUI) do Manager, fsmgr, é executada no MDS e acessada remotamente por meio de um web browser. O acesso é concedido por meio da porta 6789 (https:// hostname :6789).

Para usar o fsmgr, você deverá efetuar login como um usuário válido no MDS e adicionar determinadas funções à conta de usuário. Para obter informações sobre a instalação e a configuração da interfade gráfica de usuário do Manager, consulte a Oracle Hierarchical Storage Manager and StorageTek QFS Software Release 6.0 Customer Documentation Library em: http://www.oracle.com/technetwork/documentation/tape-storage-curr-187744.html#samqfs

Princípios Gerais de Segurança

As seções a seguir descrevem os princípios fundamentais exigidos para usar qualquer aplicativo de modo seguro.

Manter o Software Atualizado

Esteja familiarizado com a versão do Oracle HSM que você executa. É possível encontrar as versões atuais do software para download no Oracle Software Delivery Cloud (https://edelivery.oracle.com/).

Restringir o Acesso de Rede aos Serviços Fundamentais

O Oracle HSM usa as seguintes portas TCP/IP:

  • tcp/7105 é usada para o tráfego de metadados entre o cliente e o MDS

  • tcp/1000 é usada para o SAM-Remote

  • tcp/6789 é a porta HTTP usada para um navegador entrar em contato com o fsmgr

  • tcp/5012 é usada para sam-rpcd

Observação:

Para o tráfego de clientes bidirecional do MDS, considere a configuração de uma rede separada que não esteja interconectada com a WAN externa. Essa configuração impede a exposição a ameaças externas e também garante que o tráfego externo não limite o desempenho do MDS.

Seguir o Princípio do Menor Privilégio

Conceda ao usuário ou administrador o menor privilégio exigido para concluir a tarefa a ser executada. A interfade gráfica de usuário do Manager tem várias funções que podem ser concedidas aos usuários. Essas funções concedem tipos e quantidades variáveis de privilégio. A execução de tarefas de administração na linha de comandos exige permissão root.

Para obter mais informações sobre como usar a interfade gráfica de usuário do Manager, consulte a Oracle Hierarchical Storage Manager and StorageTek QFS Software Release 6.0 Customer Documentation Library em: http://www.oracle.com/technetwork/documentation/tape-storage-curr-187744.html#samqfs

Monitorar a Atividade do Sistema

Monitore a atividade do sistema para determinar a eficiência da operação do Oracle HSM e se ela está registrando alguma atividade fora do normal. Verifique os seguintes arquivos de log:

  • /var/adm/messages

  • /var/opt/SUNWsamfs/sam-log

  • /var/opt/SUNWsamfs/archiver.log, consulte /etc/opt/SUNWsamfs/archiver.cmd

  • /var/opt/SUNWsamfs/recycler.log, consulte /etc/opt/SUNWsamfs/recycler.cmd

  • /var/opt/SUNWsamfs/releaser.log, consulte /etc/opt/SUNWsamfs/releaser.cmd

  • /var/opt/SUNWsamfs/stager.log, consulte /etc/opt/SUNWsamfs/stager.cmd

  • /var/opt/SUNWsamfs/trace/*

Manter-se Atualizado Sobre as Informações de Segurança Mais Recentes

É possível acessar várias fontes de informações de segurança. Para obter informações de segurança e alertas para uma grande variedade de produtos de software, consulte http://www.us-cert.gov. Para obter informações específicas do SAM-QFS, consulte https://communities.oracle.com/portal/server.pt/community/sam_qfs_storage_archive_manager_and_sun_qfs/401. A principal maneira de se manter atualizado sobre os problemas de segurança é executar a versão mais recente do software Oracle HSM.